Para recuperar o dinheiro de um Pix errado, você deve entrar em contato com o recebedor e solicitar a devolução. Em casos de golpes ou fraudes, é preciso contactar a instituição financeira, apresentar o boletim de ocorrência e solicitar o estorno.
Entre em contato imediatamente com o banco para acionar o Mecanismo Especial de Devolução, sistema criado pelo Banco Central para recuperação do dinheiro. Quanto mais rápido o acionamento, melhor, embora o sistema permita abertura de reclamações em até 80 dias após o golpe.
No ambiente Pix nos aplicativos dos bancos, há um link direto para registrar a reclamação. O banco da vítima, por sua vez, vai usar a infraestrutura do Pix para notificar a instituição que está recebendo a transferência, para que os recursos sejam bloqueados.
O processo é o mesmo de quem recebeu o dinheiro: procurar a sua instituição financeira e informar o ocorrido. Apesar do banco oferecer todo suporte para o cliente, a devolução é responsabilidade da pessoa que recebeu o valor.
Qual a responsabilidade do banco em caso de estelionato Pix?
O consumidor deve registrar o pedido de devolução na sua instituição em até 80 dias da data em que o Pix foi disparado, quando for vítima de fraude, golpe, engenharia social ou crime. Funciona assim, conforme o manual do MED compartilhado pelo BC: Cliente reclama na sua instituição (pagadora, de onde o Pix saiu).
✅ RESOLVIDO! COMO CANCELAR SEU PIX EM CASO DE GOLPE OU FRAUDE E RECEBER SEU DINHEIRO DE VOLTA!
O que fazer quando você é vítima de estelionato?
Procure uma delegacia e faça um boletim de ocorrência, para que a situação fique registrada. Por fim, avise parentes e amigos. Suas informações podem ser usadas pelos responsáveis pelo golpe para entrar em contato com pessoas próximas, pedindo dinheiro. Se eles estiverem cientes, não correrão o risco de cair no golpe.
Para solicitar a devolução de uma TED/DOC, o cliente entra em contato com o seu banco para solicitar a devolução do valor. O banco emissor irá acionar o banco recebedor pedindo a devolução da transferência. A devolução da TED ocorre no mesmo dia do envio.
Qual a responsabilidade do banco em caso de estelionato Pix?
O consumidor deve registrar o pedido de devolução na sua instituição em até 80 dias da data em que o Pix foi disparado, quando for vítima de fraude, golpe, engenharia social ou crime. Funciona assim, conforme o manual do MED compartilhado pelo BC: Cliente reclama na sua instituição (pagadora, de onde o Pix saiu).
Transferências confirmadas: no Nubank, os clientes não podem cancelar o pagamento, o recomendado é negociar com o recebedor a devolução do dinheiro pago. Tal procedimento varia de acordo com cada instituição financeira.
Em seguida, o banco de onde o Pix saiu entra com pedido de estorno ao banco onde o Pix entrou. Depois de uma análise de segurança, que rola em até sete dias úteis, divulga-se o resultado. Se constatarem golpe/fraude, seu dinheiro volta para você.
Para pedir reembolso, entre em contato com a empresa que vendeu o produto ou forneceu o serviço para você. Muitas delas informam em seus canais, e-mails de confirmação de compra ou no ato do pagamento informações sobre troca, devolução e reembolso.
Para realizar o cancelamento do pagamento acesse a rota: Menu > Pagamentos e Transferências > Excluir e Autorizar Exclusão. Caso o pagamento já tenha sido autorizado, não se esqueça de também autorizar a exclusão.
Ao realizar a transferência errada, é preciso tirar um print do comprovante e entrar em contato diretamente com seu banco ou instituição financeira e falar que precisa acionar o MED.
Entre em contato com o remetente: se a chave do Pix for o celular ou e-mail, entre em contato com a pessoa e explique a situação. Forneça a eles os detalhes da transação, como a data, o valor e qualquer informação relevante. Se ele confirmar que fez o Pix por engano, basta pegar a chave Pix dela e reenviar o valor.
Posso contestar uma transação Pix? Caso você desconheça uma transação Pix, vá a qualquer agência CAIXA para realizar o procedimento de contestação de movimentação na sua conta.
Quando o consumidor adquire um produto sem vê-lo presencialmente em um estabelecimento comercial, ele tem o direito de desistir da sua compra e receber os valores de volta. Mas há um prazo de sete dias contados a partir da chegada do produto para reivindicar esse direito.
O primeiro ponto a ser destacado é de que o no caso de uma compra pela internet ou por telefone, dado que o consumidor tenha entrado em contato com a loja no prazo de 7 dias depois do recebimento do produto, o cliente tem o direito de desistir da compra e receber o valor gasto de volta.
O estorno nada mais é do que a devolução do dinheiro pago em uma compra - e este processo é um direito dos consumidores em diversas ocasiões. (Confira aqui nosso post completo sobre as regras do estorno do cartão para descobrir quando você pode fazer esse cancelamento).