Tem vírgula depois do "como assim"?
Não se deve pôr vírgula a seguir à locução conjuntiva assim como, nem a seguir a qualquer outra conjunção.Como usar o assim como?
Com as expressões assim como e bem como, o verbo pode ir para o singular ou plural. Observe a vírgula: Paulo, assim como Maria, estuda medicina. Paulo assim como Maria estudam medicina.Tem vírgula depois de "como"?
No entanto, tal como a frase se encontra, é facultativa a vírgula entre plantas e a conjunção como, separando os dois termos. Quanto à sequência introduzida por como, esta conjunção introduz a enumeração de várias espécies (que constituem sucessões) entre as quais se deve empregar a vírgula (cf.Quais conjunções ficam entre vírgulas?
EMPREGO DE VÍRGULA NAS CONJUNÇÕES - PARTE IEm regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.
Vírgulas Antes ou Depois de Conjunções | Falando em Português #1
Quando usar a vírgula antes do "como"?
Depende do contexto, se é mais uma comparação ou uma exemplificação. Neste caso não tem vírgula: "São pratos famosos como o quibe, a esfirra e o tabule”. Observe que os “pratos famosos” não estão determinados. Teria a vírgula se fosse assim: "Fizeram os pratos mais famosos do mundo, como o quibe, a pizza e o fondue”.O que deve ficar entre vírgulas?
A vírgula, então, é aplicada uma única vez antes ou depois de alguma palavra ou expressão. Algumas palavras ou locuções, por expressarem sozinhas um sentido que independe dos outros elementos da oração, devem ser apresentadas entre vírgulas. Em geral, essas palavras ou locuções encerram em si mesmas uma pausa.Onde não colocar vírgula?
Quando não usar a vírgula?
- Separar sujeito do predicado.
- Separar nome de complemento nominal.
- Separar verbo de objeto direto.
- Separar verbo de objeto indireto.
- Separar nome do adjunto adnominal.
- Separar oração principal da oração adjetiva restritiva.
Qual a regra para usar vírgula?
A principal regra para uso de vírgula é não separar elementos que têm relação sintática. Não separe: O sujeito do verbo, por mais longo que seja o sujeito.Como saber quando vai vírgula?
1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase. A partir disso, é possível imaginar algumas situações em que é imprescindível empregar a vírgula, bem como outras em que ela não deve ser usada.Tem vírgula depois do haja vista que?
5) A expressão haja vista é diferente das demais palavras e expressões, porque configura uma locução verbal, e normalmente vem numa segunda oração, separada, assim, por vírgula da primeira. Ex.: "O réu deve ser condenado, haja vista às robustas provas produzidas contra ele".Como assim ou como a SIM?
Assim: quando significar desse modo, dessa forma. Ex.: Ninguém imaginou que as coisas fossem acabar assim. Ah, Sim!: expressão de entendimento, quando se compreende algum fato.Como usar assim como na frase?
Patrícia, assim como sua irmã, aprecia a leitura de bons clássicos. Patrícia assim com sua irmã apreciam a leitura de bons clássicos. Patrícia, como sua irmã, aprecia a leitura de bons clássicos. Patrícia como sua irmã apreciam a leitura de bons clássicos.Como assim ou como assim?
B ― Como assim? Sim, é correta. No Dicionário Priberam, por exemplo, podemos ler a seguinte nota a propósito desta expressão: «Usa-se interrogativamente para pedir explicação ou esclarecimento sobre o que foi dito anteriormente.»Quando não usar vírgula exemplo?
Quando NÃO usar a vírgula:1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
Quando é proibido o uso de vírgula?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separam por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.Quando a vírgula é obrigatória?
A vírgula antes da conjunção e só deve ser usada se dois requisitos estiverem presentes: a conjunção e deve ligar orações com sujeitos diferentes; a falta da vírgula pode deixar a leitura ambígua.Quando a vírgula é opcional?
A vírgula é opcional depois de adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.Como saber onde eu coloco a vírgula?
Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.Onde devo colocar vírgula?
De modo geral, pode-se dizer que a vírgula é utilizada para separar termos dentro de uma oração ou de um período.Como saber se a vírgula está no lugar certo?
Coloque a vírgula no lugar certo
- Para separar elementos que exercem a mesma função sintática: Mateus, Marcos, Lucas e João eram apóstolos de Cristo.
- Marcar inversões na ordem direta: Quando saímos, começou a chover.
- Isolar o vocativo: Menino, por favor, chame sua mãe!
Tem vírgula antes do como?
Antes de qualquer conjunção coordenativa, deve-se empregar a vírgula.Como saber quando tem que colocar vírgula?
8 dicas para usar vírgula e não errar mais
- 1 – Para criar pausas no texto. ...
- 2 – Para separar duas frases. ...
- 3 – Para destacar modo, lugar ou tempo. ...
- 5 – Para explicar algo no meio de uma oração. ...
- 6 – Para adicionar um vocativo. ...
- 7 – Para evitar redundância na frase. ...
- 8 – Para dar consequência à ação da frase.