Para débitos vencidos e não pagos por mais de 90 dias, em 30 de junho de 2023, haverá desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas) e de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista.
Quais os descontos? 1- Contratos vencidos e não pagos há mais de 90 dias, em 30/06/2023: desconto de 100% nos juros e de 12% no valor principal, para pagamento à vista; parcelamento em até 150 vezes, com abatimento total dos juros e das multas.
Para fazer a amortização das parcelas do Fies, o aluno deverá procurar uma agência do banco financiador, negociar e avaliar a possibilidade de descontos sobre os juros.
A instituição financeira lançou um programa que prevê descontos de 25% a 100% nos juros. Quem quitar integralmente o financiamento ou o saldo devedor terá redução de 100% nos juros.
Os estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 terão desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, no caso de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem chegar a 77%.
FIES: DESCONTOS para quem está com as parcelas EM DIA
Vai ter perdão da dívida do Fies em 2025?
Não é mais possível solicitar o perdão de dívida do FIES em 2025. Mas, para quem deseja a renegociação, é possível ficar atento aos programas sazonais oferecidos pelo governo que possibilitam a quitação da conta com diferentes condições.
Conforme disposto na Lei 14.719/2023, dentre outras exigências, têm direito ao desconto de 92% ou 99% estudantes que façam parte do Cadastro Único para recebimento de benefícios sociais do Governo Federal ou que tenham recebido o Auxílio Emergencial em 2021.
Em geral, quitar antecipadamente uma dívida pode ser vantajoso porque reduz o montante de juros que serão pagos ao longo do tempo. No caso do Fies, isso pode significar uma economia significativa de dinheiro.
📈 A resposta está nos juros compostos aplicados ao contrato — também conhecidos como anatocismo. Esse mecanismo faz com que os juros sejam aplicados sobre os próprios juros, e é por isso que a dívida parece não diminuir, mesmo quando você está em dia.
Sim, é totalmente possível! Desde 2017, todos os contratos do FIES devem ter juros zero, conforme estabelecido pela Lei 13.330. 📜 Mesmo que você tenha assinado seu contrato antes de 2017, é possível solicitar judicialmente a isenção dos juros.
É permitida, a qualquer tempo, a amortização parcial ou liquidação antecipada do saldo devedor. O estudante poderá optar entre os dias 5, 10, 15, 20 ou 25 como data de vencimento de suas parcelas trimestrais de juros e prestações mensais.
Para contratos adimplentes desconto de 12% do saldo consolidado da dívida; O valor mínimo de cada prestação mensal deverá ser a partir de R$ 200,00 (duzentos reais), mesmo que o prazo máximo de parcelamento seja reduzido.
Como fazer a simulação do Desenrola Fies? Para fazer a simulação do Desenrola Fies, os estudantes precisam acessar pelo aplicativo ou banco com o qual firmaram o contrato de financiamento, pois todo o processo, incluindo a simulação e a renegociação da dívida, pode ser realizado online.
Além disso, o programa oferece taxa de juros baixa e prazo estendido para pagamento do financiamento. Por outro lado, uma desvantagem do Fies é que o estudante fica endividado durante e após a conclusão do curso.
Saiba que é possível reduzir os juros do Fies, com a prática que é chamada de abatimento do Fies. Neste caso, se faz necessário pagar o saldo devedor à vista.
O governo federal, através do Ministério da Educação (MEC), deu início ao programa de renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023. As condições para quitação estão disponíveis até 31 de maio de 2024. Até quem não está com a dívida atrasada pode ter desconto no pagamento à vista.
A amortização do FIES funciona de forma simples. Após o fim do curso, o saldo devedor do financiamento é parcelado em até 3 vezes o período do curso. Por exemplo, se o curso tiver uma duração de 4 anos, o prazo de amortização pode se estender até 12 anos (4 x 3 = 12).
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prevê desconto para devedores do Fundo de Financiamento ao Estudante (Fies) quitarem ou renegociarem suas dívidas. Pelo texto, os estudantes que não tenham atraso em nenhuma prestação terão o valor total de seu débito reduzido em até 30%.
Isso porque a justiça entende que o prazo da prescrição para o FIES se inicia apenas após a data do vencimento do contrato, ou seja, a ultima prestação programada. Fazendo uma conta básica de que a sua divida do FIES seja por 15 anos, a prescrição ocorreria após 20 anos.
Exemplo de encerramento: abandono do curso, quitação antecipada, aprovação em bolsa de estudo, transferência de instituição com diferente modalidade de financiamento, aprovação em universidade pública, entre outras.
Estão aptos a solicitar renegociação pelo Desenrola Fies aqueles com dívidas em contratos firmados até 2017 e inadimplentes até 30 de junho de 2023. A partir daí, os descontos e as condições podem variar de acordo com o perfil do devedor.
Para solicitar o abatimento, o estudante/professor deve acessar o Simec no endereço https://simec.mec.gov.br, localizar o módulo, solicitar o cadastro, e posteriormente efetuar ou atualizar seu cadastro com os dados pessoais e as informações de atuação profissional na rede pública de educação básica.
Para reduzir os juros do financiamento estudantil, é preciso ingressar com um processo judicial, chamado de ação revisional de contrato. Nela, é possível solicitar a revisão dos juros aplicados aos contratos de financiamento estudantil (FIES).
Quando um estudante não paga voluntariamente sua dívida do FIES, a instituição credora (geralmente a Caixa Econômica Federal, que representa o Governo Federal no programa) pode entrar com uma ação judicial para cobrança dos valores e executar a penhora.