A eletromiografia é um exame simples, indolor e não invasivo, realizado na clínica do especialista em dor orofacial. Ele é o único exame capaz de detectar o bruxismo de vigília. Para isso, utiliza-se sensores ou eletrodos capazes de monitorar em tempo real a atividade elétrica dos músculos que se pretende analisar.
Em alguns casos, o cirurgião dentista pode solicitar exames complementares, como uma radiografia ou polissonografia (que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral durante o sono), para avaliar a origem precisa da disfunção na articulação. O tratamento do bruxismo está condicionado à sua origem.
Além de uma avaliação odontológica, o exame de polissonografia é recomendado para identificar o grau do distúrbio e orientar o especialista sobre o melhor tratamento. O odontologista pode, ainda, pedir exames para descartar a possibilidade de outros transtornos, como, por exemplo: Distúrbios dentários.
Então, se você está preocupado com o bruxismo, visite seu dentista para obter uma placa apropriada para ajudar a tratar o problema. Outros benefícios incluem: Melhora do sono: As placas para bruxismo podem ajudar a reduzir ou prevenir a interrupção do sono devido aos movimentos da mandíbula causados pelo bruxismo.
O que você precisa é de um dentista especializado em dor. Não em tratamento de canal, aparelhos ou cirurgias. E sim, existe esse profissional e ele é especialista em DTM e Dor Orofacial.
A aplicação de toxina botulínica, por sua vez, está indicada no bruxismo diurno e noturno, ao reduzir a atividade da musculatura envolvida. Recomendada nos casos leves ou graves, como costuma acontecer em pacientes com trauma cranioencefálico, coma, autismo e síndrome de Rett.
Esta, por sua vez, poderá ser tanto de acrílico quanto de silicone. O preço médio da placa de acrílico é de R$ 500,00 enquanto a de silicone custa em média R$ 250,00.
Bruxismo é o transtorno em que a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes, principalmente durante o sono. Acontece de modo involuntário, ou seja, sem que a pessoa queira. Além de dores de cabeça e nos músculos do rosto, o problema provoca também, desgaste dos dentes e doenças nas gengivas.
O blend calmante de bruxismo da fourlab. da linha Oral Health auxilia no relaxamento muscular, é anti-inflamatório e promove uma noite de sono mais eficaz.
A ressonância magnética (RM) é o exame de eleição para o estudo da articulação temporomandibular (ATM) quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles(1). É o único exame que possibilita a visualização do disco articular e tecidos moles circunjacentes(1).
A placa de bruxismo é recomendada para pessoas que apresentam eventos recorrentes de ranger ou apertamento de dentes, durante a noite ou em estado de vigília. Ela faz parte do tratamento desse problema e contribui para desestimular as contrações musculares.
O tratamento mais prevalente é a indicação da placa inter-oclusal, entretanto, o SUS ainda não consegue oferecer recursos para que todos os profissionais possam confeccionar este dispositivo, sendo necessário o encaminhamento ao serviço particular.
A moldeira de clareamento é feita a partir de um molde da arcada, para que a colocação seja perfeita e não machuque. O material usado é o silicone. A recomendação é utilizar diariamente, por um tempo determinado, de acordo com o produto indicado, para bons resultados.
A placa de bruxismo pode ser adquirida através de um dentista ou ortodontista. Esses profissionais podem criar uma placa personalizada que se adapta perfeitamente aos dentes do paciente. Outra opção é adquirir uma placa de bruxismo pré-fabricada em uma farmácia ou loja de produtos odontológicos.
Praticar técnicas de relaxamento, como meditação, yoga e exercícios de respiração, pode reduzir o estresse e aliviar a pressão na mandíbula. Pratique atividade física regularmente: fazer exercícios regularmente diminui o estresse e a tensão muscular, prevenindo o bruxismo.
Estudos também afirmam que o consumo excessivo de cafeína, álcool, fumo ou o uso frequente de drogas também pode aumentar a frequência do bruxismo, tanto durante o dia quanto durante a noite. Além disso, o refluxo também pode favorecer o bruxismo.
Pratique a atenção plena: Ao fechar os olhos para adormecer, perceba a tensão na mandíbula. Às vezes, a simples ação de colocar a cabeça no travesseiro é um sinal para que você comece a apertar a mandíbula. Conscientemente, solte e relaxe os músculos da mandíbula e do rosto.
O dentista pode recomendar o uso de placas oclusais para evitar a pressão ou o ranger de dentes durante o sono. Além disso, o dentista pode sugerir formas de reduzir o estresse e, portanto, o nível de bruxismo. Você pode também evitar alimentos como chocolate e bebidas que contenham cafeína e álcool.
Outra medidas que ajudam a relaxar os músculos da mandíbula e a atenuar e reduzir os episódios de bruxismo, são aplicar água morna na região, durante 15 minutos, antes de ir dormir, e praticar técnicas de relaxamento ou receber uma massagem, que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.