Os benefícios da Vitamina C são muito significativos quando combinados com o uso do protetor solar, já que é capaz de potencializar seus efeitos, protegendo a pele dos efeitos danosos da radiação solar.
Precisa passar protetor solar depois da vitamina C?
Mas, a dermatologista atenta que para usar a substância, é necessário atenção e cuidado: “A Vitamina C oxida diante da luz solar, então seu uso durante o dia deve ser seguido de uso de protetor para manter os seus benefícios para a pele”. Por isso, nada de usar esse ativo isolado!
A dúvida que pode surgir depois da aplicação do sérum é: qual produto passar? O ideal é passar o protetor solar facial porque ele vai proteger, nutrir e rejuvenescer a pele. O trabalho do sérum vitamina C com o protetor facial hidratante pode ter uma maior eficácia na pele.
O que se passa primeiro o protetor solar ou a vitamina C?
Nesse caso, o ideal é que a vitamina C seja utilizada na pele antes do hidratante facial e do protetor solar. Seguir essa ordem é fundamental para que a pele possa absorver os benefícios da vitamina C, aumentando sua defesa contra os radicais livres que tendem a ser gerados com a exposição solar.
Tomar sol usando Vitamina C mancha a pele? Mito. A vitamina C não é fotorreativa ou fototóxica, ou seja, não reage à luz solar. Pelo contrário: usar a vitamina C para o rosto pela manhã ajuda a proteger dos danos causados pela radiação solar, graças a sua ação antioxidante, além de também uniformizar o tom da pele.
VITAMINA C COMBINA COM FILTRO SOLAR? DEVO OU NÃO USÁ-LOS JUNTOS? DRA JOYCE RODRIGUES RESPONDE
Qual a forma correta de usar vitamina C no rosto?
Após aplicar a vitamina C, é recomendável esperar alguns minutos para que o produto seja totalmente absorvido antes de prosseguir com o resto da sua rotina de cuidados com a pele. Em seguida, você pode aplicar um hidratante para selar a vitamina C e fornecer hidratação adicional à pele.
A vitamina C é um excelente antioxidante que deve ser usada pela manhã para cumprir toda sua função, não combinando com produtos ácidos como ácido glicólico, retinol e ácido salicílico, que devem ser utilizados à noite.
Além disso, a Vitamina C no rosto uniformiza o tom da pele e colabora para o tratamento de melasma, manchas de acne e de sol. Pode ser usada duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para garantir uma eficácia ainda maior do ativo.
1) A vitamina C pode ser usada de manhã? A vitamina C pode ser usada tanto de manhã, quanto à noite. Entretanto, a médica afirma que o mais indicado é que a substância seja utilizada logo no primeiro horário para acompanhar o uso do filtro solar. “Após a higienização da face e sempre antes do protetor.
Hidratação profunda: combine Vitamina C com Ácido Hialurônico. O Ácido Hialurônico e a Vitamina C são ativos fundamentais para uma pele hidrata e para prevenção do fotoenvelhecimento.
Ambos ativos são poderosos antioxidantes que possuem atividade uniformizadora. No entanto, enquanto a Vitamina C é super conhecida por estimular a produção de colágeno, que aumenta a elasticidade da pele, a niacinamida apresenta benefícios que variam desde acalmar a pele irritada até o controle de oleosidade.
A ordem de aplicação de ácido hialurônico e vitamina C na pele é importante, pois ela afeta a absorção e eficácia desses ingredientes. Dito isso, se você estiver usando esses produtos separadamente, é importante passar primeiro a vitamina C e, em seguida, o ácido hialurônico.
A vitamina C não reage com o sol e pode ser utilizada na praia. Esse ativo, inclusive, combate grande parte dos radicais livres formados com a exposição inadequada a radiação ultravioleta.
Não existe, na verdade, uma “hora certa” para tomar vitamina C. Isso porque, tudo depende da sua rotina e dos hábitos que está construindo. No entanto, o recomendado é que ela seja ingerida antes do almoço (ou até mesmo pela manhã), justamente para facilitar a absorção de ferro dos alimentos, entre outras vantagens.
Vitamina C antes ou depois do hidratante? Dermatologista explica! Para você que usa um sérum ou creme com vitamina C, Dra. Mayara explica a ordem correta de usar os produtos: “A vitamina C deve ser aplicada logo após a lavagem do rosto e antes do hidratante.
“Aplique a loção, sérum ou hidratante e, depois que secar, o filtro solar. A noite é a mesma coisa, só que depois de tonificar você pode aplicar um ácido ou hidratante”, conta.
O ideal é sempre usar o sérum de tratamento primeiro e o sérum hidratante (como o com ácido hialurônico, por exemplo) depois. Dependendo do seu tipo de pele, certifique-se de escolher o melhor hidratante.
Aguarde a vitamina C secar totalmente, o que levará entre cinco e dez minutos. Então, confira se ela está mesmo seca e aplique o hidratante ou o protetor solar específico para o seu tipo de pele. Pronto, como usar vitamina C no rosto está feito, de forma rápida e segura para a saúde e beleza desse órgão.
“A Vitamina C pode ser usada durante todo o ano, mas reforçamos o seu uso no verão, pois é quando os raios ultravioletas e o calor causam mais radicais livres e danos à pele, então esse reforço é fundamental para conquistar uma pele mais bonita e saudável.
Caso deseje usar os dois, aplique primeiro o produto mais forte, os com vitamina C, retinol e outros ácidos, e em seguida o hidratante. Lembrando que a vitamina C é um poderoso antioxidante para pele mas não tem a função de hidratar a pele. Para hidratação prefira produtos à base de ácido hialurônico e ceramidas.
“A vitamina C pode ser usada pela manhã ou à noite, sendo aplicada uma camada fina no rosto”, conta a dermatologista Monalisa Nunes. Abaixo, separamos algumas dicas de como incluir a vitamina C na sua rotina de skincare.
Pele seca ou opaca: A vitamina C oferece hidratação e luminosidade, sendo benéfica para pele seca, enquanto o retinol uniformiza a tez. Pele com hiperpigmentação: O retinol é eficaz na redução de manchas escuras, sendo indicado para este tipo de pele, assim como a vitamina C.