Tem que colocar água no carro ligado ou desligado?
Qual o problema em colocar água no reservatório do sistema de arrefecimento/radiador com o motor desligado? - Quora. Qual o problema em colocar água no reservatório do sistema de arrefecimento/radiador com o motor desligado? Desde que se respeite os limites do reservatório, não há problema.
Pois, alguém explicou para um ouvinte nosso que se deve manter o motor ligado quando se completa o líquido de refrigeração, que se chamava antes de água do radiador. E não é nada disso, não é necessário manter o motor em funcionamento quando simplesmente se completa o nível do líquido.
Nunca faça isso com o carro ligado ou no posto de gasolina, por exemplo. Se precisar completar, já existem produtos que têm a mistura pronta para uso ou você faz a proporção sozinho. Em todos os casos, nunca use água da torneira.
Qual a maneira correta de colocar água no radiador?
Com o motor do automóvel frio (ou seja, não faça logo após desligá-lo), abra o capô do carro. Localize o reservatório de água do radiador, que geralmente fica à direita. Observe o nível de água e, se necessário, complete até o limite indicado usando um funil. Para isso, desenrosque a tampa e coloque a água aditivada.
Mantenho o carro ligado para completar o líquido do radiador?
Quanto tempo esperar o motor esfriar para colocar água no radiador?
Em média, o motor do carro leva de 30 a 45 minutos para esfriar por completo. Porém, para garantir a sua segurança, é importante não abrir o capô do carro imediatamente após desligar o motor, pois o líquido de arrefecimento ainda estará quente e pode causar queimaduras.
O procedimento de como trocar a água do radiador deve ser feito a partir de uma mistura concentrada de aditivo com água, sempre seguindo o manual, o que é, geralmente, cerca de 40% de aditivo e 60% de água desmineralizada. Depois, é só colocar essa mistura no reservatório, enchendo até a indicação máxima e tampando.
O nível de água deve ser checado regularmente, uma vez por semana, com o carro parado em piso plano e frio. Você mesmo pode fazer isso antes de sair de casa. Basta levantar a tampa do capô e observar se o reservatório está entre o mínimo e o máximo.
Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos. Por isso, é extremamente importante seguir o que recomenda o manual do proprietário.
Mas andar sem líquido nenhum no sistema é muito perigoso para o motor. Ele fica sem recurso algum para controlar a temperatura, que subirá muito rápido. Os danos, a partir daí, pesarão bastante no seu bolso.
Regulação da temperatura: A água do radiador atua como um agente de resfriamento, absorvendo o calor gerado pelo motor durante o funcionamento. Assim, quando o nível de água está baixo, o sistema de arrefecimento não consegue dissipar o calor de forma eficiente, o que pode resultar em superaquecimento do motor.
A falta de água no radiador pode causar sérios danos ao motor do veículo. O radiador é responsável por manter a temperatura do motor em um nível adequado, e a falta de água pode fazer com que o motor superaqueça, causando danos permanentes.
Quanto tempo demora para baixar a água do radiador?
“O normal seria não baixar nunca. Mas há sistemas que tem pequena perda por evaporação, o que podemos considerar comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml em uma semana”, diz.
Qual o problema em colocar água no reservatório do sistema de arrefecimento/radiador com o motor desligado? Desde que se respeite os limites do reservatório, não há problema. Muitos dos radiadores possuem um tanque de evaporação com as marcas "min-max".
Isso ocorre porque o motor fica operando em altas temperaturas por períodos prolongados, levando à evaporação mais rápida do líquido de arrefecimento. Algo que pode ser mais perceptível em sistemas de refrigeração com menor capacidade de reservatório, exigindo que você reabasteça o mesmo com uma frequência maior.
A melhor prática é sempre utilizar água desmineralizada ou destilada, combinada com o aditivo recomendado pelo fabricante do veículo, para garantir o funcionamento eficiente e a longevidade do sistema de arrefecimento.
Após entender ser preciso usar água mais o fluido, o motorista deve considerar a quilometragem rodada ou os meses e se atentar a troca. Recomendamos a substituição do fluído a cada 30 mil km para sistemas comprometidos ou sempre a cada 6 meses, conforme as condições que se encontra o sistema.
Ao identificar o problema, é fundamental esperar o carro esfriar antes de abrir o reservatório. Desligue o veículo e aguarde cerca de 10 – 15 minutos. Ainda assim, em hipótese alguma coloque água gelada, algumas pessoas acham que isso pode ajudar, mas, na verdade, poderá causar um choque térmico.
A recomendação das montadoras é para que a troca do líquido de arrefecimento seja realizada a cada 30 mil quilômetros ou a cada 2 anos aproximadamente. Este período é determinado por conta do prazo de validade do aditivo utilizado.
Vale destacar que nunca se deve abrir o reservatório, também conhecido como vaso de expansão, com o motor ainda quente - o líquido e os gases aquecidos e sob pressão podem causar queimaduras graves.
O nível correto fica em torno de 200 ml, porém você pode consultar o manual do proprietário do veículo para garantir o número. No manual também haverá a localização exata do radiador, para que você possa verificar a água.
Com o tempo de uso, o líquido de arrefecimento vai aderindo sujeira, ganhando componentes dos quais não fazem parte dele. Para solucionar esse problema e retirar toda sujeira do sistema de arrefecimento é necessário realizar a limpeza com aditivos os quais retiram todas as impurezas do sistema, inclusive do radiador.
Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor).
Somente o aditivo puro e concentrado, não pode mesmo! O que deve ser utilizado no sistema é “líquido de arrefecimento”. O “líquido de arrefecimento” é composto por água (desmineralizada) e aditivo. O aditivo é aquele recomendado pelo fabricante do veículo e deve ser adicionado na proporção recomendada pelo manual.