São isentos do IPVA no primeiro ano os carros elétricos e híbridos. A partir do primeiro ano, os veículos elétricos pagarão 0,50% e a partir do segundo ano 1%. Para os carros híbridos, a alíquota será de 0,75% e 1,50%, respectivamente.
A partir do segundo ano 0,5% para os carros 100% elétricos e para os híbridos 0,75%. E a partir do 3º ano os veículos elétricos vão para 1% e os veículos híbridos para 1,5% de IPVA.
A isenção vale para carros elétricos e híbridos durante o primeiro ano de aquisição. No segundo ano após a compra, a alíquota sobe para 0,50%. A partir disso, ela é fixada em 1%.
Atualmente, nove Estados brasileiros e o Distrito Federal estão na vanguarda, concedendo isenções de IPVA para veículos elétricos. Esta medida é respaldada pelo compromisso ambiental, considerando que esses veículos não emitem gases poluentes durante seu funcionamento, tornando-os uma opção mais ecológica.
Isso inclui o IPVA (lembrando que em alguns estados, veículos elétricos são isentos), licenciamento e seguro. A despesa total anual para esses itens é de R$ 13.524,39 ou R$ 1.127,03 por mês1.
Elétricos são isentos de IPVA em alguns estados | LIVE CNN
Qual estado carro elétrico não paga IPVA?
Uma particularidade: em alguns estados o benefício de isenção é concedido para todos os tipos de carros: carros elétricos ou híbridos, enquanto que no Rio Grande do Sul e no Maranhão isso ocorre somente com os modelos de carros elétricos.
São isentos do IPVA no primeiro ano os carros elétricos e híbridos. A partir do primeiro ano, os veículos elétricos pagarão 0,50% e a partir do segundo ano 1%. Para os carros híbridos, a alíquota será de 0,75% e 1,50%, respectivamente. No caso dos veículos movidos a gás natural a alíquota será sempre de 1,50%.
Desvantagens: Autonomia Limitada da Bateria: Apesar dos avanços tecnológicos, a autonomia da bateria ainda é uma desvantagem para muitos veículos elétricos, incluindo os da BYD. Planejar viagens de longa distância pode ser um desafio, especialmente se as estações de carregamento não estiverem prontamente disponíveis.
SUV elétrico mais barato da BYD, o novo BYD Yuan Pro tem o porte de um SUV compacto tradicional, mas uma boa potência. Combina o motor de 177 cv e 29,7 kgfm com as baterias Blade LFP de 45,1 kWh. A autonomia, de acordo com o Inmetro, é de 250 km.
Faixa baixa: Para carros elétricos populares em cidades com baixo índice de criminalidade, o seguro pode custar entre R$ 2.000 e R$ 3.000 por ano. Faixa média: Carros elétricos de maior valor em regiões com índice médio de criminalidade podem ter seguro entre R$ 3.000 e R$ 5.000 anuais.
Sim! É possível carregar seu carro elétrico em casa, facilitando a sua rotina. Para isso, você tem duas opções: a tomada doméstica ou uma estação de carregamento residencial.
Os valores cobrados variam de R$1,50 a R$2,10 calculado por kw/h. E a duração da recarga se condiciona ao modelo do carro, tipo de corrente elétrica disponível e padrão do posto de recarga de carro elétrico.
Quanto é o IPVA de um carro elétrico em São Paulo?
Os modelos elétricos e híbridos não precisam pagar o imposto no primeiro ano, mas, nos anos seguintes, as alíquotas são reduzidas. Os totalmente elétricos pagarão 0,5% a partir do segundo ano, percentual que passa a 1% no terceiro ano.
A cobrança de IPVA tem passado por mudanças e adaptações para incentivar a venda de carros elétricos e híbridos. Por esse motivo, em alguns estados a isenção total ou parcial do imposto já é uma realidade. A justificativa também é porque os veículos dessas categorias emitem menos gases poluentes.
A boa notícia é que um carro elétrico não é um celular gigante. Suas baterias duram bem mais. Via de regra, retêm entre 80% e 85% da capacidade após oito ou dez anos de uso – daí a garantia média nos EUA, e a da BYD por aqui, ser de oito anos para as baterias. “Dá para dizer que as elas chegam a 12 anos.
Dessa forma, para saber a quantia total para carregar a bateria por completo, é necessário levar em consideração a autonomia do veículo, que é de 280 km. Assim, você vai multiplicar 0,09 por 280, o que dá R$ 25,2 para carregar o veículo totalmente.
Garanta também seu kit de paineis solares BYD e viva ainda mais a economia do carro elétrico! R$ 15.285,00*, com instalação. *Pode ter alteração após a visita técnica. Este valor serve para o todo território do Brasil.
De acordo com a montadora chinesa, a primeira revisão do veículo deve ser feita com 20.000 km rodados ou 12 meses. Até essa quilometragem, o custo da revisão é de R$ 400.
O modelo Dolphin da marca Byd fabricado em 2024 possui versões mais básicas até as mais completas. Variam, segundo a tabela FIPE, de R$ 130.219,00 até R$ 146.948,00 e variam de R$ 141.265,00 até R$ 1...
Quanto gasta de energia para carregar o byd dolphin?
De acordo com a própria fabricante, o BYD Dolphin Mini gasta menos de R$ 0,09 por km carregado. De uma forma mais específica, a tarifa considerada é de R$ 0,85 kWh. Se levarmos isso em conta, para saber qual o valor total para carregar a bateria completamente, precisamos considerar sua autonomia, que é de 280 km.
-BYD Dolphin GS 180EV: IPVA estimado em R$ 2.564,00. -BYD Dolphin Plus 310EV: IPVA aproximado de R$ 3.207,26. -BYD Yuan Plus GL 310EV: IPVA em torno de R$ 4.710,04. -BYD Seal AWD GS 590EV: IPVA estimado em R$ 5.077,52.
É possível carregar seu carro elétrico em São Paulo em diversos pontos, como postos, estacionamentos de shoppings e supermercados, edifícios comerciais e residenciais, entre outros.