Segundo os pediatras, médicos especialistas em cuidados com bebês, não há um consenso sobre esse período. Mas a maior recomendação para o tempo ideal para sair com recém-nascido é a partir do terceiro mês de vida, com passeios breves. Isso se dá ao fato de o bebê já ter tomado as principais vacinas.
A partir de quando o bebê pode sair? Embora alguns profissionais recomendem os passeios só após o primeiro ou do segundo mês de vida, quando as primeiras vacinas já tiverem sido aplicadas, se o bebê estiver bem (e a mãe também) eles podem sair desde o início.
É extremamente perigoso e contraindicado transportar bebês no colo enquanto estiver dirigindo. Isso aumenta significativamente o risco de lesões graves ou fatais em caso de acidente, mesmo em situações de frenagem brusca.
Passadas as primeiras semanas, a família poderá passear com seu bebê, evitando locais cheios ou aqueles com aparelhos de ar-condicionado muito frios (restaurantes, por exemplo). Os locais mais indicados para passear são ao ar livre, preferencialmente no período entre oito e dez horas e após às 16 horas.
Para sair com o bebê à noite, é preciso se atentar ao ambiente, e é necessário saber como cuidar de forma correta para que ele possa estar seguro neste período fora de casa. Um dos maiores cuidados – decorrente da pandemia – é evitar a exposição do bebê a aglomerações.
Quando é SEGURO SAIR de CASA com meu RECÉM-NASCIDO?! | Dra Jannuzzi
Pode sair com RN de 10 dias?
Segundo os pediatras, médicos especialistas em cuidados com bebês, não há um consenso sobre esse período. Mas a maior recomendação para o tempo ideal para sair com recém-nascido é a partir do terceiro mês de vida, com passeios breves. Isso se dá ao fato de o bebê já ter tomado as principais vacinas.
Pode sair de casa, só não deve frequentar lugares com aglomeração de pessoas, como festas infantis, supermercados e shoppings. Desde que o tempo esteja bom, os passeios ao ar livre estão liberados também. O sistema imunológico da criança é frágil e por isso é bom evitar expô-la a vírus e a bactérias que circulam no ar.
Quando o verão chega, traz junto uma dúvida que muitas mães e pais de bebês têm: pode usar ventilador ou ar-condicionado no quarto das crianças ou ambiente onde elas brincam e passam uma boa parte do tempo? A resposta é sim, mas com muito cuidado, e só se for realmente necessário.
Doença infecciosa aguda também conhecida como “mal de sete dias”, grave, não contagiosa, que acomete o recém nascido nos primeiros 28 dias de vida, tendo como manifestação clínica inicial a dificuldade de sucção, irritabilidade e choro constante.
É obrigatório sair da maternidade com o bebê no bebê conforto?
Para o bebê sair do hospital em segurança, a Lei da Cadeirinha, sancionada em 2008 pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), rege a obrigatoriedade de uso do bebê conforto para o transporte de crianças a partir de 0 anos em veículos.
Na pediatria, a partir do 28º dia de vida deixa de ser considerado um recém-nascido, e passa a ser considerado um bebê, ou lactente. Esse termo é utilizado até os 24 meses de idade, e a partir de 2 anos já é considerado como criança.
Não há um consenso quanto a partir de que semana é possível sair com o bebê - cada médico avaliará a condição de saúde do recém-nascido e da mãe - mas, em geral, a indicação é que isso seja feito a partir do segundo ou terceiro mês de vida.
1A via de parto pode influenciar no sistema imunológico da criança. 2A recomendação costuma ser de que o recém-nascido saia de casa para passeios breves. 3A maioria dos especialistas orienta que sair com bebê de 2 meses deve ser evitado. 4A amamentação é fundamental para a formação do sistema imunológico da criança.
O puerpério é o período que se inicia após o parto. Também conhecido como quarentena ou resguardo, pode se estender até a sexta ou oitava semana depois que o bebê nasce.
Não existe uma recomendação exata sobre o momento em que é permitido sair de casa com um recém-nascido. O ponto mais importante é seguir a recomendação do seu pediatra para o seu bebê.
O bebê pode sim tomar banho todos os dias, mas segundo a SBP, os banhos também podem ser espaçados, com intervalos de 3 a 4 dias entre eles. Porém, mesmo sem o banho é preciso manter a higiene, principalmente das dobrinhas e da área de fraldas. E quanto a quantidade de banhos por dia, não existe um limite.
O mais comum é os pais acharem que a iluminação do quarto infantil, ainda que baixa, é essencial para que o seu sono seja reparador. No entanto, vários estudos demonstram que os pequenos não precisam de luz para dormir. Aliás, terão noites mais saudáveis se se acostumarem com o escuro.
Dificuldade em mamar / sucção débil / vómito; Hipotonia acentuada / sonolência persistente, que interfere com a alimentação; Cheiro fétido ou rubor periumbilical; Diarreia (dejeções aquosas, abundantes e numerosas, diferentes das dejeções do leite materno);
Embora ele não tenha muito controle sobre suas mãos, ele terá controle muito bom sobre seus olhos e pode estudar os objetos ao seu redor. Dorme de três a quatro horas sem interrupção. Se o bebê dormir mais do que isso, você deve acordá-lo para alimentação.
Quando o bebê tem de três a quatro meses, ele pode distinguir as cores e se concentrar em objetos menores. Aos quatro meses de idade, a percepção de profundidade começa a se desenvolver e o pequeno ficará melhor em detectar pequenos objetos e rastrear coisas em movimento com os olhos.
“Claro que depende de outros fatores, mas a média para sair como o bebê é de, aproximadamente, 2 meses, porque nesses 60 dias de vida ele já recebeu aleitamento materno – que fornece anticorpos contra as doenças infectocontagiosas – por um bom período, já tomou as principais vacinas e está aprendendo a se proteger ...
O sistema imunológico do recém -nascido nessa fase é pouco desenvolvido. Sendo assim, a criança fica mais exposta aos vírus, bactérias e outros agentes causadores das doenças. Então, sair com bebê de casa antes da hora, pode acabar sendo arriscado para a saúde dele.