A condensadora é projetada para resistir ao clima externo, principalmente à incidência de luz solar direta. Se caso for possível, pode-se fazer uma cobertura para a condensadora a fim de garantir uma eficiência ainda maior, sempre respeitando as instruções no manual para a construção desta proteção.
Telhado para proteger a condensadora do ar-condicionado. Caso o seu ar-condicionado já esteja instalado em algum local que a condensadora fique exposta ao sol, uma solução para você corrigir esse problema é construir um telhadinho em cima do aparelho.
Além de arejado, amplo e aberto, é preciso que o aparelho seja instalado em um ambiente seco, daí a importância de evitar locais como banheiro, lavanderia, etc. Luz direta na unidade condensadora também deve ser evitada. Caso isso ocorra, procure proteger o aparelho, como por exemplo com o auxílio de um toldo.
A unidade condensadora fica na parte externa da construção, que ainda deve ter fácil acesso para manutenção, reparos e limpeza. O espaço para posicionar esta unidade também deve ter ventilação adequada, se possível evitando a chuva.
Portanto, se colocar a condensadora em um ambiente fechado, isso pode causar a um superaquecimento da unidade, o que pode danificar os componentes internos e diminuir a eficiência do aparelho.
O condensador pode ser fixado na fachada por meio de suportes com grau de resistência mecânica e buchas adequadas, além dos amortecedores de vibração. “Essa unidade também pode ficar no chão, com um calço de borracha para equilibrar o nível de vibração do equipamento”, acrescenta Amparo.
Qual a maneira correta de desembalarmos os nossos compressores e unidades condensadoras? O compressor não deve ser deitado ou virado de cabeça para baixo, para evitar possíveis vazamentos de óleo e problemas de funcionamento. O condensador deve ser removido cuidadosamente da embalagem, para não ser danificado.
Como proteger a condensadora do ar-condicionado do sol?
A capa da DAIM é uma solução ideal para proteger seu condensador de ar-condicionado do sol intenso e das intempéries. Com dimensões de 102 cm de largura, 62 cm de profundidade e 22 cm de altura, esta capa é projetada para maximizar a eficiência energética do seu aparelho.
E sim, caso esteja se perguntando, você pode instalar a condensadora embaixo de um telhadinho, desde que essa mantenha certa distância da mesma, especialmente nas do tipo redonda (ou tambor), pois a ventilação costuma ficar na parte de cima.
Ocasionalmente, durante os dias de chuva leve, o uso do ar-condicionado pode ser feito moderadamente durante alguns instantes. Apenas para climatizar o ambiente. Entretanto, o uso contínuo não é recomendado, visto que a umidade da chuva pode acabar danificando o motor do produto.
A condensadora de um ar-condicionado split pode pegar chuva pelo fato de que ela é projetada para ficar do lado de fora de um ambiente. Mas para que isso aconteça, o instalador observará as melhores maneiras de realizar o seu serviço sem prejudicar o aparelho futuramente, evitando a superexposição da peça ao clima.
Onde pode ficar a condensadora do ar-condicionado?
Caso seja instalada em um ambiente fechado, garanta que a unidade condensadora irá receber ar fresco na entrada do condensador e terá a saída de ar quente livre. Evite também locais com alta incidência de raios solares, poeira, chuvas e fortes correntes de ar, que podem influenciar no bom funcionamento do equipamento.
Tem problema molhar a parte de fora do ar-condicionado?
O ar-condicionado pode ficar na chuva? A resposta rápida e direta é sim: a condensadora do ar-condicionado (parte externa) é resistente à chuva, neve e sol.
Um compressor contaminado é causado pela limpeza ruim no sistema, podendo ter o filtro saturado e o óleo contaminado. Já as placas quebradas provavelmente são causadas pela sucção pela linha baixa de pressão.
Esconder a condensadora do ar-condicionado vai comprometer o funcionamento do seu eletrodoméstico inteiro. Se o motor do produto precisa ser ventilado e por alguma razão ele ficar coberto, as chances de causar problemas futuros, como superaquecimento, são bem grandes.
Afinal, passar o dia inteiro em um ambiente com ar-condicionado e sair no calor, ou ficar exposto a altas temperaturas, e logo em seguida entrar em um ambiente refrigerado faz mal para a saúde? De acordo com o cardiologista Guilherme Bertão, a resposta é: "sim!".
Em condições normais de projeto a temperatura do refrigerante no condensador é de aproximadamente 40,5 o. C A temperatura de entrada de água no condensador é de aproximadamente 11 o. C a menos (29,5o. C e sobre aproximadamente 5,5o.
Quantos graus colocar no ar-condicionado para resfriar?
Talvez você já tenha sido questionado sobre esse assunto, então seguem algumas informações muito importantes para observar! De acordo com indicação da própria ANVISA, no verão, a temperatura ideal para aparelhos de ar-condicionado é 23º C, no modo "Cool" (resfriar).