Tem como saber se estou grávida de gêmeos pelo Beta?
Pelo teste de laboratório, consigo saber se estou esperando gêmeos? Não! O Beta HCG é um exame que detecta níveis de hormônios que apontam SIM ou NÃO para a gravidez.
Um valor de hCG acima da média pode indicar uma gravidez de gêmeos ou trigêmeos, mas é preciso confirmar isso com um exame de ultrassom. “O nível normal de hCG no sangue na data esperada da menstruação (14 dias após a ovulação) é de 40 a 120 mIU/ml, mas chega até 400 mIU/ml em uma gestação múltipla”, diz ela.
Em caso de gêmeos, os valores do hormônio são superiores aos normais indicados para cada semana. Porém, é necessário realizar uma ultrassonografia a partir da 6ª semana de gestação para confirmar a presença de gêmeos.
Como saber se estou grávida de gêmeos no início da gravidez?
Sintomas da gestação gemelar
Entre eles, destacam-se: enjoos, vômitos, sensibilidade nos seios, cansaço, sono e dor pélvica. Além disso, ocorre aumento da frequência urinária, das contrações e do surgimento precoce de falta de ar, ao se comparar com a gravidez de um único bebê.
"A ultrassonografia é uma forma segura de detectar uma gravidez de gêmeos, porém, até ela é passível de erros se for feita muito precocemente", explica a pediatra.
Mulheres grávidas de gêmeos ou múltiplos têm níveis elevados de hCG. O nível elevado de hCG também pode ser o motivo por que algumas mulheres grávidas de gêmeos sofrem com enjoos matinais graves, em comparação com as mulheres grávidas de apenas um bebê.
A gravidez gemelar acontece quando o ovário libera mais de um óvulo e cada um deles é fecundado por um espermatozoide (gêmeos não idênticos ou bivitelinos) ou então quando apenas um óvulo é fecundado por um espermatozoide e se divide, originando dois embriões (gêmeos idênticos ou univitelinos).
Com um nível de beta-HCG no sangue acima de 2000 unidades, já se pode visualizar o saco gestacional pela ultrassonografia obstétrica via transvaginal. Quando o diâmetro médio do saco gestacional for maior do que 25mm, o embrião deve ser visualizado pela ultrassonografia.
Em casos de gravidez de gêmeos, os valores do hormônio são superiores aos indicados para cada semana, mas para confirmar e saber o número de gêmeos, deve-se fazer uma ultrassonografia a partir da 6ª semana de gestação.
Quando está grávida de gêmeos a barriga cresce mais rápido?
Se você estiver grávida de gêmeos ou múltiplos, o momento em que sua barriga começar a aparecer pode chegar um pouco mais cedo. Você provavelmente ganhará peso mais rapidamente do que se estivesse carregando um único bebê, então sua cintura pode inchar um pouco mais cedo.
Nas primeiras semanas de sua gravidez gemelar, você pode notar alguns dos primeiros sintomas da gravidez, como sensibilidade nos seios, fadiga, náusea ou ausência de menstruação.
BhCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo, não há indício de gravidez. BhCG entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido. É recomendado repetir o exame após três dias para ter certeza sobre a gestação. BhCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo, indica gravidez.
Tem como saber quantas semanas de gravidez pelo Beta?
O hCG é um método pouco confiável para estimar o tempo de gravidez. Dá até para dizer se a gravidez é muito recente ou não, mas calcular a semana de gravidez não é possível. O exame Beta-hCG precisa ser feito em jejum? Não, não é necessário jejum.
As mulheres mais velhas geralmente têm uma chance maior de conceber gêmeos. Uma mulher de 35 anos tem cerca de quatro vezes mais chances de ter gêmeos fraternos do que uma bem mais nova! Isso ocorre porque elas estão passando por algumas mudanças hormonais à medida que se aproximam da menopausa.
Gravidez gemelar significa que há dois ou mais fetos no útero, e alguns fatores podem desencadear isso, principalmente a genética. Para confirmar esse tipo de gestação, são solicitadas ultrassonografias e ecografia obstétrica, ambas responsáveis por identificar o quanto antes, podendo iniciar o pré-natal adequado.
Quando está grávida de gêmeos se formam dois sacos gestacionais?
Os gémeos monozigóticos partilham a mesma camada exterior do saco amniótico e a placenta, enquanto que os gémeos dizigóticos têm duas placentas e dois sacos separados. No entanto, pode ser mais complicado se se suspeitar que duas placentas separadas de gémeos dizigóticos se fundiram numa só placenta.
A probabilidade de uma gestação gemelar está atrelada a fatores como a idade da tentante, sua reserva ovariana, histórico familiar, entre outros. Estima-se que, de maneira natural, as chances de engravidar de gêmeos variam de 1,5% a 3%.
A característica é herdada apenas de mães para filhas. Se o pai tem gêmeos fraternos na família, isso não afeta a probabilidade do casal ter filhos gêmeos. Todo mundo pode ter gêmeos, mas algumas pessoas têm probabilidade maior! Você vai ser pai ou mãe.
A gestação gemelar ocorre de forma natural quando a mulher tem casos de gêmeos bivitelinos (diferentes) na família. O fator hereditário familiar tem relação direta com a gestação múltipla, sendo que a média de gravidez de gêmeos, ou mais, é de 1 a cada 80 gestações naturais.