Precisa sim tem vírgula?
Sempre que a expressão “sim” for utilizada em uma frase como resposta ou para enfatizar alguma informação terá que usar vírgula obrigatoriamente.Onde colocar a vírgula na saudação?
EM RESUMO, sempre devemos utilizar a virgula após a saudação, veja abaixo: Bom dia, Fulano. Boa tarde, Fulano. Olá, Fulano....Tem vírgula depois de mas sim?
Frequentemente, nas minhas aulas, os alunos perguntam: – Professor, quando é que se usa vírgula depois do “mas”? Na verdade, não existe vírgula “depois” do “mas”; nem “depois” de “e”, nem de “que” ou de qualquer outro conectivo. A vírgula jamais se refere a qualquer conectivo; mas sim, à estrutura da frase.Tem vírgula depois de meu Deus?
ª Recomenda-se, pelo menos, uma vírgula entre a interjeição e a expressão «meu Deus», que tem o duplo estatuto de interjeição e de vocativo. O facto de ser interpretável como vocativo reforça a necessidade de, pelo menos, ocorrer a vírgula à esquerda, a demarcar «meu Deus»: «Ai, meu Deus!».✍Como usar a vírgula com o SIM
Tem vírgula antes de senhor?
Nos diálogos escritos veem-se outros tipos de vocativo: sim, mãe; não, doutor; sim, filha; não, excelência, etc. O usual entre nós é aparecerem as duas palavras formando um conjunto, uma resposta única, articulada sem a pausa e portanto sem a vírgula: sim senhor, sim senhora; não senhor, não senhora.Pode colocar vírgula depois da palavra Deus?
O vocativo não faz parte dos termos essenciais, integrantes ou acessórios. Por isso vem sempre – sempre mesmo – separado por vírgula: Deus, ó Deus, onde estás que não me escutas?É sim ou é sim?
Exemplo: "Maria é bonita?" Nesse caso emprego "é, sim" ou "é sim"? Olá! O correto seria "é, sim", com vírgula! Espero que ajude!Quando não usamos vírgula?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separam por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.Qual é o correto: bom dia Maria ou bom dia Maria?
«Bom dia, Maria.» representa a forma mais comum dita em tom médio. «Bom dia, Maria!» corresponde a uma frase exclamativa com incidência no vocativo. «Bom dia! Maria!» é uma frase exclamativa reforçada.Tem vírgula depois de Oi?
Aprendemos desde o ensino fundamental que uma vírgula deve preceder todas as saudações (“oi”, “olá”, “bom dia”, etc.).Tem vírgula depois de te amo?
Resposta verificada por especialistasTe amo, minha princesa, aproveite seu dia." Em todas as ocorrências, a vírgula foi utilizada para isolar o vocativo, termo que revela o interlocutor, ou seja, para quem a mensagem está sendo direcionada.
Estou bem graças a Deus. Tem vírgula.?
Se a frase fosse "Estou me formando graças a Deus", passaria a ideia de que Deus interviu diretamente para que a pessoa se formasse. Como a intenção é apenas se referir a algo bom (note que "graças a Deus" equivaleria a "felizmente"), recomenda-se manter a vírgula.Como saber onde colocar vírgula?
Usos da vírgula
- Para separar elementos que podem ser listados.
- Para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando a frase começar com indicação de tempo, lugar ou modo deve-se iniciar a frase com a vírgula.
- Para separar explicações que estão no meio da frase. ...
- Para separar orações independentes.
Está sim ou está sim?
Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.Tem sim tem vírgula?
Os advérbios “sim” e “não” devem, sim, ser isolados entre vírgulas quando tiverem função de realce.Como usar há sim?
Há, sim!: para afirmar categoricamente que algo de fato existe. Ex: Não há um mercado na avenida.Como escrever sim estou bem?
Sim, estou bem. Yes. Yes, I'm all right.É sim senhor ou sim senhor?
Nos diálogos escritos vêem-se outros tipos de vocativo: sim, mãe; não, doutor; sim, filha; não, excelência, entre outros. O usual entre nós é aparecerem as duas palavras formando uma resposta única, articulada sem a pausa e portanto sem a vírgula: sim senhor, sim senhora; não senhor, não senhora.Tem vírgula depois de bom dia?
1- "Bom dia, amor!" - O vocativo, que indica um chamado ou invocação, deve ser isolado entre vírgulas, se estiver no meio da oração. Claro, se estiver no começo, deve-se usar vírgula depois.Estou sim ou estou sim?
O certo é Estou sim, obrigado por perguntar.Onde não devo usar vírgula?
Quando NÃO usar a vírgula:1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).