O transporte ou venda de folhas de coca é uma atividade proibida no Brasil, de acordo com a legislação vigente. Aqueles que são flagrados realizando tal atividade são sujeitos a penalizações severas, incluindo a possibilidade de enfrentar até 3 anos de reclusão.
Cerca de 1,5 mil pés de coca foram arrancados em três dias. Há três dias, a Polícia Civil de Mâncio Lima, interior do Acre, tem se dedicado a incinerar pés de coca encontrados em ao menos quatro áreas da cidade. A primeira plantação foi descoberta na segunda (10), quando policiais iniciaram a retirada das plantas.
A coca é uma planta nativa da Bolívia e do Peru, é um vegetal arbustivo. O princípio ativo analgésico contido na coca foi descoberto pelos Incas, desde a época desse povo aos dias atuais a folha dessa planta é tradicionalmente mastigada nas áreas de relevo mais elevado, principalmente nas mediações dos Andes.
Posso levar folhas de Coca para o Brasil? Não, o Brasil não permite e classifica o ato como “tráfico internacional de drogas”, de acordo à lei 11.343/2006, pois considera a coca uma droga. A folha de coca não é droga, porém é uma das matérias primas utilizadas na fabricação da cocaína.
A utilização da folha de coca segue o mesmo princípio, ou seja, usar a cocaína contida na folha (ainda que em quantidades mínimas) para ajudar a libertar o sujeito da dependência.
28 da Lei de Drogas). Por quê? Porque a folha de coca não é, em si, considerada droga. Na verdade, ela é uma das plantas que podem originar substâncias entorpecentes e/ou psicotrópicas.
O refrigerante Coca-Cola normal tem como ingredientes, aromatizantes naturais, água gaseificada, açúcar, cafeína, extrato de Noz de cola, corante caramelo IV, acidulante Ácido Fosfórico (INS 338).
Segundo a legislação brasileira, o uso da coca só é autorizado para fins terapêuticos, após permissão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A folha de coca pode ser comprada nos diferentes mercados das regiões andinas. A compra de toneladas é restrita. Apenas uma quantia regulamentada por cada país pode ser comprada.
As folhas de coca contêm diversos componentes químicos conhecidos como alcaloides. Nos dias atuais, o mais conhecido entre esses componentes é a cocaína, extraída e purificada por complexos processos químicos.
O abuso de cocaína tem suas raízes nas grandes civilizações pré-colombianas dos Andes que, há mais de 4500 anos, já conheciam e utilizavam a folha extraída da planta Erythroxylon coca ou coca boliviana, como testemunham as escavações arqueológicas do Peru e da Bolívia.
A razão desses números é a demanda para a fabricação de um dos mais conhecidos produtos norte-americanos, a Coca-Cola, vendida em mais de 200 países, que tem em sua fórmula um extrato "descocainizado" de folhas de coca. Ou seja, o refrigerante não tem cocaína, que é retirada por meio de processos químicos.
Por ter baixo rendimento nos processos químicos para obtenção, a cocaína é uma das drogas mais adulteradas no Brasil. O país está no preocupante segundo lugar no ranking mundial no consumo da droga, ficando atrás apenas dos EUA.
O Sistema Coca‑Cola Brasil é composto por sete grupos de fabricantes franqueados mais a empresa Verde Campo e a parceria com a Leão Alimentos e Bebidas. São eles: Andina, Bandeirantes, Brasal, Femsa, Solar, Sorocaba e Uberlândia. Veja abaixo os endereços e telefones de cada fábrica.
Historicamente, a coca era cultivada nas florestas montanhosas do leste dos Andes, na Bolívia e no Peru, onde a folha é consumida como um estimulante leve por meio de infusões ou mastigação.
No Brasil, o simples fato de cultivar o arbusto da coca, é crime. A presente pesquisa se refere às drogas ilícitas, segundo a legislação brasileira. Outro termo que deve ser esclarecido é 'narcótico', que é derivado do grego, da raiz narké, significando torpor que advém do mito de Narciso.
Enquanto um acalma, tranquiliza, o chá de coca (ou "mate de coca", como eles dizem) tem efeito levemente estimulante, mas longe do "barato" que quem não conhece imagina provocar. Não é à toa que os nativos costumam mascar suas folhas para driblar o cansaço trazido pelo ar rarefeito nos altiplanos e nas montanhas.
De acordo com ele, o efeito da bala no corpo pode ser o mesmo causado nas pessoas que mascam a folha de coca, como aumento da oxigenação do sangue, e, por isso, o produto é usado pelos povos andinos para enfrentar elevadas altitudes, onde o ar é mais rarefeito.
Porque o cultivo da coca é considerado legal na Bolívia?
Isso porque, ao contrário do que acontece na maior parte dos países, inclusive no Brasil, a folha de coca não é ilícita na Bolívia, por conta da tradição do seu uso pela população indígena, que ainda hoje é a maioria da população local.
A infusão conserva algumas das propriedades farmacológicas da folha de coca e a comercialização em carteiras filtrantes é legal em Peru e Bolívia, ao igual que a farinha de coca. O chá é de cor verde amarelado e tem um ligeiro sabor amargo, algo parecido ao do chá verde, mas com um sabor ligeiramente mais doce natural.
Atualmente, sabe-se que a famosa receita guardada à sete chaves conta com xarope de milho rico em frutose, cafeína, ácido fosfórico e o nunca identificado 7X. Além deles, alguns curiosos sugerem que a bebida ainda contém baunilha, limão e até lavanda.