Os 190 árbitros, árbitros assistentes e árbitros VAR foram divididos em três grupos, de 10 a 23 de janeiro, para se prepararem para os torneios de 2024. As atividades aconteceram na sede da CONMEBOL em Luque – Paraguai.
Após o fim da fase de grupos, a Copa Libertadores 2024 fará uma pausa por conta da disputa da Copa América. O principal torneio de clubes da América do Sul retornará apenas em meados de agosto. Os confrontos de ida das oitavas de final acontecerão entre os dias 13 e 15 de agosto.
Começa nesta terça-feira a "era VAR" na Taça Libertadores da América. A partir do duelo desta terça-feira entre Atlético Tucumán e Grêmio, às 21h45 (de Brasília), na Argentina, o árbitro de vídeo, que fez sucesso na Copa do Mundo, estará presente para ajudar nas decisões da equipe de arbitragem em campo.
As competições da Conmebol passarão a contar com anúncios ao vivo das decisões da arbitragem revisadas pelo VAR. A novidade será implementada no segundo jogo da Recopa Sul-Americana, entre Fluminense e LDU, no Maracanã, que acontece nesta quinta-feira, 29, às 21h30.
Até este ano, VAR só estava presente a partir do mata-mata
A Conmebol divulgou uma notícia importante nesta terça-feira. A partir de 2023, todas as fases da Conmebol Libertadores e da Copa Sul-Americana terão presença do VAR.
FLUMINENSE X GRÊMIO | MELHORES MOMENTOS | CONMEBOL LIBERTADORES 2024
Quando sai o ranking Conmebol 2024?
O ranking será usado para a conformação dos potes para o sorteio das Fases 1 e 2 da CONMEBOL Libertadores 2024, a ser realizado na próxima terça-feira, 19 de dezembro de 2023, em Luque, Paraguai, e, posteriormente, para as Fases de Grupo da CONMEBOL Libertadores e CONMEBOL Sudamericana 2024.
Qual a diferença entre Sul-americana e Libertadores?
O formato da Copa Libertadores é semelhante ao da Copa Sul-Americana, com a diferença de que a primeira fase é disputada em partidas de ida e volta, e os vencedores avançam para a fase de grupos.
São 190 árbitros, árbitros assistentes e árbitros VAR que participarão da Pré-temporada 2024 da CONMEBOL, divididos em três grupos. As atividades serão de 10 a 23 de janeiro na sede da CONMEBOL, situada em Luque – Paraguai.
O último jogo do maior torneio continental das Américas terá arbitragem brasileira. Liderado por Raphael Claus, a arbitragem e o VAR terão a presença de árbitros brasileiros.
O primeiro jogo foi realizado entre Peñarol, do Uruguai, e Jorge Wilstermann, da Bolívia. Os uruguaios venceram pelo placar de 7 a 1. A partida aconteceu no dia 19 de abril de 1960. O campeão da primeira edição foi o Peñarol, que garantiu o título após vencer, na final, o Olímpia, do Paraguai.
No Brasil, a tecnologia foi usada pela primeira vez no Campeonato Pernambucano de Futebol de 2017. No Campeonato Mineiro de Futebol de 2019 - Módulo I seria usado, mas foi para as semi-finais e finais. O Campeonato Paulista de Futebol de 2019 - Série A1 adotou a tecnologia a partir dos quartos de final.
O VAR começou a ser utilizado no futebol brasileiro em agosto de 2016, mas apenas em alguns jogos isolados. No Campeonato Brasileiro, o árbitro de vídeo passou a ser utilizado em todas as partidas a partir de 2019.
Quem tem mais chance de ganhar a Libertadores 2024?
Entre as equipes cotadas para avançar estão dois gigantes brasileiros: Flamengo e Palmeiras que são, inclusive, os favoritos ao título. O Mengão enfrentará o time do Bolívar nesta fase, mas, para chegar a final da Libertadores, irá passar por confrontos desafiadores não apenas neste campeonato.
Cada equipe garantida nas oitavas da Libertadores fatura 1,25 milhão de dólares (R$ 6,5 milhões na cotação atual) da Conmebol. Os valores aumentam a cada classificação para a próxima fase. O campeão deste ano, por exemplo, fatura no total 28,25 milhões de dólares (R$ 146 milhões na cotação atual).
A Conmebol divulgou nesta segunda-feira que cinco jogos da Libertadores e da Sul-Americana na semana passada utilizaram o sistema de conexão remota do Centro de Treinamento Tecnológico de Arbitragem (CETA) da confederação, que fica na sede da entidade, em Luque, no Paraguai.
A pré-Libertadores é dividida em três fases, onde os times se enfrentam em séries definidas a partir de sorteio realizado pela Conmebol. Cada série é definida em jogos de ida e volta.
Os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil garantem passagem direta para a fase de grupos. O quinto e o sexto colocados disputam a pré-Libertadores. O número pode aumentar caso alguma equipe brasileira vença Sul-Americana ou a própria Libertadores no ano anterior.
Durante a última rodada das Copas Libertadores e Sul-Americana, a Conmebol implementou uma novidade no funcionamento do árbitro de vídeo. Em cinco partidas realizadas nessas competições, o VAR funcionou de forma remota, ou seja, os assistentes não ficaram em uma cabine no mesmo estádio onde os jogos foram realizados.
O principal motivo para o fim da disputa do torneio, que reúne clubes de Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, é a decisão dos dirigentes brasileiros de excluírem a competição do calendário a partir de 2002.
Sem querer ser chato, mas o São Paulo nunca ganhou a Copa Mercosul, mas se você disser que a Copa Mercosul é igual à Copa Conmebol (o que não é verdade) ou a Copa Sulamericana (tampouco é), o Flamengo também foi campeão de tudo.