Tem vírgula após o portanto?

A palavra "portanto" deve vir, obrigatoriamente, entre vírgulas, pois, quer numa perspectiva, quer noutra, essa conjunção coordenativa conclusiva, que alguns gramáticos consideram com um valor adverbial e não de conector, acrescenta uma informação diferente, e fundamental, à simples adição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

Tem vírgula depois de portanto?

4. Antes de qualquer conjunção coordenativa, deve-se empregar a vírgula. Exemplos de conjunções coordenativas: mas; porém; contudo; todavia; entretanto; não obstante; no entanto; portanto; assim; logo; portanto; por isso; por conseguinte; de modo que, de maneira que; porque; pois; senão, etc.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

Como usar o portanto?

PORTANTO (junto) é uma conjunção que remete ao sentido de conclusão de algo. Exemplo: “Meu carro estragou ontem. Portanto, não vou viajar.” Vocês podem substituí-lo pela expressão “por isso”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em otempo.com.br

Pode usar portanto depois de ponto final?

Querendo sinalizar pausa depois de portanto, é preciso aumentar a pausa anterior, ou seja, usar ponto e vírgula ou ponto-final: O aluno é inteligente, disciplinado e estudioso; portanto, conseguiu aprovação no último vestibular. / O aluno é inteligente, disciplinado e estudioso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blogs.correiobraziliense.com.br

Pode colocar vírgula depois de conjunção?

Ao iniciarem uma frase, as conjunções “porém”, “entretanto”, “contudo”, “todavia” e “no entanto” podem, ou não, ser seguidas de vírgula.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

Vírgulas Antes ou Depois de Conjunções | Falando em Português #1

Onde não se pode colocar vírgula?

Quando NÃO usar a vírgula:

1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

Quais conjunções ficam entre vírgulas?

EMPREGO DE VÍRGULA NAS CONJUNÇÕES - PARTE I

Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsc.jus.br

Como usar o portanto na redação?

Como usar? "Portanto" deve ser utilizado para indicar uma conclusão decorrente de um argumento ou premissa. Ele pode ser utilizado para fechar um raciocínio ou argumentação, ou para indicar uma consequência direta de uma ação ou evento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Tem vírgula depois de porém?

Em começo de frase, porém não deve ser seguido de vírgula, pois é uma conjunção, ou seja, liga uma oração a outra. Quando está deslocado na frase, porém deve aparecer entre vírgulas, pois neste caso há uma intercalação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www1.folha.uol.com.br

Qual é o conectivo de portanto?

Conectivos para conclusão

Estes são alguns exemplos: Portanto, Em conclusão, Assim, Dessa forma, Dessa maneira, Em suma, Em síntese, Desse modo, Assim sendo, Diante do exposto, etc.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Que tipo de conjunção é "portanto"?

Conjunção Coordenativa Conclusiva

As conjunções coordenativas alternativas são responsáveis por fazer a união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de fechamento. Exemplos: por isso, por isto, logo, portanto, assim, por conseguinte, pois (posposta ao verbo), por consequência, etc.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Pode começar parágrafo com "portanto"?

Caso tenha mais uma parte de desenvolvimento do texto você pode começar com: somado a isso; além disso; ou ademais. Por fim, na conclusão podemos usar as expressões: portanto; dessa forma; ou logo. Curtiu?
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em facebook.com

Tem ponto antes de portanto?

A palavra "portanto" deve vir, obrigatoriamente, entre vírgulas, pois, quer numa perspectiva, quer noutra, essa conjunção coordenativa conclusiva, que alguns gramáticos consideram com um valor adverbial e não de conector, acrescenta uma informação diferente, e fundamental, à simples adição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

Como saber onde colocar vírgula?

Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em geledes.org.br

Tem vírgula depois de então?

A conjunção equivale a portanto, logo. Quanto à pontuação, a vírgula deve ser usada antes do termo então: Grande parte fizemos juntos, então vamos continuar assim. Observe: isoladamente os elementos ligados por então não perdem a unidade de sentido: grande parte fizemos juntos / vamos continuar assim.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.scribd.com

Quando não usar vírgula exemplo?

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separam por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Tem vírgula depois de ontem?

A vírgula pode ser omitida, principalmente em frases curtas e com adjuntos pequenos: “Ontem, os representantes visitaram o sindicato.” Ou “Ontem os representantes visitaram o sindicato.” Observações: a) - O APOSTO EXPLICATIVO também deve ficar entre vírgulas: “O coordenador do projeto, Dr.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Quais são os 18 conectivos?

Os principais conectivos são: e, ou, mas, se, portanto, porque, logo, embora, no entanto, principalmente, logo depois, então, enfim, afinal, da mesma forma, além disso, ainda mais, talvez, provavelmente, com certeza, de repente, por exemplo, aliás, para que, perto de, próximo, por isso, em razão de, pelo contrário, ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Pode usar portanto na conclusão?

Como fazer a conclusão de uma redação

Para iniciar uma conclusão, pode-se usar alguma conjunção conclusiva como: logo, portanto, assim, por isso, em vista disso, conseguinte, etc.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Quais conectivos não usar na redação?

Dicas de quais palavras não usar na redação Enem
  • 1 – Não use “aí” e “daí”
  • 2 – Evite usar o “e” repetidamente.
  • 3 – As contrações também não são legais.
  • 4- Não se recomenda o uso de interjeições.
  • 5 – Cuidado com o uso do “então”
  • 6 – Evite o uso de ditados populares.
  • 7 – Utilizar pronomes “eu” e “você” também está proibido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em corrijame.com.br

Tem vírgula depois do porém?

As conjunções adversativas indicam oposição e requerem obrigatoriamente o uso da vírgula. São elas: no entanto, contudo, todavia, mas, porém, etc.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em clubedoportugues.com.br

É correto usar vírgula antes do e?

Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.” “A pesquisa confirmou a hipótese aventada pelos alunos, e o professor deu seu aval para a continuidade do trabalho.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

Tem vírgula depois de às vezes?

Desta forma: – uma locução adverbial como às vezes não exige vírgula, a não ser que na frase esteja contígua a outra expressão: «À noite, às vezes, faz frio.» – uma partícula ou locução de explicação, correcção, continuação, conclusão, concessão requerem vírgula (ver Bechara, op. cit., pág.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt