Luzhniki Stadium (Rússia) Localizado em Moscou, o Luzhniki Stadium foi um dos primeiros estádios com grama sintética do mundo, já em 2008. Reconhecido como um dos melhores campos de grama sintética da Europa, sediou eventos importantes, como a final da Champions League entre Manchester United e Chelsea.
Atualmente, as sete principais ligas europeias proíbem jogos em gramados sintéticos na primeira divisão: Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal e Holanda. Nesta última, a proibição foi decidida no ano passado e passará a valer a partir de 2025 para todos clubes poderem se adaptar.
– É a única arena do Brasil de gramado de Ryegrass puro, que é uma grama de clima temperado, a grama que usam na Premier League, nos campos da Espanha e em quase todos os campos da Europa.
O artigo 24 da sessão K do livro com os regulamentos da Premier League na temporada 2023/24 é formado por uma frase: "nenhuma partida da Liga será disputada em superfície artificial".
Instalação do gramado sintético na CT do Palmeiras | Soccer Grass
Qual time europeu tem grama sintética?
1. Luzhniki Stadium (Rússia) Localizado em Moscou, o Luzhniki Stadium foi um dos primeiros estádios com grama sintética do mundo, já em 2008. Reconhecido como um dos melhores campos de grama sintética da Europa, sediou eventos importantes, como a final da Champions League entre Manchester United e Chelsea.
A Uefa ainda agrega que “o dono do gramado artificial e o clube mandante são totalmente responsáveis por cumprir com os requerimentos, em particular os relacionados à manutenção e melhoras; e segurança e medidas ambientais estabelecidas pelo Programa de Qualidade para os Gramados de Futebol da Fifa”.
Os campos europeus são, por natureza, mais bonitos do que os brasileiros porque usam grama de inverno, entre elas os tipos Lolium e Fetusca, um piso que chama mais atenção por ter um verde mais intenso e que é mais resistente ao período mais crítico do ano.
Na Série A do Brasileirão, são três estádios que contam com o uso da grama sintética. O Allianz Parque, estádio do Palmeiras, a Ligga Arena, estádio do Athletico-PR, e o Nilton Santos, estádio do Botafogo. No regulamento do Brasileirão de 2024 já estava previsto a permissão do uso de grama sintética.
A cidade de Gramado é conhecida como Europa brasileira por conta de sua arquitetura, estrutura em geral e atrações. Gramado tem diversos imóveis produzidos no estilo bávaro e enxaimel, típicos da arquitetura alemã.
A grama da Neo Química Arena possui 20 centímetros de fibra sintética inserida no solo em que cresce a grama natural, além de ser um modelo com maior estabilidade e recomendado pela FIFA para os jogos de Copa do Mundo, por exemplo.
A grama híbrida ou grama natural reforçada é um produto criado pela combinação de grama natural com fibras sintéticas de reforço. É usado para estádios e campos de treinamento usados para futebol de associação, rugby, futebol americano e críquete .
Apesar de não haver comprovação científica de que o gramado sintético aumenta o risco de lesões, atletas e técnicos vêm batendo nesta tecla insistentemente. Muitos membros da "comunidade boleira" ainda reclamam que o terreno artificial piora o desgaste, ampliando a chance de contusões musculares.
Ah, se for usar a grama sintética em canil ou lugares que seu animal de estimação vai fazer xixi ou cocô, o ideal é procurar uma grama sintética com proteção contra bactérias. E não se descuide da limpeza! A dica é lavar com uma mistura de uma parte de água sanitária pra cinco de água.
A grama sintética é um produto de alta qualidade que imita um gramado natural com uma superfície de fibra artificial. Uma das suas principais características é a sua elevada durabilidade. O produto possui uma longa vida útil que dura, em média, 5 anos.
Ou seja, é grama 100% natural do tipo bermuda celebration, reforçada por fibras de polietileno, que são injetadas a 18 centímetros de profundidade e dois centímetros sobre a superfície do campo.
O composto que fica dentro do gramado é um plástico expandido, como uma azeitona sem caroço. Há uma questão de recuperação, mas exige muito a irrigação, por si só retém muito calor em picos de sol, por exemplo, então é necessário molhar muito para que haja refrigeração, além da maciez.
QUAIS ESTÁDIOS DA SÉRIE A DO BRASILEIRÃO UTILIZAM GRAMADO SINTÉTICO? No Brasil, três estádios utilizam grama completamente sintética: a Arena da Baixada (Athletico-PR), o Allianz Parque (Palmeiras) e o Nilton Santos (Botafogo).
1º Beira-Rio (RS) Reformado para a Copa do Mundo de 2014, o Beira-Rio, estádio do Internacional, é frequentemente lembrado pelos boleiros por ter um dos gramados de maior qualidade no País.
Apenas Athletico-PR, Botafogo e Palmeiras mandam seus jogos em estádio com grama sintética. O clube paulista, contudo, tem jogado na Arena Barueri, de grama natural, até que os problemas do Allianz Parque sejam resolvidos.
Ela pode e deve ser molhada tranquilamente com certa frequência. Entretanto, é preciso se atentar ao piso em que será instalado o revestimento da grama decorativa. Os gramados de grama sintética são totalmente permeáveis e não retém o escoamento da água.
No Brasileirão, três estádios tem grama completamente sintética. São eles: Allianz Parque (Palmeiras), Arena da Baixada (Athletico-PR) e Nilton Santos (Botafogo). Confira os melhores momentos de Palmeiras 1 x 1 Flamengo pelo Campeonato Brasileiro de 2023.