Se é até possível ver a Coreia do Norte do alto, o mesmo não vale para a visão de baixo. O serviço Google Street View não existe no país asiático, já que seria necessário que os carros da empresa norte-americana trafegassem livremente pelas cidades — algo impensável neste momento.
Coreia do Norte: em 1º de abril de 2016 o país anunciou oficialmente o bloqueio de websites como YouTube, Facebook, Twitter, a Voz da América e vários outros sites de mídia sul-coreanas.
O parlamento da Coreia do Sul aprovou nesta terça-feira (31) um projeto de lei que obriga Apple e Google a reduzir parte do domínio exercido pelas próprias empresas nas lojas App Store e Google Play Store, respectivamente.
Celulares são disponíveis na Coreia do Norte, mas não conseguem fazer ligações externas, segundo a CSIS. Todas as ligações são monitoradas por agências de segurança do estado para evitar comunicações dissidentes.
Hoje, há ao menos duas igrejas presbiterianas em Pyongyang, uma das quais recebeu o evangelista americano Billy Graham em 1992. Em 1988, foi reconstruída uma catedral católica, a Igreja de Changchung, na cidade, mas sem sacerdotes residentes, celebrando missas apenas segundo a disponibilidade de clero estrangeiro.
Diante de todas as limitações, o governo proíbe que as pessoas deixem o país. Quem descumprir pode ser assassinado. Como a Coreia é extremamente militarizada, outros países têm medo de invadir.
O turismo na Coreia do Norte é rigidamente controlado. Viajantes individuais não são permitidos, e os grupos são acompanhados. As receitas do turismo são utilizadas para apoiar o regime do ditador Kim Jong Un.
A pena de morte é uma forma de punição na Coreia do Norte, supostamente por muitos crimes, como grande roubo, assassinato, estupro, contrabando de drogas, traição, espionagem, dissidência política, deserção, pirataria, consumo de mídia não aprovada pelo governo e proselitismo de crenças religiosas que contradizem a ...
Por que a Coreia do Norte não tem acesso à internet?
O regime político controla a internet, limitando o acesso a apenas alguns sites e serviços. Por isso, a menos que você viaje para lá, conhecer o dia a dia do país asiático não é tão simples assim.
Pyongyang é o cartão-postal do regime e sua população vive em melhores condições que habitantes do campo e das demais cidades. Ainda assim, parte da capital vive quase às escuras: em alguns bairros há luzes nas casas, mas as ruas não têm postes de iluminação pública.
Com a aprovação da lei, outros aplicativos além do TikTok, criados por empresas da China, Coreia do Norte, Rússia ou Irã, ou com controle de 20% ou mais por uma companhia desses países, também podem ser proibidos.
Mas, com tantas proibições, é praticamente impossível ter acesso a este tipo de conteúdo. Falando em sensualidade, o país também proíbe roupas justas e sensuais. Isso serve tanto para homens quanto para mulheres. Biquini, então, nem pensar.
A Coreia do Norte é um dos países mais fechados do mundo: redes de telefonia celular só chegaram em 2008, não é possível telefonar para números de fora do país e o acesso à internet é bastante restrito.
A lei do pensamento antirreacionário, promulgada em dezembro de 2020, torna amplamente claro que ser cristão ou possuir uma Bíblia é um crime sério e será severamente punido. As igrejas mostradas aos visitantes em Pyongyang servem apenas para propósitos de propaganda.
Há relatos da elite rica da Coreia do Norte, como altos funcionários do governo e suas famílias, tendo acesso a luxos enquanto o restante da população vive em uma realidade mais empobrecida.
Porque as pessoas querem fugir da Coreia do Norte?
A razão mais citada para a deserção em 2023 foi a dissidência em relação ao regime de Kim, disseram autoridades sul-coreanas – seguida pela falta de comida e fome na Coreia do Norte, que já havia sido a razão mais citada nos últimos anos.
É difícil entrar na Coreia do Norte? A menos que você seja cidadão sul coreano, não. Até mesmo americanos não costumam ter dificuldades para entrar no país, a taxa de reprovação é baixíssima, em geral não há entrevista e normalmente sua agência vai organizar tudo para você.
O culto à personalidade em torno de Kim Il-sung é de longe o mais difundido entre as pessoas. Embora haja genuína afeição por Kim Il-sung, ele foi manipulado pelo governo para fins políticos. O culto à personalidade em torno de Kim Il-Sung começou em 1949, quando houve o aparecimento de suas primeiras estátuas no país.
Não existe liberdade religiosa no país. Se estima que possa existir entre três mil e 100 mil católicos, que vivem de maneira clandestina. Com uma superfície de 120.540 quilômetros quadrados, a Coreia do Norte faz fronteiras com China, Coreia do Sul e Rússia.
Embora o xamanismo coreano é essencialmente monoteísta, com a crença em um único Deus Criador ( "Hwan-in" em coreano, mais tarde também Haneul-nim, 하늘님 / 하느님, ou HANEU-nim, 하나님, que são versões utilizadas por católicos e coreano protestantes, respectivamente), a crença em um mundo habitado por espíritos é provavelmente ...