As geladeiras não são bivolt porque possuem um sistema mecânico que depende da voltagem específica para funcionar. Se forem ligadas em uma tomada com voltagem diferente, podem apresentar problemas de desempenho ou até mesmo queimar o motor.
Outra maneira de reconhecer um equipamento bivolt é olhando se ele possui a chave seletora de tensão, com as marcações de 110V (ou 127V) e 220V. Ela pode estar tanto no produto em si quanto na fonte do aparelho. Se a seleção de tensão for automática, essa informação estará escrita nesses mesmos locais.
Outras geladeiras não são bivolt porque têm um sistema mecânico que depende da voltagem recebida para funcionar. Elas são projetadas para funcionar com uma voltagem específica, e se forem ligadas em uma tomada diferente, podem ter problemas de desempenho ou até mesmo queimar o motor.
Ah, os refrigeradores bivolt costumam fazer a conversão automática de voltagem. Ou seja, é só ligar na tomada. Agora, pode ter alguns com chave seletora, em que é necessário escolher se o aparelho vai usar 110V ou 220V no momento em que for ligado. É importante levar isso em conta pra não queimar ele, combinado?
Sim é possível transformar qualquer eletro domestico de 220V para 110V ou vice versa no caso de sua geladeira alem do compressor ira precisar trocar o motor da ventilação do evaporador, a placa eletrônica de controle e a lampada só que o custo deste processo inviabiliza a transformação.
Geladeiras de 110V tendem a ser mais eficientes energeticamente em regiões onde a voltagem da rede elétrica é 110V. Isso ocorre porque a voltagem está mais próxima daquela para a qual a geladeira foi projetada. Geladeiras de 220V, da mesma forma, são mais eficientes em regiões com rede elétrica de 220V.
Carregadores de celular, pilhas, notebooks e outros itens tecnológicos costumam ter sistema bivolt, alternando a tensão a depender do padrão utilizado na região do usuário.
O preço médio de geladeira bivolt depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar geladeira bivolt por valores entre R$ 3.662,91 e R$ 4.599,90.
Qual o transformador ideal para geladeira 110 para 220?
No caso de uma geladeira com tensão de 220 V e uma tomada de 110 V, é indicado usar um autotransformador que suporte a potência do eletrodoméstico. As potências recomendadas podem variar, mas geralmente são encontradas autotransformadores de 300 W, 500 W, entre outros, dependendo da potência da geladeira.
O autotransformador que só faz um tipo de conversão é mais simples. No caso de um que transforma 220V pra 110V, é só plugar ele na tomada 220V e depois conectar no acessório o aparelho de 110V. Agora, se for o de duas conversões, vai ter 2 entradas, uma de 110 ou 127v e a outra de 220V.
Nunca conecte sua geladeira com outro eletrodoméstico na mesma tomada, seja com adaptadores ou extensões. Isso pode sobrecarregar sua rede elétrica, prejudicar o funcionamento do produto e resultar em acidentes com fogo.
Para identificar se um aparelho é bivolt, verifique o manual do usuário ou a etiqueta na própria máquina. Procure por termos como "bivolt" ou "110-220V". Alguns dispositivos têm uma chave seletora de voltagem. Se estiver incerto, consulte o fabricante ou um profissional.
É vedada a utilização dos estabilizadores e nobreaks para ligar equipamentos como motores, geladeiras, destiladores; É proibido por Norma Técnica a utilização das tomadas múltiplas conhecidas como "benjamins" ou "Tês". O mesmo pode gerar sobrecarga na tomada e provocar um incêndio.
Esse passo é de extrema importância. Na hora de ligar sua geladeira na tomada, você deve se certificar da voltagem da tomada (110v ou 220v). Se a voltagem da tomada for maior que a da geladeira, ela vai queimar.