Tem vírgula antes do então?
A conjunção equivale a portanto, logo. Quanto à pontuação, a vírgula deve ser usada antes do termo então: Grande parte fizemos juntos, então vamos continuar assim. Observe: isoladamente os elementos ligados por então não perdem a unidade de sentido: grande parte fizemos juntos / vamos continuar assim.Como usar a palavra "então"?
Então pode ser usado com uma função semelhante à de uma conjunção quando tem um valor argumentativo1, como em: (2) «O João adora dançar, então vai participar no concurso.» Neste caso, então relaciona as duas orações, introduzindo uma conclusão que se pode extrair do que ficou dito anteriormente.Tem vírgula antes de conectivo?
Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.Quando não usar vírgula?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separam por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.Vírgulas Antes ou Depois de Conjunções | Falando em Português #1
Quando a vírgula é proibida?
Nos casos onde o sujeito está deslocado, ou seja, ele não inicia a frase, a vírgula é proibida; Caso o Objeto Direto ou o Objeto Indireto apareçam deslocados, a vírgula é facultativa; Se a frase apresentar um predicativo do sujeito, com verbo de ligação, a vírgula é proibida.Onde não se coloca vírgula?
Quando NÃO usar a vírgula:1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
Como saber onde colocar vírgula?
Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.Tem vírgula antes de portanto?
Antes de qualquer conjunção coordenativa, deve-se empregar a vírgula. Exemplos de conjunções coordenativas: mas; porém; contudo; todavia; entretanto; não obstante; no entanto; portanto; assim; logo; portanto; por isso; por conseguinte; de modo que, de maneira que; porque; pois; senão, etc.Tem vírgula antes de pois?
A vírgula será utilizada ANTES do POIS quando ele tiver valor explicativo: - Entregue a prova, pois o tempo acabou. A vírgula será utilizada ANTES E DEPOIS do POIS quando ele tiver valor conclusivo! - Fui bem na redação, posso, pois, comemorar!Quando utilizar então?
Esse advérbio se refere ao “Agora” ou “Naquela Circunstância”: Acabei então de perceber que havia sido enganada!Como escrever "então"?
então | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.Onde a vírgula é obrigatória?
Dentre os seus usos obrigatórios incluem a separação de elementos que podem ser listados; de explicações que estão no meio da frase; de adjuntos adverbiais de tempo, modo e lugar; e de orações independentes. A vida também pode ser usada facultativamente em alguns casos e, em outros, ela jamais deve ser usada.Quando colocar vírgula?
Uma das funções mais comuns da vírgula é separar elementos em uma lista. Isso torna a leitura mais clara e evita ambiguidades. Por exemplo: "Eu gosto de estudar, ler, escrever e viajar."Pode iniciar uma frase com "ou seja"?
Respondida por Carlos Rocha 26 de abril de 2011: É possível, mas não se recomenda como prática sistemática, porque a locução «ou seja» tem por função esclarecer o sentido de um constituinte que, normalmente, já ocorreu antes na mesma frase.Tem vírgula depois de porém?
Ao iniciarem uma frase, as conjunções “porém”, “entretanto”, “contudo”, “todavia” e “no entanto” podem, ou não, ser seguidas de vírgula.Tem vírgula antes de nem?
Também empregamos vírgula antes das expressões: “e nem”, “e nem ao menos”, “e nem sequer”. “A equipe que lidera o campeonato marcou logo quatro gols no primeiro tempo, e nem sequer deu chance de reação para o time adversário.”Tem vírgula depois de hoje?
Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador. Hoje todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.Estou bem e você tem vírgula.?
Sim (eu estou bem), e você (está bem)? - vírgula para marcar duas orações com sujeitos diferentes.Tem vírgula depois de ontem?
A vírgula pode ser omitida, principalmente em frases curtas e com adjuntos pequenos: “Ontem, os representantes visitaram o sindicato.” Ou “Ontem os representantes visitaram o sindicato.” Observações: a) - O APOSTO EXPLICATIVO também deve ficar entre vírgulas: “O coordenador do projeto, Dr.Tem vírgula depois de infelizmente?
Você só colocará o advérbio de modo (terminado em “-mente”) entre vírgulas se quiser dar ênfase especial ao que ele expressa, por exemplo: Ontem, infelizmente, não nos encontramos no colégio. As cores azul e verde correspondem, respectivamente, aos grupos 10 e 11.Como saber onde vai a vírgula?
A vírgula, a exemplo de outras pontuações, exerce 3 funções principais na linguagem escrita: 1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase.Quando não devemos usar vírgula?
Ela representa uma pequena pausa na fala. Também ajuda a deixar o texto mais bem organizado, separando informações. A vírgula não pode ser usada para separar sujeito e verbo ou verbo e complemento.Como saber se a vírgula está no lugar certo?
Coloque a vírgula no lugar certo
- Para separar elementos que exercem a mesma função sintática: Mateus, Marcos, Lucas e João eram apóstolos de Cristo.
- Marcar inversões na ordem direta: Quando saímos, começou a chover.
- Isolar o vocativo: Menino, por favor, chame sua mãe!