Quando se trata da pitaya, a resposta é sim, é permitido comer todo o fruto, incluindo a casca, sem prejuízos à saúde. Além de ser saudável comer a casca, esta é uma excelente opção de alimento para os vegetarianos e veganos.
Apesar de todos os benefícios para a saúde, a pitaia não deve ser consumida em excesso. A quantidade de fibras e suas características laxativas podem causar diarreia leve quando o consumo é alto, recomenda-se ingerir até 100 gramas por dia.
A fruta é escamosa e possui três principais variedades para o consumo: Hylocereus polyrhizus, vermelha por dentro com casca rosada, conhecida como pitaia vermelha, a Hylocereus megalanthus, com polpa branca e casca amarela, que é a pitaia-amarela, e a Hylocereus undatus, de polpa branca e casca rosada, que é a mais ...
Não existem contraindicações para ingestão de pitaya. A casca, entretanto, não deve ser ingerida, pois ela pode causar problemas intestinais. Lembrando que o consumo exagerado de qualquer alimento pode causar efeitos colaterais.
A pitaya (Selenicereus setaceus Rizz.) fruta produzida por diferentes espécies e gêneros de plantas cactáceas, pode ser consumida ao natural ou processada na forma de sorvetes, sucos, vinhos e saladas.
Agora, você já sabe como plantar pitaya! Para fazer a colheita da pitaya, a dica é observar quando os frutos assumirem colorações intensas. Esse é um sinal de que a planta está madura e pronta para ser retirada da terra.
A pitaya é uma fruta que tem vários benefícios para a saúde, podendo favorecer a perda de peso e combater doenças como osteoporose, anemia, alterações cardíacas e gastrointestinais.
“Ela faz parte do grupo das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) que são autoimunes e causam um processo inflamatório crônico. Extremamente agressiva, provoca lesão intensa no intestino, levando à desnutrição, além dos sintomas de dor e diarreia.
Rica em Vitamina B3 (niacina) – Ajuda a manter uma pele saudável e normal e regula também a função psicológica e funcionamento do sistema nervoso; Rica em Fibras – Contribui para a saúde intestinal e promove a sensação de saciedade.
A pitaia, também conhecida como fruta-do-dragão, é o fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China. O termo "pitaia" significa "fruta escamosa".
De acordo com Juliana Maciel, nutricionista parceira da Frooty, dependendo da variedade, a cor da casca e da polpa da pitaya podem ser diferentes, sendo que a vermelha é a mais rica em antioxidantes em comparação com as versões amarela e branca.
É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre quais partes das frutas podem realmente comer. Quando se trata da pitaya, a resposta é sim, é permitido comer todo o fruto, incluindo a casca, sem prejuízos à saúde. Além de ser saudável comer a casca, esta é uma excelente opção de alimento para os vegetarianos e veganos.
Ômegas: "A pitaya também é rica em ômegas 3, 6, vários ácidos graxos especiais. Então se ela é rica em ômegas, ela é uma protetora cardiovascular. Então nós podemos já dizer que a pitaya evita acidentes do coração."
Tanto a polpa quanto a casca da pitaya são ricas em polifenóis, que têm ação antioxidante e contribui no combate dos radicais livres. Além disso, a casca possui um fitoquímico, que exerce a função de impedir o crescimento de células que podem causar o câncer.
Pitaya e beterraba têm efeito esperado na coloração das fezes. O consumo irá, fatalmente, alterar a cor das fezes na próxima ida ao banheiro. É normal.
Graças ao seu teor significativo de vitamina C, a pitaya é uma excelente aliada para fortalecer o sistema imunológico. Essa vitamina é essencial para a produção de glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa do organismo contra infecções e doenças.
Anticancerígena. Estudos têm mostrado que os compostos bioativos encontrados na pitaya, como ácidos fenólicos, flavonoides e betacianina, podem promover atividades preventivas ao câncer. A pitaya contribui com o funcionamento do sistema imunológico e a redução da progressão e do crescimento de tumores.
As fibras da pitaya também ajudam a manter a saciedade por mais tempo, contribuindo para normalizar os níveis de açúcar no sangue. Por isso, o consumo da fruta é ideal para pessoas com diabetes ou que estão seguindo uma dieta para perda de peso.
O fruto do mandacaru é uma baga, ovóide, com aproximadamente 12cm de comprimento, vermelho, carnoso, de polpa branca, com inúmeras sementes pretas e bem pequenas. As flores noturnas são visitadas por mariposas e morcegos, de janeiro a agosto.
A Selenicereus undatus, ou flor-de-pitaya, atinge até 1,5 m de altura e produz flores na cor branca. Ela pode ser cultivada em ambientes externos, contanto que receba de 6 a 8 horas de luz solar direta por dia e plantada em vasos, jardineiras ou direto em canteiros nos jardins.