O Enem Digital foi cancelado em 2023 pelo Inep. Um dos motivos era o alto custo do exame. O Enem Digital foi a a versão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicada em computadores. A versão digital do Enem foi encerrada em 2023, devido o alto custo de produção do exame.
Enem terá aplicação digital em fase piloto em 2020 e deixará de ter versão em papel em 2026. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá aplicação digital a partir de 2020.
Acesse o site: as inscrições são feitas exclusivamente pela internet no site: www.enem.inep.gov.br/participante; 2. Dados pessoais: na tela inicial, serão solicitados o número do CPF e a data de nascimento do participante.
O Enem Digital poderá ser feito por todas as pessoas que queiram realizar o exame. Entretanto, no primeiro ano de teste, apenas 101.100 pessoas de 99 cidades brasileiras tiveram a chance de participar da prova virtual. Os estudantes foram selecionados por ordem de inscrição.
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicou, na última segunda-feira, 13 de maio, o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, com as diretrizes para o exame.
Apesar de ter acontecido um debate sobre possíveis mudanças no formato do Enem com a implementação do novo Ensino Medio, o Enem 2024 não vai mudar. Segundo o ministro da educação, Camilo Santana, o formato atual segue vigente esse ano.
Por ser feita por meio do computador, não pense que você vai poder fazer o Enem em casa. Todos precisam ir até o local de prova para fazer o exame, assim como acontece na versão impressa. A diferença é que, em vez de uma sala de aula normal, o formato digital vai ser aplicado em um laboratório de informática.
De acordo o edital da prova, a redação no Enem Digital será em formato impresso e deverá ser transcrita para a Folha de Redação com caneta esferográfica de tinta preta.
A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será aplicada nos dias 13 e 20 de novembro, mesmas datas do exame impresso. Embora já esteja na terceira edição, muita gente ainda tem dúvidas sobre o modelo e uma das mais recorrentes é: afinal, o participante pode fazer a prova de casa? Não pode!
O valor de R$ 85 deve ser pago por boleto do Banco do Brasil, que é disponibilizado na Página do Participante após acesso com o login único do Gov.br. Para pagar por Pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto.
As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, principal forma de acesso à educação superior no Brasil, seguem abertas até a próxima sexta-feira, 14 de junho.
O Enem só aceita inscrições de alunos que estejam devidamente matriculados no Ensino Médioou que já tenham terminado os estudos. A boa notícia é que você pode se inscrever como treineiro se não estiver no último ano do Ensino Médio. Assim, já vai treinando para fazer bonito na “hora H”.
O Enem 2024 é voltado àqueles que já concluíram o ensino médio ou estão prestes a concluir. Assim, eles podem utilizar o exame para entrar no ensino superior por meio do Sisu e do Prouni. Também é possível realizar o exame como treineiro, para estudantes que ainda não concluíram o ensino médio.
Para consultar o local de prova do Enem 2024, o candidato deve acessar a Página do Participante no site do Inep, utilizando o seu CPF e senha cadastrados na conta gov.br durante a inscrição.
A prova online monitorada ocorre em uma sala de monitoramento virtual. Nela, a webcam do aluno assumirá a função dos olhos do monitor, e ele poderá realizar seus exames remotamente, como se estivesse em uma sala de aula física. Essa tecnologia recebe o nome de Proctoring.
Em suma, o Enem Digital funciona da mesma forma que o Enem tradicional. Você precisará estudar da mesma forma as mesmas disciplinas e conteúdos. A única diferença é que resolverá as questões em um computador e não mais em folhas de papel.
As provas digitais tinham o mesmo formato que as tradicionais. Entretanto, eram realizadas em computadores, em locais de prova determinados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A primeira edição do Enem Digital foi realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
Como me inscrever para o Enem Digital? As inscrições para o Enem Digital também são recebidas pela Página do Participante, da mesma forma que o Enem Impresso. A escolha pelo formato da prova é feito ao se inscrever e, no caso no Enem Digital, serão aceitas somente as 101.100 mil primeiras inscrições.
Os documentos digitais do e-Título, CNH ou o antigo RG continuarão sendo aceitos, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela. O período de inscrições para o Enem 2024 será de 27 de maio a 7 de junho.
Nesta quarta-feira, dia 08 de março, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, anunciou o cancelamento do Enem digital. A aplicação começou em 2020, e havia a perspectiva de que, até 2026, todo o exame migrasse para essa modalidade.
Entre 2020 e 2026, está sendo implementado o Enem Digital. Nesse período, haverá provas impressas e em computador, em locais de aplicação selecionados.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criada em 2019, será cancelada. Assim, o exame só irá ser aplicado na versão impressa a partir de 2023.
Na prova digital, ao invés da frase que era usada na versão impressa, há uma chave de acesso. Essa chave era fornecida pelo chefe de sala, e o participante tinha acesso a ela na plataforma de prova. A chave era utilizada para iniciar, reiniciar e finalizar a prova.