710/1995, que deu origem a Lei Estadual n. 9.497, de 05.03.1997, instituindo o dia 9 de julho como feriado civil do Estado. Por que 9 de julho? Nessa data comemora-se a deflagração da Revolução Constitucionalista de 1932, considerada a data magna do Estado de São Paulo.
Dia da Revolução Constitucionalista, em 9 de julho, é feriado apenas no estado de São Paulo. Publicado em 8 de julho de 2024 às 09h30. Em 9 de julho é comemorado o dia da Revolução Constitucionalista e é considerado um feriado estadual em São Paulo.
O que é o feriado 9 de Julho? Um grande momento da democracia paulista.
Quem pode folgar no dia 9 de julho?
Quem folga no feriado em 9 de julho
Em São Paulo, desde 1997, a Lei nº 9.497 determina o feriado para todas as cidades do estado. Em 2024, o dia 9 de julho cairá numa terça-feira. Como feriado estadual, não é ponto facultativo, de maneira que escolas e repartições públicas não funcionarão.
O ponto facultativo é um dia em que o trabalho não é obrigatório para certas categorias de funcionários. É geralmente determinado por lei ou política da empresa, e oferece flexibilidade adicional aos trabalhadores, sem alterar o salário mensal.
O mês de julho não tem feriados nacionais. No estado de São Paulo, no entanto, comemora-se o Dia da revolução constitucionalista, considerado feriado regional. O próximo feriado nacional é comemorado no dia 7 de setembro.
Sim. Em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus, o feriado foi antecipado em todo o estado para maio, com o objetivo de aumentar o isolamento social. Então, no dia 9 de julho de 2020, será um dia útil normal.
Confira folgas e datas importantes do mês de julho de 2024.
No dia 9 de julho, terça-feira da semana que vem, é Dia da Revolução Constitucionalista, feriado estadual e que pode render uma emenda na segunda-feira (8) para os trabalhadores.
Quem trabalha no feriado recebe adicional? Depende da função e do tipo de contrato. Empregados que trabalham de segunda a sexta têm direito a adicional se trabalharem no feriado. Trabalhadores com jornada 12h/36h geralmente não têm adicional, pois a compensação de feriados está prevista no contrato.
Data Magna é o nome dado como referência à Revolução Pernambucana de 1817. Ela se tornou um feriado quando o marco completou 200 anos, em 2017. Essa Revolução é considerada o primeiro movimento libertário do Brasil em relação a Portugal.
Data é celebrada apenas no estado de São Paulo e tem origem no início de embate entre paulistas e o governo de Getúlio Vargas. O estado de São Paulo comemora nesta terça-feira, 9 de julho, a Revolução Constitucionalista, movimento menos conhecido para o resto do país, mas famoso para os paulistas.
A Revolução Constitucionalista de 1932 completa 92 anos nesta terça-feira (9), data considerada magna no estado de São Paulo por ter marcado o conflito armado entre forças paulistas que tinham por objetivo derrubar o governo de Getúlio Vargas.
Como vimos, os dias de trabalho em ponto facultativo são opcionais, e cada empresa deve decidir se terá ou não expediente. Mas, apesar do ponto facultativo só paralisar as atividades no setor público, o setor privado também pode aderir ao dia, e dispensar os seus funcionários para compensação de horas posteriormente.
A revolução de 32 foi um levante armado do estado contra o governo provisório de Getúlio Vargas, instituído dois anos antes por meio de um golpe de Estado (veja mais abaixo). E é devido à participação das tropas paulistas, que lideraram o movimento, que 9 de julho se tornou feriado em São Paulo.
Dia 9 de julho é considerado feriado em todo estado de São Paulo. Na data é comemorada a Revolução Constitucionalista e neste ano, cai em uma terça-feira.
Entre os nacionais, apenas três feriados vão ser prolongados, isto é, quando será possível emendar com o final de semana. São eles: o da Confraternização Universal, em 1 de janeiro; o da Paixão de Cristo, em 29 de março; e o da Proclamação da República, no dia 15 de novembro.
O dia 9 de julho, que celebra a Revolução Constitucionalista de 1932, é feriado no estado de São Paulo, e não um ponto facultativo. De acordo com o calendário oficial do governo federal, no entanto, a data não é um feriado nacional.