Tanto o fabricante do automóvel, como o do óleo, recomendam trocar o óleo do motor a cada 10 mil quilômetros rodados ou 12 meses – o que vencer primeiro.
De acordo com os fabricantes, a troca de óleo deve ser realizada entre 10 a 15 mil quilômetros rodados, ou uma vez ao ano. O motorista que utiliza seu veículo de forma diária, inclusive em estradas, provavelmente expõe o automóvel a mudanças constantes de temperatura, o que por sua vez, acaba exigindo mais do motor.
Porém, de modo geral, recomenda-se trocar o óleo do carro em um intervalo entre 6 e 12 meses, ou depois de 5.000 a 10.000 km percorridos. Nessa contagem, o menor tempo diz respeito ao tipo mineral, enquanto o maior se refere ao sintético.
Uma recomendação padrão para trocar o óleo é: Óleo sintético: se você não roda 1.000 km por mês, a troca deve ser feita a cada 10.000 km ou 12 meses, o que acontecer primeiro. Óleo semissintético: a cada 7.500 km ou 12 meses. Óleo mineral: a cada 5.000 km junto com o filtro ou a cada 12 meses.
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Como saber se está na hora de trocar o óleo?
E a última dica para saber se é a hora certa de trocar o óleo, é ver o nível do lubrificante. Fale para seu cliente que o correto é o líquido ficar entre os riscos de mínimo e máximo na vareta de medição, em qualquer ponto. O óleo abaixo do nível interfere na lubrificação do motor e na limpeza do mesmo.
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.
No geral, a marcação mínima deve estar bem próxima à ponta da vareta. Se seu nível de óleo está abaixo dessa marcação, você precisará completa-lo. O óleo não deve nunca passar do nível máximo, apesar de ficar próximo deste ponto quando quente. Caso isso ocorra, você precisará drenar parte do óleo do motor de seu carro.
Aumento do atrito: um óleo degradado pode aumentar o atrito interno do motor, diminuindo sua eficiência e aumentando ainda mais o consumo de combustível. Danos ao motor a longo prazo: a falta de lubrificação adequada pode causar danos sérios ao motor, como desgaste de peças, superaquecimento e até mesmo fundição.
O custo da troca de óleo varia de acordo com o tipo de óleo e o modelo do veículo. Na média, no entanto, o serviço custa de 100 a 500 reais. O valor também varia muito de acordo com o local onde é feita a troca, se numa concessionária, oficina especializada ou num posto de combustível.
Tanto o fabricante do automóvel, como o do óleo, recomendam trocar o óleo do motor a cada 10 mil quilômetros rodados ou 12 meses – o que vencer primeiro. Então, depois de rodar um ano, o seu hodômetro está marcando 3.200 quilômetros.
Quanto tempo dura o óleo sintético? R: A troca deve ser feita a cada 10 mil km rodados, 5 mil a mais do que o mineral. Caso não se chegue a essa marca, recomenda-se trocar após seis meses, junto com o filtro de óleo.
Óleo sintético: para esse tipo de lubrificante, a troca deve ser feita a cada 10 mil quilômetros percorridos ou 12 meses, dependendo do que ocorrer primeiro. Óleo semissintético: nesse caso, a substituição pode ser feita a cada 7.500 quilômetros ou 12 meses, conforme o que chegar antes.
Se o nível de óleo do motor do veículo for baixo, podem ocorrer vários sintomas, como uma luz de aviso no painel de instrumentos, sons do motor mais fortes ou ruidosos que o normal, uma perda de potência do motor ou um aumento do consumo de combustível.
A luz de óleo do carro no painel acendeu? É um dos sinais mais simples que indicam que ele está vencido. Isso significa que a pressão dentro do motor está fraca, então o líquido deve ser trocado.
O que acontece se passar do tempo de trocar o óleo?
Por essa razão é tão importante escolher produtos de boa procedência e trocá-lo no intervalo correto. Quando o óleo passa do prazo de validade ele acaba afetando o funcionamento do motor. E assim o carro passa a apresentar sinais de deterioração, como trepidação anormal e consumo excessivo de combustível.
Aumento do risco de danos graves: Se o óleo não for trocado, o motor pode sofrer danos mais sérios, como superaquecimento, falha de componentes e até mesmo a fundição do motor. Tais problemas podem ser dispendiosos para reparar e podem até exigir a substituição completa do motor.
50 mil quilômetros ou 3 anos. Esse é o tempo médio para a troca de uma correia dentada no Brasil. Porém, é fundamental evitar que problemas aconteçam e você perca o item de maneira precoce.
Dependendo do tipo de óleo e da quilometragem percorrida, a troca de óleo é uma medida preventiva. Geralmente, recomenda-se realizar a troca de óleo a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada seis meses, especialmente para aqueles que utilizam seus veículos com frequência.
Todos os óleos em motores mais modernos permitem sua troca aos 12 meses, independentemente da quilometragem rodada. Isso, graças ao extraordinário avanço tecnológico dos aditivos utilizados, hoje, na composição do óleo do motor.
Depois de quase 14 minutos com o motor funcionando sem óleo, o motor dá até algumas travadas. Sem o óleo do motor, uma folga entre os tuchos e os ressaltos do comando é criada, resultando em barulho e mais atrito.