Perceba a presença de pequenos túneis de barro próximos a paredes, soleiras, muros, calçadas, pisos ou até mesmo de árvores. Têm asas e são bastante sensíveis à luz natural e artificial, por isso cavam os caminhos na terra – então não ficam nas lâmpadas como os de madeira.
Os cupins de concreto têm como principal objetivo comer madeira ou raízes de plantas. Ou seja, eles não comem o concreto em si, mas sim, se aproveitam de suas rachaduras e falhas estruturais.
Comprar terra diatomácea, de preferência em forma de produto comestível. Polvilhe-o nas áreas suspeitas de infestação de cupins. Repita o processo até duas vezes ao dia até que os cupins estejam mortos. Além disso, você pode polvilhar terra diatomácea ao redor ou sob a casa também.
Cupim de concreto oculto nas paredes da residência
Como é o cupim de parede?
Esses pequenos insetos não comem a parede, mas aproveitam as rachaduras e demais falhas estruturais para iniciar a sua colônia, além de se movimentarem pelos espaços. Ou seja, a impressão é de que o cupim come parede. Entretanto, eles apenas utilizam esses espaços para transitar.
Alguns creem que encontrar cupins em sua casa pode significar que há uma ou mais pessoas com raiva pelas suas conquistas, ou seja, com inveja (o que dizem que também pode atrair traças).
Ele funciona de forma bem simples, ao entrar em contato com o solo contaminado com o veneno, os cupins morreram rapidamente. A melhor forma de aplicar este veneno é encontrando a colônia ou aplicando o veneno próximo ao local onde eles estão se abrigando.
Essa é uma ação que requer tempo, use ao menos três vezes por dia até a madeira estar totalmente livre dessa infestação de insetos. Você também pode utilizar o vinagre natural, sem diluir na água, mas o cheiro pode ser muito forte e acabar incomodando.
O cupinicida Agimax Aerossol é um inseticida indicado para acabar com cupins em pequenas peças de madeira. Ideal para ambientes urbanos. Além disso, sua ação é direcionada para o interior da peça de madeira.
Faça uma solução com metade água e metade vinagre. Então, borrife nos móveis, portas ou no solo infestado por cupins e aguarde. Os resultados virão em seguida. Afinal, o vinagre é um item muito versátil na rotina da casa.
Acúmulo de detritos – O acúmulo de detritos como folhas, gravetos e outras matérias orgânicas ao redor da casa pode atrair cupins. Isso ocorre porque esses materiais podem conter a umidade que os cupins precisam para sobreviver.
Uma forma de identificar cupim é prestar atenção em pequenos montes de madeira granulada espalhados pelo imóvel. Similares à serragem, esses farelos são as fezes do inseto. Além disso, outra dica para perceber uma infestação de cupim é dar leves batidas no móvel ou na área afetada e verificar se mais granulados caem.
Umidade. O cupim de madeira seca é uma exceção nesse quesito. Mas, a maioria desses insetos são atraídos por locais com alta umidade. A hidratação é fundamental para a sobrevivência dos insetos.
O vinagre pode ser usado no combate ao cupim, desde que a infestação seja detectada logo no início. O produto deve ser dissolvido em uma proporção 1:1, ou seja, em partes iguais de vinagre e de água. A solução mata o cupim de madeira e evita que novos insetos recolonizem a peça.
Cupim e traça são avessos a substâncias que exalam cheiro forte. Por isso, são indicadas diversas preparações com casca de laranja desidratada, cânfora, cravo da índia, lavanda entre outros.
Além do que, segundo Potenza, o querosene não tem efeito residual. Isoladamente, ele é usado como curativo e não como tratamento preventivo contra cupins. É, também, perigoso levar querosene ao fogo, sob risco de explosão.
Identificação. A melhor forma de identificar um cupim de solo é se atentar ao soldado. Ele possui uma cabeça amarelada/alaranjada, possui pinças é mais claro que o cupim de madeira seca.
"Eles precisam de umidade para viver e poderão morrer se forem expostos à luz do sol ou ao ar livre", alerta. Segundo o especialista, os cupins se alimentam de celulose, não somente da madeira, mas de qualquer outra coisa que contenha o material, como livros, carpetes, papel de parede e móveis.
Utilize solução de vinagre nas superfícies infestadas pelos cupins. A solução de vinagre e água — 50% de cada produto — é uma medida eficaz para combater o cupim, pois além de eliminar os animais já existentes, impede a formação de novas colônias no mesmo local.
Através das galerias que eles se locomovem para chegar até o alimento. Quando a temperatura começa a esquentar, normalmente entre setembro e dezembro, os cupins voam, soltam suas asas e saem à procura de objetos de madeira, e dessa forma, dá origem à infestação.
Aparência Distinta: As brocas de madeira têm um corpo alongado e antenas, enquanto os cupins têm um corpo dividido e antenas retas. Danos e Sinais Distintos: As brocas de madeira criam túneis na madeira e deixam pinholes e farinha de madeira como sinais de infestação.
R: Não. Os cupins se alimentam de madeiras e qualquer outro material que contenha celulose, como papel, papelão, tecidos, plantas vivas, etc. Na busca constante da celulose os cupins podem danificar inúmeros objetos e materiais que não contem celulose, na maioria das vezes porque esses materiais estão no seu caminho.