É verdade que não se pega AIDS se transar na água de uma praia ou piscina? Não. O HIV está presente em secreções (fluidos) como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno. Para haver a transmissão, o fluido contaminado de uma pessoa tem que penetrar no organismo de outra.
O especialista em sexualidade Jairo Bouer explica que não é possível adquirir gonorreia ou outras DST já que a bactéria não tem capacidade para sair de uma pessoa, nadar e infectar quem está na água. Isso vale para piscinas, banheiras e hidromassagens públicas.
Assim como a herpes, a sífilis, Infecção Sexualmente Transmissível (IST), podem ser transmitidas também através do beijo, diz o infectologista Marco Aurélio. “No beijo, geralmente ocorre quando IST está na fase aguda formando feridinhas.
Sim. Se você faz sexo com qualquer pessoa, não importa o gênero ou os genitais, existe uma chance de se passar uma IST. Se você tocar nos genitais da pessoa parceira, ou elas tocarem os seus, existem um risco de transmitir IST (como HPV, verrugas genitais, clamídia, vírus da herpes simplex (HSV) 1 e/ou 2, sífilis).
De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.
Herpes genital. A herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível generalizada causada pelo vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1) ou tipo 2 (HSV-2), sendo este último mais comum. ...
A principal forma de transmissão do vírus, vale ressaltar, é por relação sexual, responsável por 90% dos casos do mundo inteiro.Talheres, copos, vaso sanitário, roupas, nada disso transmite. Nem mesmo o beijo.
Sífilis. Sim, a sífilis, que é uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível), pode ser transmitida pelo beijo se a outra pessoa estiver contaminada e com alguma ferida na boca! Entretanto, a forma mais comum de contágio é sexual.
É possível sim, contrair a IST (Infecção Sexualmente Transmissível) com o hábito de dividir o sabonete em barra porque é um vírus, e assim como as bactérias e os fungos, eles podem ser transmissíveis pelo uso repartido do objeto".
A candidíase inguinal ou candidíase na virilha corresponde a proliferação de fungos da espécie Candida sp na virilha, resultando em coceira e vermelhidão da região. Esse tipo de fungo pode se proliferar facilmente em ambientes úmidos, sendo comum de ser adquirida em piscinas ou banheiras mal higienizadas.
Jairo explica que, em geral, é muito pouco provável que as pessoas peguem DSTs se as condições de limpeza do motel forem adequadas. Se for limpinho, fique tranquila.
A única maneira de saber com certeza se você tem uma infecção é fazer o teste. Mas muitas pessoas têm dúvidas sobre quando fazer os exames para detectar DSTs. Obviamente, consultar um médico é primordial, mas neste artigo iremos abordar um pouco sobre esse assunto.
Uma coisa com a qual você não precisa se preocupar é contrair uma infecção sexualmente transmissível em um banheiro, disse Ina Park. — Eu não vou dizer que é absolutamente impossível, mas é tão improvável — disse ela.
Compartilhar roupas íntimas não é muito higiênico porque ali pode haver secreções. Em alguns casos, é possível até que esse compartilhamento facilite a transmissão de IST. É raro, mas pode acontecer, especialmente se houver secreções genitais ou sangue.
A transmissão ocorre por meio do contato direto com a pele ou secreções de uma pessoa infectada, ou seja, por meio do beijo, das relações sexuais, do atrito e até mesmo do compartilhamento de objetos de uso pessoal.
Uma das principais medidas para prevenir o aparecimento de doenças é não utilizar ou ingerir água de poços, fontes ou minas, que foram invadidos por alagamentos ou enchentes. A água não deve ser aproveitada sem um prévio tratamento por fervura ou por hipoclorito de sódio a 2,5%.
As doenças de veiculação hídrica são causadas pela presença de micro-organismos patogênicos - bactérias, vírus e parasitas - na água. O contágio ocorre pela ingestão ou por contato direto da pele com as fontes.
A presença de coliformes fecais na água, principalmente a bactéria Escherichia coli (E. coli), costuma indicar contaminação fecal. O tipo de E. coli pesquisado não é perigoso para saúde, mas a sua presença é um marcador de contaminação da água, habitualmente por esgoto doméstico ou por excrementos de animais.
Sífilis. Essa IST é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. Sua manifestação, normalmente, começa com uma ferida indolor na região genital, no ânus ou na boca, com início entre 20 e 30 dias após a relação sexual. A lesão pode se curar sozinha em cerca de um mês, dando a impressão de que o problema se foi.
Existem diversos tipos diferentes de DST, algumas mais graves, outras mais brandas. Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem levar à morte, seja por comprometimento do sistema imunológico, como no caso do HIV, ou por aumentar o risco de tumores malignos, como são os casos da hepatite B e do HPV.