Vantagens da gasolina aditivada para o seu carro Se você quer ajudar a reduzir as emissões desse poluente, pode ser uma boa ideia escolher o combustível aditivado. Como a gasolina desse tipo trabalha justamente para diminuir o acúmulo de carbono no motor, ela também auxilia a reduzir a emissão desse tipo de gás no ar.
Portanto, gasolina aditivada não prejudica o motor, pelo contrário. Se abastecer com etanol, prefira o aditivado, encontrado (nem sempre) nos postos Shell e Petrobrás. Além das gasolina aditivadas Shell V-Power e Ipiranga DTClean há também a Petrobrás Grid. Qualquer das três pode ser usada, indistintamente.
A mistura de gasolina comum e aditivada é permitida, mas pode causar problemas no motor do seu carro. Isso ocorre porque os aditivos presentes na gasolina aditivada são diluídos pela gasolina comum, o que reduz sua eficácia.
A gasolina aditivada é vantajosa para o carro porque possui componentes que melhoram a performance do motor. Os aditivos ajudam a remover resíduos originados pela combustão, melhoram a lubrificação dos componentes e também conservam os bicos da injeção eletrônica.
É verdade que a gasolina aditivada limpa os bicos do carro?
Gasolina aditivada “limpa os bicos do motor”? Sim, as gasolinas aditivadas vendidas no país limpam bicos injetores, motor, pistões, entre outros componentes do veículo.
Embora o preço por litro da gasolina aditivada seja maior que o da comum, você pode conseguir gastar menos ao escolher a versão mais cara. Afinal, o combustível com aditivos faz com que o motor fique mais limpo, portanto, livre de atritos causados pelo acúmulo do carbono.
Sim, esse é o objetivo principal das gasolinas aditivadas comercializadas no Brasil. Portanto, sempre que você abastece seu veículo com uma gasolina aditivada de qualidade, você estará contribuindo para a limpeza dos bicos do seu veículo, assim como com a limpeza do motor e dos pistões também.
Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados. Por essa razão, é difícil dizer que um combustível é melhor que outro, tudo é uma questão de escolha do motorista.
De maneira geral, é possível dizer que a aditivada limpa o motor a longo prazo, enquanto a gasolina comum não. Mas, a gasolina aditivada não aumenta o desempenho do carro, uma vez que isso se relaciona ao grau de octanagem e não a esses componentes adicionais.
Segundo Feldman, a gasolina aditivada é altamente recomendada porque ajuda a preservar o consumo e o desempenho do veículo dos danos do alto teor de carbono presente no combustível.
É normal ouvirmos pessoas dizendo que a gasolina aditivada rende mais do que a gasolina comum — entretanto, isso é um mito. Na verdade, a gasolina aditivada possui a mesma autonomia da gasolina comum, e a única diferença é que o aditivo nela colocado ajuda na limpeza do motor.
É bom colocar gasolina aditivada de vez em quando?
Ainda que a gasolina aditivada não vá remover os resíduos antigos do carro, ela evita o acúmulo de ainda mais impurezas. Portanto, pode ser proveitoso alternar entre gasolina comum e aditivada sempre que o orçamento permitir. Fique de olho: um detalhe essencial quando se fala de combustível é a procedência.
A maior finalidade da gasolina aditivada ou dos aditivos em frascos é evitar que os resíduos da queima dos combustíveis se acumulem, para não obstruir os injetores nem gerar carbonização na câmara e nas válvulas. Eles “limpam” as partes internas do motor, protegendo o sistema de admissão e aumentando a sua vida útil.
Quanto tempo a gasolina aditivada pode ficar no tanque?
Gasolina comum: de seis meses a um ano; Gasolina aditivada: de 12 a 18 meses; Etanol: acima de seis meses, indeterminado se protegido de umidade e do ar; Gasolina premium: indeterminado, existem amostras com cinco anos que ainda preservam suas características essenciais.
A gasolina segue como a opção mais vantajosa para abastecimento de veículos em todos os estados brasileiros. De todo modo, vale a pena conhecer as principais diferenças entre a gasolina e o etanol. – A gasolina aditivada evita a formação de depósitos de sujeiras (carvão) no interior do motor, mantendo-o mais limpo.
- menos poluente: O etanol é um combustível limpo, ou seja, mais sustentável do que a gasolina, já que é produzido a partir de um vegetal e libera menos gases poluentes do que a gasolina, que é derivada do petróleo.
Entretanto, embora seja menos poluente, o etanol é mais corrosivo para motores movidos somente a gasolina e, na opinião da fabricante de peças Delphi, isso pode trazer consequências à manutenção desses veículos: “Por conta da composição do etanol, o combustível renovável é mais corrosivo do que a gasolina.
Estudos realizados pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) comprovaram que a gasolina é mais prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana do que o álcool. A gasolina, derivada do petróleo, emite diversos gases poluentes.
No caso da limpeza do motor, o álcool é o melhor combustível, porque auxilia na limpeza dos bicos injetores. Então, nesse caso, o combustível que “suja mais” o motor é a gasolina.
Embora o motor possa funcionar sem problemas, melhor usar comum de boa procedência. As gasolinas aditivadas, com seus aditivos, detergentes e tudo mais, são mais úteis em motores com injeção.
A avançada tecnologia aplicada à Gasolina Petrobras Podium conta com um pacote contendo aditivos detergente/dispersante e modificador de atrito, que evita o acúmulo de depósitos, assegurando a limpeza, a máxima proteção ao motor e a redução de custos de manutenção.
O que acontece se eu apenas abastecer com gasolina aditivada?
A escolha errada de combustível pode causar um menor aproveitamento da potência do motor ou até mesmo problemas mecânicos. Isso mesmo! Abastecer subitamente com gasolina aditivada um carro que, há anos, recebe apenas a comum, pode causar o entupimento dos bicos injetores e dos carburadores.
Para ser bem direto, não existe gasolina pura no Brasil. A gasolina refinada é resultado de um processo que começa com a extração dos elementos do petróleo bruto, que ao ser submetido a altas temperaturas dá origem, ainda, a outros produtos, como o óleo diesel, o querosene e o gás.