Não é recomendado colocar faixa, moeda ou qualquer objeto no umbigo do recém-nascido. Isso pode deixar o coto umbilical inflamado ou até mesmo infeccionar. Mesmo depois da queda do coto umbilical, evite essas “intervenções”. Elas não alteram o formato do umbigo e podem machucar o recém-nascido.
Não é preciso fazer nenhum tipo de curativo para colocar o umbigo para dentro. Há quem coloque esparadrapo ou fita de microporo e acredite ver melhora no aspecto do umbigo, mas especialistas afirmam que na verdade o umbigo iria para dentro de qualquer maneira, com ou sem curativo.
A região do umbigo deve permanecer seca e limpa para assegurar a cicatrização e evitar qualquer tipo de infecção. “O coto umbilical pode ser lavado com água filtrada e sabão neutro, sendo necessário fazer uma boa secagem”, afirma a ginecologista.
Dra. Giuliana Fongaro: Sabemos que não devemos colocar faixas, moedas ou qualquer outra coisa no local. O importante é a higienização, deixar o local seco e sempre trocar a fralda quando estiver úmida. É normal o recém-nascido ter o umbigo mais estufado, não precisamos fazer nada nesse momento quanto a isso.
Não tapar o coto umbilical com a fralda, deixando-a dobrada cerca de dois dedos abaixo do umbigo, para evitar abafar ou sujar a região com urina e/ou fezes.
Devo enfaixar o umbigo do bebê para evitar hérnia?
O que a Bíblia fala sobre guardar umbigo?
Ezequiel 16:4 Almeida Revista e Corrigida (ARC)
E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste, não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água, para tua purificação, nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas.
Não se pode abafar o local, pois o coto umbilical precisa secar para cair. Não é preciso ter medo de limpar a região, porque o bebê não sente dor alguma. Durante o banho, o umbigo irá molhar e é fundamental manter a região seca e limpa, para que cicatrize bem.
Não é aconselhado o uso de faixas, moedas ou qualquer outro objeto ou substância sobre o umbigo, pois o local não deve ser abafado, uma vez que o coto umbilical precisa secar para cair.
4) A fralda deve ficar acima ou abaixo do umbigo? L.O.: A Fralda deve ficar abaixo do umbigo, pois o coto umbilical deve ficar exposto, quanto maior a exposição do coto, menor é o risco de proliferação de bactérias no local, diminuindo o risco de infecção e auxiliando o processo de desidratação do coto umbilical.
Quanto tempo demora para o umbigo do bebê entrar para dentro?
É neste momento que o umbigo “para fora” pode se revelar. Mas não há motivo para preocupação imediata. O normal é que se espere entre 6 e 8 meses para saber se existe algum problema de fato. Mas é comum que os bebês ainda tenham uma cicatriz no local até os três meses de vida.
O umbigo de bebê deve ser limpo com gaze e álcool 70%
Verdade. Esta é a limpeza mais adequada para essa região. Além disso, deve ser feita sempre após o banho, contato com urina (no caso dos meninos) ou em caso de alguma secreção.
O uso de álcool para limpar o umbigo de bebê também é muito comum. No entanto, em 2024, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de álcool 70% no Brasil. Portanto, o uso da clorexidina ficou mais indicado para fazer a limpeza do umbigo do neném.
Quanto há secreções ou presença de muco indicam que há corte aberto/inflamado, erupção cutânea ativa ou cisto excretando pus (conteúdo líquido) dentro dele. Às vezes, se houver contato contínuo entre um umbigo saliente e tecidos ou botões, acabam aparecendo irritações e fissuras nessa região.
Quanto tempo o umbigo do bebê demora para cicatrizar?
O coto umbilical costuma cair entre 7 e 15 dias de vida do recém-nascido. Mas essa é apenas uma média: a queda do umbigo pode demorar muito mais tempo, sem que isso seja razão para se preocupar. Se não estiver inflamado nem apresentar mau cheiro, é só continuar seguindo a orientação do pediatra.
Devo me preocupar e procurar um especialista? Olá! Geralmente, o coto umbilical cai entre 5-21 dias, Não se preocupe se isso não acontecer dentro do previsto, pois há casos em que demora bem mais. O importantes é que ele esteja sequinho, sem nenhuma área avermelhada na pele ao redor dele, sem secreção ou mau cheiro.
É normal o coto umbilical do umbigo do bebé ficar escuro? Sim, quando o cordão umbilical é cortado, inicia-se o processo de mumificação do coto umbilical. Com o tempo, este coto fica cada vez mais seco e escuro, acabando por cair totalmente. Quando o umbigo do bebe cai, como devo cuidar?
Contudo, não é recomendado tampar o umbigo, pois nosso equilíbrio está no fluxo dos pontos energéticos do nosso corpo - e o umbigo é um dos mais importantes. Quando temos um dos chakras bloqueados, automaticamente deixamos ele em desequilíbrio - e naturalmente abrimos espaço para energias ruins.
Quanto tempo o bebê pode ficar com a mesma fralda?
Quando trocar a fralda do bebê? É importante saber quanto tempo o bebê pode ficar com a mesma fralda, pois o momento certo da troca evita desconfortos e mantém a pele do bebê protegida: Xixi: Troque a fralda de bebê a cada 3 a 4 horas ou antes, se estiver muito cheia.
Tampar o umbigo é um ritual de proteção contra inveja, mau olhado e energias negativas, praticado desde a Antiguidade. Isso acontece porque ao colocar o curativo, você está blindando o chakra umbilical e, como resultado, impedindo que as vibrações negativas entrem em seu campo energético e o deixem vulnerável.
– Não realizar esforços como dirigir ou carregar peso por até 10 dias; – Atividades físicas mais intensas só depois de 1 mês; – Evitar pegar objetos pesados durante o primeiro mês; – Usar uma cinta para proporcionar mais conforto.
Alguns pais tentam cobrir a área umbilical com moedas, bandagens ou lenços, para mudar como o bebê nasceu – nada disso funciona e pode irritar a área ainda mais.
Faça uma dobra na fralda, embaixo do coto umbilical. Depois da queda do coto, a região ainda deve ser limpa com álcool e algodão por pelo menos dez dias, já que o tecido ainda está em fase de cicatrização.
O Coto do umbigo costuma cair até o final da segunda semana de vida, podendo ser um pouco antes ou um pouco depois, sem que isto represente algum problema. A presença de secreção amarelada, com mau cheiro, purulenta no umbigo, ou de vermelhidão ao seu redor, sugere infecção.