O Acela Express é a única composição ferroviária de alta velocidade na América do Norte e se desloca sobre trilhos clássicos adaptados. Graças a um sistema pendular que o permite passar mais rápido pelas curvas, o Acela pode circular a velocidades máximas de 240 km/h em algumas partes do trajeto.
Atualmente, há apenas duas linhas ferroviárias nos EUA que chegam a 200 km/h, velocidade mínima não oficial para que um trem seja considerado de alta velocidade.
Sistema conhecido como hyperloop prevê túnel de 150 km de extensão e levitação eletromagnética. A China deu início aos estudos relacionados à criação da primeira linha ferroviária hyperloop do país. O trem de alta velocidade deve conectar as cidades de Xangai e Hangzhou em um túnel a vácuo de 150 km de extensão.
O Brasil deu um passo significativo no setor de transportes ao anunciar a construção de sua primeira linha de trem-bala, que ligará as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, com previsão de operação a partir de 2032.
Saiba porque os EUA não tem TREM BALA e como FRACASSOU a tentativa de implantação na Califórnia
Tem trem-bala em Portugal?
O trem português Alfa Pendular conecta todas as principais cidades de Portugal. A partir da capital Lisboa, viaje em conforto para Coimbra, Porto e Braga, no norte, ou para Faro, no extremo sul. Com velocidades de até 220 km/h, os trens Alfa Pendular são o modo mais rápido de se locomover em Portugal.
As razões pelas quais não há rede de trens de alta velocidade para passageiros na América Latina são variadas: as distâncias, o custo e a opção pelo carro e avião como meios de transporte principais para viajar distanciaram o continente das viagens de trem de longa distância.
Acima de 800 km, o avião é mais rápido e o trem-bala não é capaz de com- petir em tempo de viagem [Gleave (2004)]. Algumas características físicas fazem a diferença entre aviões e trens. Os aviões possuem normalmente apenas duas portas, enquanto os trens podem ter várias portas por vagão.
Com 40.474 quilômetros de rede ferroviária de alta velocidade, a China está no topo da nossa lista dos 20 países com a maior rede ferroviária de alta velocidade por uma margem considerável. A rede ferroviária de alta velocidade na China representa dois terços do total das redes ferroviárias de alta velocidade do mundo.
Itália: trem de alta velocidade passa a ligar Roma e Milão em menos de 3 horas. A rota entre Roma e Milão acaba de ficar mais rápida. Desde 23 de janeiro é possível percorrer as duas cidades italianas em apenas 2h45 por meio de um trem de alta velocidade que chega a 400 km/h.
Na região dos Alpes Suíços o Matterhorn Gotthard Bahn (MGBahn), também conhecido como o “caminho da aventura alpina”, é a grande pedida para quem busca uma viagem de trem surpreendente. A linha de 144 km de comprimento alcança os 2033 metros de altitude acima da linha do mar em Oberalppass.
🚆 os TGVs podem atingir uma velocidade de até 320 km/hora, assim como o trem-bala japonês Shinkansen 500. 🎫 até setembro de 2021, quando completou 40 anos, a SNCF informou que os TGVs da França já tinham transportado cerca de 3 bilhões de passageiros, segundo a RFI.
A nova linha marca também a superação da meta de construção de ferrovias de alta velocidade que estava prevista para 2030. Segundo informou o Conselho de Estado da China no começo deste ano, o país já possui os 45 mil km de linhas de trem-bala.
Aguardada desde 2019, a linha de trem que liga as duas cidades mais turísticas da Flórida, nos Estados Unidos, começou a operar no último dia 22 de setembro. São 30 trens diários fazendo a rota Miami–Orlando (15 saídas para cada cidade).
O Acela Express é a única composição ferroviária de alta velocidade na América do Norte e se desloca sobre trilhos clássicos adaptados. Graças a um sistema pendular que o permite passar mais rápido pelas curvas, o Acela pode circular a velocidades máximas de 240 km/h em algumas partes do trajeto.
Também mundialmente conhecido, o Eurostar Class 373 interliga algumas das principais cidades europeias, como Londres e Paris, por meio do Eurotúnel, que passa sob o Canal do Mancha. O trem-bala também opera na Alemanha e Países Baixos, passando por cidades como Bruxelas e Amsterdã a uma velocidade máxima de 300 km/h.
Tecnologia Hyperloop permite atingir velocidades assustadoras. A tecnologia por trás de tamanha velocidade se chama Hyperloop. O sistema de magnetismo impulsiona o trem para frente, sem que ele toque nos trilhos, diminuindo o atrito e aumentando a velocidade máxima. É quase como se o trem chinês voasse rente ao chão.
Sistemas de Propulsão Avançados: A propulsão dos trens-bala é geralmente elétrica, utilizando motores de alta eficiência. Em alguns casos, como no Maglev (levitação magnética), os trens não possuem contato direto com os trilhos, eliminando a fricção e permitindo velocidades ainda maiores.
Como o trem levita? O Trem Maglev utiliza o princípio da atração e repulsão que se cria entre dois campos magnéticos. Tanto o trem como as vias possuem potentes eletroímãs, por isso a repulsão permite que o trem se eleve uns centímetros sobre as vias. Ao mesmo tempo, o atrai para que ele possa deslizar com suavidade.
Entretanto, os trens de alta velocidade ganharam o apelido de trem-bala no Japão, por causa do formato do trem e de sua rapidez. A frente é alongada, lembrando uma bala (munição para armas de fogo). A primeira ferrovia para trens de alta velocidade deste país ficou pronta em 1964, em tempo para as Olimpíadas de Tókio.
Para quem não tem pressa, é perfeito. Os trens canadenses da Via Rail Canada são confortáveis, limpos, mas não possuem opçõs tipo TGV (trens de alta velocidade, como na França) ou Trem-Bala (como no Japão).