Tem vírgula depois da palavra "como"?
«Há várias espécies de plantas, como, por exemplo, bananeira, jaqueira, laranjeira, etc.» «Há várias espécies de plantas, como, por exemplo: bananeira, jaqueira, laranjeira, etc.» No entanto, tal como a frase se encontra, é facultativa a vírgula entre plantas e a conjunção como, separando os dois termos.Quando colocar vírgula antes do como?
Depende do contexto, se é mais uma comparação ou uma exemplificação. Neste caso não tem vírgula: "São pratos famosos como o quibe, a esfirra e o tabule”. Observe que os “pratos famosos” não estão determinados. Teria a vírgula se fosse assim: "Fizeram os pratos mais famosos do mundo, como o quibe, a pizza e o fondue”.Tem vírgula depois do "como assim"?
Não se deve pôr vírgula a seguir à locução conjuntiva assim como, nem a seguir a qualquer outra conjunção.Onde colocar vírgula no bem como?
Vírgula com "bem como": quando usar?
- 1️⃣ Sujeito simples: Use a vírgula antes de "bem como" ao destacar sujeitos simples. ...
- 2️⃣ Evitar ambiguidade: A vírgula também é usada para evitar ambiguidades, como em "Larissa comeu muito, bem como sua irmã Andréia." Compare com "Larissa comeu muito bem como sua irmã Andréia."
Vírgula DEPOIS de E
Como usar assim como?
Com as expressões assim como e bem como, o verbo pode ir para o singular ou plural. Observe a vírgula: Paulo, assim como Maria, estuda medicina. Paulo assim como Maria estudam medicina.Onde botar vírgula?
A vírgula é o sinal gráfico da gramática que possui amplas funcionalidades. Dentre os seus usos obrigatórios incluem a separação de elementos que podem ser listados; de explicações que estão no meio da frase; de adjuntos adverbiais de tempo, modo e lugar; e de orações independentes.Como utilizar o termo "bem como"?
Exemplo: O zelo, bem como o profissionalismo, fizeram dele um homem bem sucedido na vida. Observação: O que se pretendeu dizer foi que o zelo e o profissionalismo (ambos), o fizeram ter sucesso na vida.Como por exemplo vírgula?
Expressões como “por exemplo”, “ou seja”, “isto é”, “além disso”, “ou melhor”, “inclusive” e “aliás” devem ser utilizadas entre vírgulas. Por exemplo: Estava pronta para sair, inclusive, já tinha terminado todo o trabalho. Não sabia o que fazer, ou melhor, estava completamente perdida.Quando não usar vírgula?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separam por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.Qual a regra da vírgula?
A principal regra para uso de vírgula é não separar elementos que têm relação sintática. Não separe: O sujeito do verbo, por mais longo que seja o sujeito.Pode vírgula antes do que?
Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula. Ex.: Não te distraias, que podes ter um acidente. 3. Como conjunção consecutiva, também é precedido de vírgula.Como saber se a vírgula está no lugar certo?
Coloque a vírgula no lugar certo
- Para separar elementos que exercem a mesma função sintática: Mateus, Marcos, Lucas e João eram apóstolos de Cristo.
- Marcar inversões na ordem direta: Quando saímos, começou a chover.
- Isolar o vocativo: Menino, por favor, chame sua mãe!
Tem vírgula antes do como?
Antes de qualquer conjunção coordenativa, deve-se empregar a vírgula.Quando a vírgula é obrigatória?
A vírgula antes da conjunção e só deve ser usada se dois requisitos estiverem presentes: a conjunção e deve ligar orações com sujeitos diferentes; a falta da vírgula pode deixar a leitura ambígua.Como usar vírgula de forma correta?
De modo geral, pode-se dizer que a vírgula é utilizada para separar termos dentro de uma oração ou de um período. É importante destacar que essa separação se refere a termos que já estão, de alguma forma, distantes. Não se pode separar por vírgulas elementos de uma oração que sejam profundamente relacionados entre si.Tem vírgula depois do assim como?
Observação 2: Diante da existência de um sujeito composto, as locuções “bem como” e “assim como” podem vir entre vírgulas se o objetivo é enfocar um dos sujeitos e privilegiar a concordância verbal com o núcleo do sujeito mais importante.Como usar o como?
- Serve para introduzir as Orações Subordinadas, e assume alguns significados diferentes, dependendo da oração da qual faz parte:
- Pode ser substituída por quando ou logo que.
- Assume a mesma função do por que.
- Tem valor de conforme.
- Serve para introduzir as Orações Coordenadas, e assume o valor de uma conjunção aditiva:
Tem vírgula depois de bem como?
O termo “bem como” é uma locução conjuntiva e, dentro de uma frase, pode ou não ser seguido por vírgula.Como usar como por exemplo?
Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Leia mais em Clube do Português, parceiro do Metrópoles. Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo!Como não errar vírgula?
Como usar a Vírgula com 4 regras simples
- Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar. Veja esta frase: ...
- Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. ...
- Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. ...
- Use a vírgula para separar orações independentes.
Quando usar vírgula exemplo?
Quando usar a vírgula
- 1- Separar elementos com a mesma função sintática.
- 2- Separar orações intercaladas.
- 3- Separar orações adjetivas explicativas.
- 4 – Separar expressões explicativas.
- 5 – Separar conjunções.
- 6 – Isolar o vocativo.
- 7 – Isolar o aposto.
- 8 – Isolar datas.