O seu uso diário suaviza a pele e contribui para uma aparência mais bonita, saudável e rejuvenescida, graças a sua capacidade de produção de colágeno e regeneração celular. Também conhecida como babosa, a aloe vera tem um elevado poder hidratante e refrescante.
Nesse caso, deve-se abrir a folha da babosa e retirar o gel com uma colher. Em seguida, com a pele do rosto seco, aplicar uma pequena quantidade no rosto e deixar por no máximo 15 minutos. Depois, lavar o rosto com água fria.
A babosa ajuda a hidratar a pele, estimular a produção de colágeno, promovendo mais firmeza e tem propriedades cicatrizantes: os componentes da babosa ajudam a acalmar irritações, aliviar queimaduras e feridas, auxiliando na recuperação.
Além disso, a aloe vera hidrata profundamente a cútis, tem efeito cicatrizante e anti-inflamatório, ajuda na recuperação de acne, espinhas e queimaduras solares, previne rugas e manchas, auxilia na firmeza e elasticidade da pele e melhora o aspecto de dermatites. Essas são só as vantagens de usá-la no rosto.
5 RECEITAS PODEROSAS COM A BABOSA QUE AUMENTAM SEU COLÁGENO E REDUZ RUGAS EM 1 NOITE | DR RENATO
O que mais rejuvenesce o rosto?
A rotina de skincare mais adequada, segundo os especialistas, consiste na aplicação de uma loção de limpeza diária, um hidratante com ácido hialurônico, protetor solar e, principalmente, ácido retinóico, um derivado da vitamina A. Esse último é o item mais poderoso para restituir a pele.
Quanto tempo leva para fazer efeito a babosa no rosto?
Para saber quanto tempo deixar a babosa no rosto, atente-se às indicações do próprio item ou, então, da receita caseira. De modo geral, é recomendado deixá-la agir por até 20 minutos, mas há exceções em que o produto pode agir por mais tempo. O ideal é conferir a reação da sua pele.
Normalmente é seguro aplicar babosa na pele, mas pode haver reações cutâneas leves, como coceira ou ardor em algumas pessoas. Para evitar efeitos colaterais, é muito importante que você primeiro aplique o gel da planta em um pequeno pedaço de pele e verifique se há sinais de irritação ou alergia.
A babosa é utilizada na medicina popular no tratamento caseiro de cicatrização de feridas, queimaduras, hemorroidas, contusões, dores reumáticas, laxante, câncer e tratos dos cabelos.
Quais são as desvantagens de passar babosa no rosto?
Peles sensíveis ou com tendência a alergias devem ter cuidado ao usar a planta, pois ela pode causar irritação ou vermelhidão. Além disso, pessoas com pele oleosa devem evitar o uso excessivo de babosa, pois pode obstruir os poros e causar acne.
A Anvisa não recomenda a ingestão da planta, mas o estudioso argumenta que tomando o cuidado de retirar as substâncias mais agressivas, não há problema. "Inúmeros países possuem uma variedade enorme de produtos à base de babosa: sucos, bolachas, iogurtes, balas...", comenta.
A aloe vera tem propriedades capazes de inibir a proliferação dos fungos. Ela também é anti-inflamatória e antifúngica, o que pode ajudar a controlar a candidíase vaginal.
Babosa é o termo mais comum no Brasil, enquanto aloe vera é uma palavra escolhida internacionalmente. Isso ocorre por conta do nome científico da planta.
As folhas do jambu possuem teores de antioxidante e vitamina C, que, entre suas vantagens, previne o envelhecimento precoce. Os antioxidantes ajudam a proteger a pele dos danos oxidativos e, além disso, a vitamina C favorece a formação de colágeno, que ajuda a manter a saúde da pele.
A pele manchada é aquela que sofreu processos inflamatórios que estimulam os melanócitos a produzirem pigmentação excessiva. De forma isolada, a babosa não tem o poder de clarear manchas. Porém, em combinação com outros ingredientes é possível a redução de hiperpigmentação.
Para usar a babosa no rosto, uma opção simples é misturar o gel com água, óleo vegetal, mel e algumas gotas de óleo essencial, aplicando na pele limpa por 15 a 30 minutos e enxaguando em seguida. Esse procedimento pode ser realizado uma ou duas vezes por semana, proporcionando hidratação e revitalização à pele.
Foram observadas as mais variadas aplicações clínicas da planta Aloe vera, como diminuição dos níveis de açúcar no sangue e de colesterol, anti-inflamatório, potente cicatrizante, anticâncer, antimicrobiano, dentre muitas outras.
Um estudo de 2013 mostrou que o risco está no consumo inadequado da planta, com a ingestão do látex da aloe vera, conhecido como antraquinona. A seiva líquida amarela presente entre a casca e a polpa da planta tem efeito laxante e irrita o trato digestivo.
Quanto tempo o gel da babosa pode ficar na geladeira?
Se mantida em temperatura ambiente, a folha da babosa estraga rapidamente (mesmo que em um local escuro e arejado). Portanto, para aumentar a vida útil da planta, o ideal é colocá-la na geladeira (por até cinco dias) dentro de um saquinho plástico.
Quais os benefícios de passar babosa congelada no rosto?
"Não há garantias, uma vez que extrair de forma caseira a seiva da aloe vera não garante a viabilidade e a disponibilidade dos princípios ativos", diz a dermatologista. Na verdade, o contato do gelo diretamente com a pele pode causar danos aos tecidos, levando à queimaduras e vermelhidões.
A receita de skincare é simples. Basta descascar a babosa, raspar o gel que tem dentro dela e bater com água no liquidificador. Colocar a mistura para congelar e esperar virar gelo. Depois, é só passar no rosto.
A melhor forma de utilizar na sua pele deve ser orientada pelo seu dermato! 💚Para a vagina: o gel da babosa e sua propriedade hidratante é um aliado para combater a secura vaginal e recuperar o pH da vagina.
Uma dúvida muito comum é “posso passar babosa no rosto e sair no sol?”. Porém, isso não é recomendado. A planta tem princípios ativos que funcionam como filtro para raios ultravioletas. No entanto, quando muito exposto ao sol, o gel se torna absorvente desses raios.