Tendo em conta o novo ciclo das Competições de Clubes que se inicia na época 2024/25, o VAR continuará a ser utilizado em todas as rondas da UEFA Champions League, com a tecnologia introduzida desde a primeira pré-eliminatória da UEFA Europa League.
A confederação europeia anunciou nesta segunda-feira que o VAR será utilizado na Champions já na atual temporada, a partir das oitavas de final, que serão disputadas em fevereiro do ano que vem.
O sistema de vídeo-árbitro (VAR) será usado ao longo da UEFA Europa Conference League 2023/24, a começar pelo play-off. Ao todo, 140 partidas da Europa Conference League terão VAR nesta temporada.
O uso de árbitro de vídeo no esporte começou a se popularizar em 2006, quando as competições internacionais de tênis passaram a adotar o Desafio Eletrônico. Atualmente, ela pode ser vista em mais de 20 eventos esportivos, como futebol, vôlei, futebol americano, hóquei, golfe e atletismo.
Tudo bem que as decisões do VAR da Eurocopa são facilitadas pela tecnologia do “connected ball”, criada pela Adidas. Ela oferece visão grande angular da bola, detalhando os movimentos. O chip no interior da esfera emite em tempo real as informações que árbitros de campo e de vídeo precisam para tomar decisões.
Os 20 clubes da Premier League votaram a favor da manutenção do VAR no Campeonato Inglês, anunciou a liga inglesa nesta quinta-feira. Além do resultado do pleito, na reunião geral anual da entidade foram discutidas melhorias no uso da arbitragem de vídeo, implementada na elite do futebol inglês há cinco anos.
O Básico. VAR significa árbitro assistente de vídeo. Em vez de apenas uma pessoa, uma equipe de três pessoas trabalha em conjunto para revisar as decisões tomadas pelo árbitro principal. Eles fazem isso assistindo a imagens de vídeo das ocorrências relevantes.
Cabe ao juiz de campo a palavra final sobre qual será a decisão da arbitragem sobre o lance. É importante destacar que são apenas 4 as circunstâncias de jogo em que o VAR pode ser acionado. Veja quais são!
A Fifa está testando uma nova modalidade de VAR, mais simples e mais barata, para ser usada exclusivamente em competições em que não há recursos (financeiros ou humanos) para a implementação completa da tecnologia. O assistente de vídeo como existe hoje não sofrerá alterações.
Na Terceira Divisão, a partir da segunda fase, a arbitragem terá auxílio do VAR, e esses árbitros de vídeo vão receber R$ 2.930,00 (Fifa) e R$ 2.060,00 (CBF).
A vencedora da Liga dos Campeões de 2021–22 ganhou uma vaga direta na fase de grupos da edição seguinte. O árbitro assistente de vídeo (VAR), anteriormente utilizado apenas para a final, foi utilizado para todas as partidas da fase final.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quinta-feira (22), que vai ter VAR, árbitro de vídeo, nas séries B, C e D do Campeonato Brasileiro em 2021.
Impulsionada pelo desempenho excepcional do Real Madrid, a Espanha é o país com mais títulos da Champions League, com 20 conquistas. A Inglaterra tem 15 taças, enquanto a Itália parece logo atrás com 12. Ao todo, 10 países diferentes já tiveram campeões.
As quartas de final da Eurocopa 2024 começaram nesta sexta-feira (5), com a Alemanha, país-sede, sendo eliminada, após derrota para a Espanha na prorrogação. Com isso, os alemães se tornam a 17ª seleção a cair na competição. Nas oitavas de final, oito seleções foram eliminadas.
Principal competição de futebol europeu de seleções, o torneio é realizado na Alemanha e reúne 24 países em busca do título. Na primeira fase, as equipes foram divididas em seis grupos. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para as oitavas de final, assim como os quatro melhores terceiros colocados.
O VAR estreou no taekwondo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, há três anos; mas, sem público na arena, passou batido. Em Paris, ele se tornou parte do espetáculo. A regra é clara: cada técnico tem direito a um pedido por combate.
O VAR tem sido usado na competição desde o ano de 2019, ajudando os árbitros ingleses a melhorarem suas decisões, no entanto a tecnologia gerou controvérsias com decisões erradas.