Aciclovir creme deve ser usado apenas para uso tópico (aplicação na pele). Não deve ser ingerido. Lave suas mãos antes e depois do uso de aciclovir creme. Evite esfregar a lesão ou tocá-la com a toalha, para evitar o agravamento ou transferência da infecção para outra região.
Os sintomas da superdose são enjôo (náusea), vômitos, dor de cabeça e confusão. O creme de aciclovir não deve ser ingerido, mas caso haja ingestão acidental, procure também por atendimento médico imediato.
Recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. O uso deste medicamento é contra-indicado em caso de hipersensibilidade conhecida ao aciclovir 1.
Embora seja indicado para herpes genital, é importante observar que o Aciclovir creme não deve ser aplicado em mucosas, podendo causar irritação em áreas como boca, olhos e vagina. Em caso de dúvidas, é aconselhável buscar orientação junto ao médico, farmacêutico ou cirurgião-dentista.
Aciclovir – Tudo Sobre Este Antiviral – Dr. Paulo Müller Dermatologista.
Como tomar aciclovir para boca?
Um comprimido de 200mg, quatro vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente seis horas. Muitos pacientes podem ser convenientemente controlados com um regime de 400mg, duas vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 12 horas.
A cicatrização das lesões ocorre dentro de 7 a 10 dias, desde que o tratamento seja iniciado rapidamente. Herpes-Zóster : A redução da dor e a progressão das lesões costumam ser notadas em cerca de 2 a 3 dias após o início do tratamento.
Como o comprimido se dissemina pela corrente sanguínea, seu uso é mais amplo. Já a pomada tem ação local, principalmente na prevenção e no tratamento das lesões visíveis. Há ainda a pomada oftálmica, indicada para o tratamento de ceratite. Essa é uma inflamação da córnea associada à infecção pelo herpes simplex.
Dependendo da gravidade do surto de herpes, o dentista ou médico pode prescrever medicamentos antivirais tópicos, ou de uso oral: Aciclovir ou penciclovir tópico; Aciclovir, fanciclovir ou valaciclovir de uso oral.
O tratamento de infecções pelo vírus Varicella zoster; A profilaxia de infecções por Herpes simplex em pacientes imunocomprometidos; A profilaxia de infecções pelo citomegalovírus (CMV) em pacientes transplantados de medula óssea.
A pomada vaginal pode ser usada durante a menstruação, não devendo ser interrompida durante esse período. Além disso, a menstruação não interfere no efeito da pomada.
O aciclovir creme não é recomendado para ser aplicado em mucosas, como boca, olhos ou vagina, pois pode causar irritação. Tome cuidado especial para evitar o contato do creme com os olhos.
A dose necessária de aciclovir deve ser administrada por infusão intravenosa (através das veias) lenta, pelo período de uma hora. Cada frasco de aciclovir deve ser diluído com 10mL de água para injeção ou infusão intravenosa de cloreto de sódio (0,9% p/v). Isso resulta numa solução contendo 25mg de aciclovir por mL.
O aciclovir é eliminado primariamente inalterado na urina, via secreção tubular renal ativa. Qualquer droga administrada concomitantemente, que afete esse mecanismo, pode aumentar a concentração plasmática do aciclovir.
O aciclovir não cura a infecção, porém, tem-se a melhora dos sintomas em cerca de 4 a 5 dias. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, ou seja, desde os primeiros sinais ou sintomas de herpes, como queimação, coceira ou dormência na pele ou mucosa, por exemplo, ocorre melhora mais rápida.
Um comprimido de aciclovir 200 mg, cinco vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente quatro horas, pulando a dose noturna. O tratamento precisa ser mantido por cinco dias, e deve ser estendido em infecções iniciais graves.
as reações adversas mais comumente associadas ao Aciclovir 1 têm sido aquelas relacionadas ao trato gastrintestinal, como náuseas 2, vômitos 3, diarréia 4 e dores abdominais. Foram relatadas erupções cutâneas 5 em alguns pacientes, que desapareceram espontaneamente com a descontinuação do tratamento.
O medicamento pode aumentar o risco de cicatrização inadequada da micropigmentação. Isso ocorre porque o Roacutan pode deixar a pele mais fina e frágil, o que pode dificultar a cicatrização. Além disso, o Roacutan pode aumentar o risco de infecções, o que também pode afetar a cicatrização da micropigmentação.
O aciclovir creme não é recomendado para ser aplicado em mucosas, como boca, olhos ou vagina, pois pode causar irritação. Tome cuidado especial para evitar o contato do creme com os olhos.
O que é bom para cicatrizar micropigmentação labial?
Aplique creme cicatrizante ou hidratante na área pigmentada, de acordo com as indicações fornecidas pelo profissional que realizou a micropigmentação. O creme vai ajudar a manter a área hidratada, combater a comichão e acelerar o processo de cicatrização. Evite coçar ou mexer demasiado na área pigmentada.
É importante usar uma escova de cerdas macias, fio dental e o enxaguante bucal recomendados pelo dentista, realizando a escovação com mais suavidade. Além disso, o ideal é começar a aplicar a aciclovir (pomada para afta de uso tópico) o quanto antes para acelerar a cicatrização e diminuir a dor.
Se você está usando algum dos medicamentos listados abaixo, converse com seu médico antes de usar aciclovir: − probenecida (usado para tratar gota) − cimetidina (usado para tratar úlcera péptica) − medicamentos como micofenolato de mofetila (usado para prevenir rejeição após transplante de órgãos).
O aciclovir é a medicação antiviral mais utilizada. Outras opções, como valaciclovir e fanciclovir, possuem uma posologia mais confortável, porém tem custo mais elevado.