Visando uma cicatrização eficaz, o ferimento precisa estar com curativo bem feito ou com Cola cirúrgica e protegido por cima, com bandagens cirúrgicas de algodão, para evitar o contágio de microrganismos e sujeiras.
Quando deixamos de colocar um curativo sobre ela, o que acontece é que o contato com o ar torna o ferimento ressecado, aumentando a dor e desacelerando a cicatrização. Funciona mais ou menos assim: tão logo nos ferimos e começa a sangrar, o corpo entra em ação para estancar o sangramento.
Esterilize a ferida – Você deve utilizar gaze umedecida com a solução indicada pelo médico e limpar a ferida em forma circular. Comece por onde se encontram os pontos de sutura e, a partir dele, esterilize toda a área em volta, de dentro para fora, pois assim evita que as bactérias externas entrem.
Cuidados com a Cicatrização das Feridas com Pontos - Dr Guilherme Bittner
Como fazer curativo em cima do ponto?
Lavar a ferida com água fria corrente e sabão neutro ou soro fisiológico; Secar a ferida com gaze seca ou pano limpo; Cobrir a ferida com gaze seca e prende-la com um esparadrapo, band-aid ou curativo pronto, que se vende nas farmácias.
É melhor cobrir o machucado ou deixar ele respirar?
E já adiantamos que deixar o ferimento “respirar” não acelera em nada a cicatrização. Pelo contrário. Isso pode atrasar o tempo de cura, além de a área ficar mais dolorida e exposta a infecções.
Estudos indicaram que a regra das 48 horas faz pouca diferença. Lavar uma ferida suturada com água e sabonete – ou simplesmente molhá-la e ponto – nas primeiras 12 horas não representou um problema.
Olá, o micropore pode ser utilizado de 01-02 semanas após a retirada dos pontos, ele pode ajudar a diminuir a tensão da ferida operatória e evitar contaminação do local.
A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.
Se os pontos são absorvíveis, então não é preciso retira-los, já que o próprio organismo acaba os absorvendo com o tempo. Mas para os convencionais, o tempo de retirada pode variar, em média, entre 7 a 14 dias, ou até mais. O tempo de retirada depende, por exemplo, da área operada.
Não há limite de frequência. Para lesões ou feridas operatórias secretivas deve-se trocar sempre que houver muita umidade. Se há pouca quantidade tentar inicialmente trocas pela manhã e noite.
Manter os pontos limpos e secos é uma medida efetiva para evitar infecção. Lave a ferida delicadamente com água e sabão ou, se não for tomar banho, use soro fisiológico, sabão e uma gaze para fazer a limpeza. Depois de limpa, seque bem a região - com cuidado -, pois umidade dificulta a cicatrização.
Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.
Em quantos dias posso tirar os pontos? De modo geral, os pontos podem ser retirados entre 7 ou 14 dias após a cirurgia. Porém, a depender do caso e da saúde do paciente a cicatrização pode demorar até 21 dias, de acordo com a sua coagulação sanguínea.
Aplique pressão usando uma bandagem, pano limpo ou toalha de papel. Se possível, eleve a parte lesada do corpo acima do nível do coração para ajudar a reduzir o sangramento. Quando o sangramento parar, lave suavemente o corte com água corrente fria. Lave qualquer material estranho, como sujeira ou vidro.
Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrização.
Portanto, é muito importante fazer um curativo sobre a lesão, impedindo o acesso de agentes que podem contaminar a lesão. Curativos mais tecnológicos, como é o caso da Membracel, têm ainda outras funções, como realizar as trocas gasosas e drenar as secreções expelidas pela lesão.
Aplicar compressas frias ajudará a reduzir a inflamação e a curar a ferida mais rapidamente. Além disso, as compressas frias irão fornecer alívio da dor. Aplique a compressa algumas vezes ao dia até que a ferida esteja curada. Se você tiver uma lesão nas articulações, aplicar calor pode ajudar.
A microporagem não substitui os pontos e nem a cinta pós-operatória, mas ajuda a obter melhores resultados estéticos ao complementar a tração entre a parte superior e inferior da cicatriz.
Procure limpar a região do corte com soro fisiológico, água com um pouco de sabão ou antisséptico à base de iodo, sempre com uma gaze. Mas dependendo da sensibilidade ou se a pessoa tiver alergia, o iodo pode irritar a pele. Alguns tipos de incisão exigem que o corte seja irrigado.
colocar gelo no local da cirurgia e recomendável? Nas primeiras 24 a 48 horas recomenda-se o uso de gelo sobre a ferida operatória pois isso evita os hematomas e diminui o edema, após sugere-se usar bolsa de água morna pois agem como um anti-inflamatório aliviando a dor.