“O mosquito pode chegar nos andares maiores pelas escadas ou pelo elevador. Depende de onde o criadouro está”, explica a especialista. Não há estudos que precisem até qual altura o Aedes aegypti pode voar. Apesar disso, ele costuma picar partes mais baixas do corpo, como as pernas.
Mas a picada pode acontecer em outras áreas expostas do corpo. 5- O mosquito não atinge lugares altos. Há pessoas que pensam que, só porque moram em andares altos de prédios, estão livres do mosquito da dengue, mas isso não é verdade.
Dessa forma, eles chegam geralmente até o terceiro andar. Mesmo que os mosquitos possam voar a alturas maiores, o vento e o frio podem atrapalhar o seu voo, a não ser que eles entrem em alguma janela de prédios mais altos.
Seu aparelho bucal é do tipo lambedor-sugador, e por isso só pode ingerir alimentos líquidos ou pastosos. Ótima voadora, a mosca desloca-se a velocidades em torno de 6 a 8 km/h e pode atingir de 1 a 5 km de distância de seu nascedouro, embora a maioria delas procure permanecer nas imediações (100 a 500 metros).
Aqui estão 4 curiosidades que talvez você não soubesse sobre o mosquito da dengue: Altura de voo: o Aedes voa apenas até um metro acima do chão, o que significa que não adianta tentar repelir o mosquito no alto. Ele está mais próximo do solo, na altura das pernas.
É verdade que o mosquito não consegue atingir locais altos?
No entanto, ele pode chegar até alturas mais elevadas considerando que o mosquito tem possibilidades de usar como transporte elevadores, condução de embalagens de materiais em geral, brinquedos, caixas de ferramentas e uma infinidade de outros recursos que podem conduzi-lo até a cobertura de qualquer edifício.
De forma geral, “podemos capturar insetos a 1,5 km ou 1,8 km de altitude”, explica Phil Pellitteri, pesquisador da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos.
O macho é capaz de realizar voos curtos, com distâncias entre 2 a 3 metros. A conhecida barata de esgoto (Periplaneta americana) requer uma fonte de água e prefere alimentos fermentados. Ela pode ser encontrada em esgotos e porões, particularmente em torno de ralos e canos.
Uma mosca doméstica tem olhos compostos, formados por mais de 3 mil minúsculas estruturas chamadas omatídeos. Eles fornecem quase 360 graus de visão periférica.
Eles alcançam altos andares de apartamentos de uma forma bem simples: sobem pelo elevador. “Há água acumulada na fossa do elevador. Os pernilongos também voam de um apartamento para outro”, afirma.
O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa.
Os mosquitos são atraídos pelo gás carbônico (CO₂) que exalamos ao respirar. Este gás serve como um sinalizador para os mosquitos, indicando a presença de um potencial hospedeiro nas proximidades. Além do CO₂, nossa respiração também libera outros compostos orgânicos que podem atrair esses insetos.
É verdade que a picada do mosquito da dengue não coça?
Conhecido por ser o mosquito transmissor de doenças como a dengue e febre amarela, o Aedes aegypti não provoca nenhuma lesão ou irritação na pele com a sua picada, a qual costuma passar despercebida, sem causar coceira ou dor.
Não há estudos que precisem até qual altura o Aedes aegypti pode voar. Apesar disso, ele costuma picar partes mais baixas do corpo, como as pernas. “Realmente, é mais difícil os mosquitos chegarem a andares superiores”, explica. Contudo, segundo a especialista, é uma questão relacionada também às condições ambientais.
Outro fator que auxilia o tempo de reação das moscas é a presença de um par de estruturas peculiares no tórax chamadas de halteres ou balancins. Os halteres são, na verdade, asas super modificadas, cobertas por sensores que auxiliam na estabilidade durante o voo – o que permite à mosca executar manobras muito rápidas.
Para voar, as borboletas dependem da energia do sol, captada por suas asas. 2. Elas conseguem enxergar em um raio de 360 graus. Seus olhos são formados por 12 mil pequenas partes que geram imagens em todos os sentidos.
O papel das baratas na decomposição da matéria orgânica é vital para manter a limpeza dos ambientes naturais. Ao consumir detritos, elas não apenas removem a matéria em decomposição, mas também aceleram o processo de reciclagem de nutrientes.
Os pernilongos são capazes de voar a até 50 metros de altura. Eles raramente se afastam mais de 300 metros do local onde nasceram. São as fêmeas que sugam o sangue de mamíferos, aves e anfíbios para depois produzirem os ovos. Os machos vivem de néctar ou seivas vegetais.
Devido ao seu pequeno tamanho, as baratas entram facilmente por qualquer fresta, passando por debaixo das portas, por uma brechinha no forro ou piso de madeira. Mas como estamos falando de um inseto que possui asas, elas também podem entrar pelas janelas que não possuem rede anti-inseto.
O grilo-doméstico voa? Embora tenham quatro asas, os grilos-domésticos raramente voam. Na verdade, preferem correr ou saltar. Com as suas patas podem saltar acima dos 30 centímetros!
Após o monitoramento de um bando, foi confirmado que algumas aves chegaram a subir 6 mil quilômetros de altitude. Isso surpreendeu a todos, visto que, a 6 mil metros, o oxigênio é escasso, e a temperatura fica abaixo de zero.
Podendo voar em um raio de até 100 metros de distância, o mosquito é capaz de deixar a residência para colocar os ovos em outro local, caso ali não encontre um recipiente com água parada, e ainda voltar para a mesma casa onde ele consegue alimento.