As fêmeas têm uma abertura arredondada, e os machos, uma estrutura vertical. No sexo, essas partes se unem, e a fêmea recebe um pacote de esperma, o espermatóforo, que fertiliza os ovos. Estima-se que existam 20 mil espécies de borboletas; 3 mil só no Brasil.
Mais raro ainda é o ginandromorfismo bilateral (em cima), um animal que é metade macho e metade fêmea, dividido ao meio. O fenómeno tem sido registado em aves, crustáceos e borboletas.
As asas das borboletas-monarcas são um espetáculo por si só, mas você sabia que é possível distinguir fêmeas de machos somente pelo padrão delas? E é simples! Basta procurar por duas manchas escuras nas asas posteriores para diferenciá-las, pois os machos apresentam essas marcas, mas as fêmeas não.
A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, larva (lagarta), pupa (ou crisálida) e adulto (imago). Os estágios imaturo e adulto são completamente distintos, o que caracteriza uma metamorfose completa.
As taturanas, também conhecidas popularmente como lagarta-de-fogo, mandruvá, taturana- gatinho, são na verdade larvas de borboletas ou mariposas (Ordem Lepidoptera). Lagartas de algumas mariposas apresentam o corpo recoberto por estruturas pontiagudas que, ao penetrar a pele humana, podem causar acidentes.
A coloração da pupa varia de amarelo claro a escuro conforme o seu desenvolvimento. Na fêmea existe uma fenda longitudinal que divide o segmento da extremidade ventral do abdômen, e no macho ocorre um ponto escuro na margem posterior do mesmo segmento (figura 2). Figura 2: Pupas de B. mori.
Medindo 9,5 centímetro de envergadura, vive nas três Américas. Alimenta-se de folhas de maracujá e pólen. É a espécie que tem a vida mais longa, chega a atingir até seis meses de longevidade.
Quanto tempo vive uma borboleta depois de sair do casulo?
Borboletas possuem uma vida intensa, mas não muito longa. Segundo estudos, a expectativa de vida das borboletas varia muito. Em média, elas vivem entre 2 e 4 semanas após sair de seu casulo. Pode parecer pouco, mas é o suficiente!
Borboleta Monarca: A Borboleta Monarca é uma borboleta venenosa, cujo as suas toxinas são adquiridas ainda quando é uma lagarta, onde a mesma se alimenta de plantas venenosas. Esse fato faz com que alguns animais que seriam os seus predadores naturais, evitem come-la para não passar mal.
Cientificamente conhecida como Troides aeacus, a borboleta asa-de-pássaro dourada é originária do sul da Ásia e foi apelidada como “uma das borboletas mais bonitas do mundo”. Quando a borboleta abre suas asas, tem cerca de 10 a 15 centímetros de largura.
De acordo com a espécie de borboleta, podem ser liberados até 10 mil ovos. Entretanto, embora sejam muitos, somente 2% deles se tornam borboletas adultas. Assim que eclodem, as larvas se alimentam dos ovos de onde saíram e se tornam crisálidas. Com o passar de 14 dias, elas se tornam lindas borboletas.
Qual é o inseto que só vive 24 horas? efemerópteros Os efemerópteros (ordem Ephemeroptera), como o próprio nome diz, têm vida efêmera, de no máximo 24 horas.
Néctar e pólen: como a borboleta se alimenta de néctar e pólen de flores, ela pode ser considerada um agente polinizador. Assim, ao se aproximar de uma planta atrás de um lanchinho, ela espalha pólen pelo jardim, contribuindo para o nascimento de novas plantas.
Uma borboleta que pousa em qualquer parte do seu corpo é um simbolismo da sua felicidade. A criatura está lhe dizendo que você se encontra em um momento incrível da sua vida, representando sua satisfação interna. Há uma sensação de alegria sempre que o inseto está por perto, quiçá, quando está tão perto assim.
Dentro do casulo o tecido da pupa é todo rearranjado formando o inseto adulto, a mariposa. Após 13 dias, em média, a mariposa emerge do casulo, através de um orifício produzido na sua estrutura. Figura 8 – Estágio adulto (mariposa) do ciclo de vida de B. mori e casulo.
Enquanto as borboletas têm abdômen afinado e antenas que lembram as pontas da haste de um óculos (clavadas), as mariposas possuem corpo mais avantajado e dois tipos de antenas: finas como um fio (filiforme), no caso das fêmeas, e plumosas, quando são machos. Já o aparelho bucal das duas é formado por uma espirotromba.
Como a taturana é uma fase da vida do inseto, deve-se evitar o local até que as mesmas entrem na fase de crisálida, posteriormente dando origem às mariposas e borboletas.
AS BORBOLETAS DORMEM? As borboletas não dormem como as pessoas, mas muitas espécies descansam em grupos, um comportamento chamado "empoleirar-se". Algumas podem fazer uma pausa por apenas uma noite, enquanto outras ficam empoleirados durante todo o inverno.
Pavão Real de Luzon - Para muitos, é a mais bela do planeta. Encontrada na maior parte da Europa (com exceção da Escandinávia e do sul de Espanha e Portugal), também existe no Japão.
Descrição. As borboletas têm um par de olhos compostos. Cada olho tem até 17.000 mini olhos, cada um com sua própria lente, uma haste única e até três cones. Os olhos têm fotorreceptores para até nove tonalidades, uma das quais é o ultravioleta, portanto comprimentos de onda de luz de 254 a 600 nm.