O ideal é limpar a garrafa todos os dias e evitar deixar água armazenada por mais de três horas. Se você encheu a garrafinha com outro líquido que não água, aí a limpeza tem que ser feita assim que você terminar de usá-la.
— Também não se deve deixar a água parada por muito tempo — completa a especialista — O ideal é não passar de três horas (com líquido dentro), mesmo nas garrafas metálicas.
De acordo com especialistas, quando os recipientes não estão com a higiene em dia, diversos microrganismos, incluindo bactérias e até mesmo fungos, podem ficar abrigados ali e causar algum dano à saúde.
Com a ajuda de uma escova de dentes limpa e nova, lave a garrafa com água morna e sabão ou detergente. No caso das garrafas de plástico, utilize água fria. Depois, deixe-a de molho por cerca de uma hora em uma mistura de água com sabão ou detergente. Enxágue e deixe secar.
Dr. Bactéria ensina como limpar garrafinhas d'água
Como higienizar garrafinha com canudo?
Para isso, retire o canudo da garrafa ou copo e passe água corrente por fora e por dentro. Depois, faça uma mistura de água e detergente CIF Lava Louças e mergulhe o canudo nessa solução por 10 minutos. Depois, passe a escovinha na parte interna e lave em água corrente.
Leve a água à fervura e mantenha-a fervendo por pelo menos 10 minutos para garantir a esterilização completa. Após o tempo necessário, desligue o fogo e deixe as garrafas de vidro esfriarem na água para evitar choque térmico que poderia danificá-las.
Sim, o ideal é lavar a garrafinha todo dia para evitar o acúmulo de bactérias, especialmente se o dia estiver quente e se você não é o único que usa o acessório. "Se a garrafa é de uso individual, não tem tanto essa necessidade; você vai lavar quando perceber que está suja.
Para efetuar a limpeza de uma garrafa de água, adicione uma colher de vinagre para cada litro de água dentro do recipiente. Feche-o, agite bem para a solução entrar em contato com toda superfície da garrafa, e depois deixe-a de repouso por 30 a 60 minutos. Após o tempo de repouso pode enxaguar bem e deixar secar.
Quando vamos nos hidratar, nossa boca entra em contato com a água da garrafa. Isso possibilita que restos de alimentos e até mesmo as bactérias da nossa boca entrem em contato com a água. A umidade e o abafamento tornam o recipiente ainda mais propício para a reprodução dos microrganismos.
Como é que ferver a água torna-a segura? O ato de ferver a água mata os microorganismos (organismos pequenos demais para serem vistos a olho nu) presentes na água que podem fazer com que você fique doente. Ao ferver a água e matar os microorganismos, a água se torna segura para beber.
O prazo de validade de água gaseificada, é menor: seis meses quando a garrafa é de plástico e um ano quando a embalagem é de vidro. Após aberta, a recomendação é consumir o líquido em até duas semanas. Até os galões de plástico — 10 e 20 litros — também têm validade.
Evite usar a mesma garrafa de água mineral todo dia. Apesar de não haver prazo certo para isso, é prudente substituir a garrafa se houver ranhuras e desbotamento da cor, sinais de que já está velha demais.
A água pode ter ficado inadequada para beber ou cozinhar? Resposta: Se a água estava limpa quando entrou nos recipientes, se os recipientes estavam perfeitamente limpos e esterilizados, e se você tiver certeza de que eles nunca foram abertos, a água não fica imprópria para consumo.
O consumo a longo prazo de água com alumínio é muito prejudicial à saúde. Para evitar problemas, moradores que foram afetados pelo rompimento da barragem da Samarco, em Minas Gerais, até hoje recorrem à água mineral.
As opções mais seguras para evitar contaminação microbiológica são garrafinhas, squeezes e copos de material metálico ou de vidro, pois o plástico é mais propenso à aderência de microrganismos, por ser mais poroso. O uso desses recipientes deve ser individual.
Fabrício esclarece que, na água com gás, o que vai determinar o prazo de validade será o tempo dessa água perder o gás. “Em garrafas de plástico o gás dura menos, cerca de 4 a 6 meses, pois esse material não é impermeável ao gás carbônico. Já no vidro, a água com gás vai ter até 1 ano de validade”.
Passo 1: Limpar o recipiente no interior do bebedouro com água, detergente neutro e esponja. Enxaguar com água corrente deixando todas as torneiras do bebedouro abertas. Passo 2: Após a limpeza, despejar solução preparada com uma colher de sopa de água sanitária para ca- da litro de água no interior do bebedouro.
Você só precisa adicionar duas colheres de grãos de arroz junto da mistura de detergente e água morna. Se precisar, utilize um funil para colocar o arroz lá dentro. Chacoalhe bem a mistura e todos os resíduos irão se desgrudar. Lave a garrafa por fora também, enxágue e depois escorra.
O especialista indica uma limpeza mais profunda a cada semana. Dr. Bactéria ensina truque: encha a garrafa de água e acrescente uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe a mistura na garrafa da noite para o dia e, pela manhã, lave bem o utensílio.
É importante fazer a lavagem completa da garrafa térmica antes do primeiro uso para retirar eventuais resíduos da fabricação, como cola, pó, entre outros. Além disso, uma lavagem simples com água quente e três gotinhas de detergente após cada uso é recomendada.
Infelizmente o reúso não é uma solução muito boa para o problema, já que a garrafa de plástico não é feita para ser reutilizada – tanto é que até mesmo seus fabricantes recomendam seu descarte após o uso. Um dos principais problemas da reutilização da garrafa de água de plástico é a contaminação bacteriana.
O Ministério da Saúde recomenda primeiramente lavar o recipiente com água e sabão e enxaguar. Em seguida, misturar 2 colheres de sopa de hipoclorito de sódio (NaClO, concentração 2,5%) ou água sanitária (2,0 a 2,5%) com um litro de água, e jogar no recipiente.
Potes de plástico: se colocar em uma panela no fogão, o pote pode derreter. Nesses casos você pode deixar o pote em uma mistura de um litro de água com uma ou duas colheres (sopa) de água sanitária, por 30 minutos.