Kombi diesel Mas, nesta geração, o que as Kombi de outros países nunca tiveram foi uma versão a diesel. O modelo foi oferecido entre 1981 e 1985, e usava um motor 1.6 de 51 cv e arrefecimento líquido — o primeiro da história da Kombi.
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Que ano saiu Kombi Diesel?
1981. Início das vendas do modelo com motor Diesel, refrigerado a água e radiador dianteiro. Utilizava o motor Diesel 1,5l que equipava o Passat exportação.
O modelo foi oferecido entre 1981 e 1985, e usava um motor 1.6 de 51 cv e arrefecimento líquido — o primeiro da história da Kombi. Por isso ela precisava usar um radiador adaptado na dianteira, que ficava saliente e na mesma linha do para-choques dianteiro.
A Kombi está mais econômica com o novo motor. Segundo a Volkswagen, com 1 litro de gasolina o modelo percorre 10,4 quilômetros na cidade e 11,8 na estrada média de 11 km/l. Com álcool, a marca é de 7,1 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, com a média de 7,8 km/l.
O bocal de abastecimento localizado do lado direito era um tanque de combustível comum, para álcool, e, do lado esquerdo, havia um bocal para gasolina, com o objetivo de auxiliar na partida a frio.
O último encontro da Kombi com a QUATRO RODAS fora em janeiro de 2006, na ocasião da troca de motores, por força da nova lei de emissões, quando o motor a ar deu lugar ao de refrigeração líquida.
O motor é o mesmo das demais Kombis fabricadas naquele momento, o 1.4 refrigerado a àgua, conhecido como o EA-111, que pode ser abastecido com álcool e/ou gasolina em qualquer proporção.
Mas foi só no fim de 2005 que a Kombi ganhou uma de suas mais importantes alterações: a substituição do motor refrigerado a ar pelo “a água” 1.4 Total Flex da família EA111. Sua história segue até agosto de 2013, quando a produção da Kombi foi encerrada.
A Kombi está de volta, mas não é o velho pão de forma derivado do Fusca. A Volkswagen anunciou de forma oficial que a van ID. Buzz virá para o Brasil em um lote de 70 unidades. Essa é a van de estilo retrô, inspirada na Kombi de primeira geração, que atua como carro familiar da nova família de elétricos da Volkswagen.
Problemas: ventoinha não funciona, não trava o volante, não tranca o porta malas, pedal de freio travando, maçanetas das portas saem com facilidade, vazamento de óleo, etc... Opinião do dono: Ao adquirir a kombi realizei um sonho de 40 anos.
A Kombi deixou de ser produzida no final de 2013 por não atender às legislações que entraram em vigor no ano seguinte. O projeto, criado nos anos 1940, não suportava a implementação de airbags frontais e freios ABS. Assim, em 2013 a marca anunciou uma edição de despedida, Last Edition.
1998: A Kombi recebe injeção eletrônica devido as mudanças no programa de emissão de poluentes. Isso fez com que a Kombi ficasse mais potente e mais econômica, além da versão Carat, que tinha itens exclusivos, como bancos de veludo, interior forrado e 7 lugares. A Kombi Carat era chamada também de Kombi de luxo.