Óleo de moto e de carro é tudo igual – MITO Por isso, os lubrificantes para automóveis possuem componentes que podem danificar o sistema de transmissão das motos. O ideal é usar um óleo desenvolvido especificamente para as motos, garantindo proteção, durabilidade e melhor desempenho.
O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor. Quando se completa o nível com um produto diferente, há o risco dos aditivos não serem compatíveis, podendo anular seus benefícios, não lubrificar de forma eficiente e comprometer seriamente o funcionamento do veículo.
O que acontece se colocar óleo errado no motor da moto?
A escolha errada de um óleo fará com que seu desempenho não consiga lidar com as exigências do motor, criando, consequentemente, problemas como formação de depósitos, desgaste elevado, aumento de temperatura, aumento de consumo de combustível e até mesmo a quebra do motor.
Os motores de carros tendem a ser maiores e mais complexos do que os de motos. Portanto, eles geralmente exigem óleos mais espessos, ou seja, com uma viscosidade mais alta. Essa viscosidade ajuda a proteger as partes móveis do motor de carros de maior porte, que geram mais calor e atrito.
O Pro Honda 20W50 mineral é a opção mais econômica, ele é ideal para motores mais antigos, pois o óleo totalmente mineral proporciona maior resfriamento e melhor proteção da sua motocicleta Honda.
Por isso, os lubrificantes para automóveis possuem componentes que podem danificar o sistema de transmissão das motos. O ideal é usar um óleo desenvolvido especificamente para as motos, garantindo proteção, durabilidade e melhor desempenho.
“Será que posso usar óleo de carro no motor da minha moto?” Se essa pergunta já passou pela sua cabeça, a resposta é NÃO! Jamais misture ou coloque óleo de carro em sua motocicleta, ele pode causar um desgaste prematuro no motor, além de prejudicar o desempenho da sua embreagem.
Os tipos de óleo utilizados em motocicletas podem ter origem mineral, sintética ou ser uma mistura dos dois. Extraído a partir de componentes do petróleo, o óleo mineral é a opção mais simples e barata. Ainda assim, pode ser utilizado na maioria dos motores mais comuns e deve ser trocado, em média, a cada 5 mil km.
Completar o nível não reinicia a contagem, a mistura do óleo usado com o novo vai acelerar a degradação das peças. Dependendo do modelo da moto, os manuais aconselham realizar a troca em intervalos de 5 mil até 15 mil km, certifique-se qual a km indicada pelo fabricante no manual.
O manual do usuário da sua moto fornecerá os intervalos de manutenção recomendados, mas como regra geral: O óleo mineral deve ser trocado a cada 3.000 a 4.000 quilômetros. O óleo semissintético deve ser trocado a cada 5.000 a 7.000 quilômetros. O óleo sintético deve ser trocado a cada 7.000 a 10.000 quilômetros.
Se a motocicleta rodar com nível de óleo muito baixo, as funções básicas do lubrificante citadas no parágrafo anterior, serão comprometidas e danos catastróficos ocorrerão devido ao contato metálico excessivo. Neste cenário, o motor pode superaquecer e fundir-se.
O que acontece quando acaba o óleo do motor da moto?
Quando há falta de óleo no cárter, haverá pouca lubrificação das peças o que leva à aceleração do desgaste. Ou seja, elas podem parar de funcionar e precisar serem trocadas. Com o motor, o problema pode ser ainda pior. A falta de óleo pode levar ao superaquecimento do motor que acaba se fundindo.
Se o óleo ficar abaixo do mínimo, o motor pode ser seriamente prejudicado por falta de lubrificação. Segundo a fabricante Lubrax, se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas.
Óleo semissintético de alta performance, especialmente desenvolvido para proporcionar excepcional limpeza e proteção de motores de todos os tipos de motocicletas.
Problemas de vedação: Alguns óleos possuem aditivos que afetam a integridade dos materiais de vedação, como selos e gaxetas. Ao misturar lubrificantes, você corre o risco de causar vazamentos e danos a esses componentes.
Qual a diferença de óleo de moto para óleo de carro?
A principal diferença entre um lubrificante e outro, na prática, está nos aditivos químicos colocados neles. E o fator mais importante para isso é onde o óleo percorre na moto, pois não é o mesmo caminho no carro.
O que acontece se colocar óleo diferente no motor?
a) Uso do óleo lubrificante incorreto no motor – Geralmente quando se utiliza um lubrificante com nível de desempenho inferior ao recomendado pelo fabricante do veículo. Mesmo reduzindo o período de troca, pode haver problemas de formação de borra devido ao envelhecimento (oxidação) precoce do lubrificante.
O óleo 15w40 é recomendado para motores de alto desempenho, ou seja, perfeito para lubrificação de motores a quatro tempos. O desempenho é garantido para motores turbinados e aspirados a gasolina, GNV e etanol. Esse modelo de óleo é usado para garantir um melhor desempenho e mais proteção contra o desgaste do motor.
motor de moto funciona como o motor do automóvel, então não haveria problema em usar. o óleo do motor do carro na motocicleta. Mas tem problema sim. e é tão simples a explicação, a motocicleta tem o óleo do motor.
O Óleo 10w40 4T Semissíntetico da Yamalube é recomendado para motores de motocicletas de qualquer categoria, com motores quatro tempos flex (ou bicombustíveis) e à gasolina, quando requerido um lubrificante que atenda à especificação SAE 10W-40 API SL e JASO MA T 903:2011 ou anteriores.
Um óleo de motor 20W-50 é tipicamente usado em veículos mais antigos ou em climas particularmente quentes. O Castrol GTX 20W-50 foi especialmente formulado para ajudar a prolongar a vida útil do seu motor, mantendo-o sem resíduos mesmo quando estiver operando em temperaturas extremamente altas.
Se você tem uma moto como essa, podemos indicar dois produtos, o primeiro com base mineral, principalmente para modelos lançados até 2010, o 3000+. Ele é um lubrificante mineral de alto desempenho, reforçado com aditivos para assegurar proteção e longevidade do motor e do câmbio.
Cada tipo de óleo tem sua função específica e é adequado para diferentes carros e circunstâncias. Por exemplo, o óleo de motor 15W40 possui uma viscosidade mais fina, sendo ideal para climas mais frios. Já o 20W-50 é recomendado para temperaturas mais altas, quando o motor trabalha em condições de operação mais quente.