Estudos indicam que os antioxidantes da casca da batata-doce, especialmente da batata-doce roxa, podem ajudar a reduzir esse processo de oxidação, abreviando, assim, o risco de câncer. A recomendação, portanto, é consumir o ingrediente com a casca, para se obter o máximo de nutrientes.
Mas podemos (e devemos) comer a pele? Sim! A pele é rica em fibras, antioxidantes e nutrientes como potássio, manganês e vitaminas A, C e E, todos os quais podem ajudar a melhorar a sua saúde - podem ajudar a manter um intestino saudável, aumentar a sensação de saciedade e prevenir doenças crónicas.
Sabia que a melhor forma de consumir batata doce é com a casca? Além de ser uma fonte de carboidrato de alta qualidade, o tubérculo também é rico em fibras, que estão presentes principalmente na sua parte externa.
Fernanda Cosi destaca que a principal fibra presente na batata doce é a pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue e a melhorar o funcionamento do intestino, por isso, “cozinhar a batata com a casca é uma ótima alternativa de preparo pois ajuda a minimizar a perda de nutrientes”.
GASTRITE NERVOSA ULCERA AZIA REFLUXO INFLAMAÇÃO MUCOSA DO ESTOMAGO POLVILHO DE BATATA DOCE CURA TUDO
Tem que descascar a batata-doce?
A batata-doce pode ser cozida também com casca. Nessecaso, deve-se lavar as raízes antes, em água corrente. Caso se pretenda descascar as batatas antes docozimento, deve-se realizar este procedimento debaixo da água, pois as raízes têm uma liga que gruda nas mãos.
Para aproveitar todos os benefícios da batata, é recomendado consumir a casca também, por ter ótimas quantidades de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, é importante priorizar as formas de preparo mais saudáveis, evitando as frituras, por exemplo.
Por que não se pode comer batata-doce todos os dias?
A única restrição para a ingestão de batata-doce todos os dias é que a repetição frequente do ingrediente pode tornar seu sabor monótono e enjoativo. “Uma boa nutrição é baseada também no prazer que temos ao comer, o que nos permite manter mais tempo os programas alimentares.
Por exemplo, se for cozinhar algo em que ela precise ficar mais sequinha, o ideal é deixar a casca. Agora, se for necessário que ela fique macia, é preciso descascar. A quantidade de água no cozimento deve conseguir cobrir um pouco das batatas na panela para que elas fiquem mais moles.
1. Alimentos para comer de noite: batata-doce. A batata-doce é uma ótima opção de alimento para comer de noite. Afinal, ela é repleta de nutrientes benéficos ao nosso corpo, como beta-caroteno,vitamina C, potássio efibra.
Quem tem gordura no fígado pode comer batata doce?
Entre os alimentos bons para o fígado e de fácil acesso, temos a batata doce, pois é rica em betacaroteno, um poderoso anti-inflamatório natural e muito importante para a saúde do corpo humano.
Como preparar batata doce para ganhar massa muscular?
Modo de preparo
Leve ao forno preaquecido em temperatura média até ficarem macias. Após, retire as batatas do forno e coloque-as em uma panela. Adicione leite e leve ao fogo médio para cozinhar até obter o ponto de purê. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva em seguida.
O que acontece com meu corpo se eu comer batata doce todo dia?
Apesar de ter doce no nome, ela pode ser uma aliada na perda de peso. Isoladamente, nenhum alimento tem o poder de emagrecer ou engordar, mas ela pode ajudar a controlar a vontade de comer doce, é uma fonte de carboidrato de boa qualidade e de baixo índice glicêmico.
Estudos indicam que os antioxidantes da casca da batata-doce, especialmente da batata-doce roxa, podem ajudar a reduzir esse processo de oxidação, abreviando, assim, o risco de câncer. A recomendação, portanto, é consumir o ingrediente com a casca, para se obter o máximo de nutrientes.
As batatas doces são ricas em beta-caroteno, manganês e vitaminas A, B e C, tornando uma verdadeira casa de força contra a inflamação. Quando você come batata-doce seu corpo sintetiza as vitaminas em retinóides, um antioxidante que reduz a inflamação.
Além disso, indivíduos com problemas renais ou que tenham pedras nos rins também devem evitar seu consumo, pois o alimento contém potássio e oxalatos, que podem potencializar a formação de cristais nos rins.
Preparar. A batata-doce pode ser difícil de descascar devido ao formato irregular. O mais fácil é cozê-las com a casca, depois de bem lavadas, claro, e descascá-las depois. Cozinhá-las desta forma também ajuda a preservar os nutrientes.
Minerais como cálcio, potássio, zinco, cobre, ferro e fósforo também estão presentes na casca de batata. Esses nutrientes são importantes para melhorar a saúde dos ossos, aumentando a densidade da ossatura e prevenindo doenças como a osteoporose.
Cozinhar com a casca ajuda ainda mais a minimizar a perda de nutrientes, incluindo o betacaroteno e a vitamina C. Dessa forma, pode ser consumida em saladas ou para preparar um purê. Outra forma de preparar é assando a batata-doce, mantendo a casca para preservar maior teor de fibra no alimento.
As cascas são comestíveis, então a única razão para descascá-las é pela aparência. Se você deixá-las, no entanto, deve esfregá-las em água corrente; ninguém quer batatas fritas sujas.
No entanto, o seu modo de preparo muitas das vezes é feito sem a casca. O que não está errado, mas existem bastantes nutrientes que acabam por ficar para trás. Para fazer um melhor aproveitamento dos benefícios da batata, é importante que use a casca no preparo dos seus pratos, desde que seja bem lavada.
Sem dúvida, a batata doce é um das fontes predileta de carboidratos dos praticantes de atividade física, pois fornece carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, que garantem energia por mais tempo, e fibras que geram uma boa resposta glicêmica, provocando saciedade mais rapidamente.