Toda a preparação de lançamento da Apollo 11 durou oito horas naquele 20 de julho de 1969. Neil Armstrong e Buzz Aldrin pousaram com segurança em Mare Tranquillitatis (Mar da Tranquilidade) naquele dia.
Alguns fatos científicos comprovam a chegada do homem à Lua, como o cálculo da gravidade lunar e as pegadas que foram deixadas na Lua. Ouça o texto abaixo! Ao longo de toda a história da humanidade, somente 12 homens tiveram o privilégio de pisar sobre a superfície da Lua.
O cabo de guerra político sobre a missão e o orçamento da NASA não é a única razão pela qual as pessoas não regressaram à Lua. Há também dificuldades por conta da poeira lunar, além de um problema com a luz solar e a radiação solar mortal.
Neil Armstrong deu o primeiro passo do homem na Lua. Ao todo, doze astronautas já estiveram por lá, em seis diferentes missões: Apollo 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17. O programa espacial Apollo, que teve início em 1969 foi breve e terminou em 1972.
Apesar de ter se tornado um marco na viagem espacial, a experiência de 1969 foi sucedida apenas por outras seis expedições, todas enviadas pela Nasa e denominadas “Apollo”. Ao todo, 12 pessoas caminharam pela superfície lunar e 24 viajaram à lua.
O que aconteceu com os homens que foram para a Lua?
As amostras lunares foram seladas a vácuo e os astronautas ficaram em quarentena por 21 dias,com base no conhecimento de quanto tempo se leva para os sintomas surgirem quando os humanos são expostos a um hospedeiro invasor, disse Odom.
Morar na Lua, assim como os seres humanos vivem na Terra, é praticamente impossível. A atmosfera lunar não suporta qualquer tipo de vida, sem contar que as temperaturas são extremas, muito frias ou muito quentes.
Para que a Lua seja capaz de receber vida humana, é preciso dispor de oxigênio e água. O oxigênio pode ser extraído das rochas, onde se encontra na forma de óxidos, mas a obtenção de água é mais complexa.
A Lua está coberta de vulcões mortos e crateras profundas, tornando difícil encontrar zonas de pouso planas. “A Apollo 11 teria caído e sido destruída se tivesse pousado onde pousou originalmente”, disse Autry.
A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.
Segundo pesquisadores, a água pode ser encontrada em "gotas de vidro" que estão espalhadas por toda a superfície lunar. Os cientistas já sabem há algumas décadas que existe água na Lua.
A Lua não tem atmosfera. Isto faz com que a sua temperatura varie entre os -200ºC (noite lunar) e os 120ºC (dia lunar). A superfície da Lua está coberta por inúmeras crateras resultantes do impacto de meteoritos. Dada a ausência de processos erosivos na Lua (vento, àgua corrente,...)
Complicações. Até hoje, cinco rovers da Nasa já pousaram em Marte, incluindo Sojourner (1997), Spirit (2004), Opportunity (2004), Curiosity (2012) e Perseverance (2020). Outras sondas, como da China e da antiga União Soviética, também conseguiram pousar no planeta.
Durante a missão, uma explosão a bordo da nave espacial Apollo 13 causou uma série de problemas que desafiaram a habilidade e a criatividade dos engenheiros da NASA para trazer os astronautas em segurança de volta à Terra.
A distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 384.400 km. As missões Apollo da NASA levaram cerca de 3 dias para chegar ao nosso satélite natural.
Para morarmos na Lua, precisaríamos construir ambientes com atmosfera e iluminação artificiais, além de proteção contra radiação danosa do Sol. Ainda assim, os problemas causados pela baixa gravidade não seriam totalmente resolvidos.
Tanto para limpar cristais e objetos sagrados, como para banhar-se, colocar no difusor, regar as plantas ou até mesmo bebe-la, para ajudar na limpeza interna e cura do corpo. Lembrando apenas que se sua intenção for beber a água, não é recomendado o uso de cristais nela.
A Lua parece um deserto com planícies, montanhas e vales. Ela possui muitas crateras, que são buracos criados por objetos do espaço que, estando em alta velocidade, chocam-se contra a superfície da Lua. Não há ar para se respirar na Lua, mas pode haver água para beber.
"A Terra seria um mundo muito diferente se não tivesse uma Lua. A gravidade da Lua evita que nosso planeta balance demais em seu eixo, o que ajuda a estabilizar nosso clima. A Lua também desempenha um papel importante na criação das marés oceânicas da Terra", conclui a agência espacial norte-americana.
Como a Lua não tem atmosfera nem água, os componentes do solo não erodem quimicamente como na Terra. Rochas com mais de 4 bilhões de anos são encontradas na superfície, fornecendo informação sobre a história primordial do sistema solar, inexistente na Terra.
Nenhum homem morreu na Lua. Mas, e se isto tivesse acontecido? O comandante da missão Apolo 11, astronauta Neil Armstrong, na superfície da Lua, fotografado por Buzz Aldrin, piloto do módulo lunar.
Sim, não há prova maior de que o homem pisou na Lua do que a pegada deixada por Neil Armstrong na superfície do satélite. Ela ainda está lá. Com a frase: “Esse é um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade”, Neil Armstrong deixou a primeira pegada humana em solo lunar.
Neil Armstrong acabou falecendo no dia 25 de agosto de 2012, em decorrência de complicações depois de ter passado por uma cirurgia cardiovascular realizada para desentupir suas artérias. Tinha 82 anos e teve seu corpo cremado e suas cinzas lançadas sobre o Oceano Atlântico.