Tem vírgula entre nem e nem?
Também empregamos vírgula antes das expressões: “e nem”, “e nem ao menos”, “e nem sequer”. “A equipe que lidera o campeonato marcou logo quatro gols no primeiro tempo, e nem sequer deu chance de reação para o time adversário.”Como usar nem nem?
O conjunto de duas conjunções aditivas e nem só é admitido nos casos em que não há uma frase negativa antes. “Eles trabalharam duro o dia inteiro e nem tiveram tempo para almoçar.” “Virgínia voltou de viagem ontem e nem me ligou ainda.”Quando usar nem e não?
Neste caso o NEM está modificando o advérbio sempre conclusão: a palavra NEM é advérbio de negação e não conjunção aditiva ou alternativa.Quando não usar vírgula?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separam por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.QUANDO USAR A VÍRGULA? USO OBRIGATÓRIO DA VÍRGULA - Profa. Pamba
Onde não se coloca vírgula?
Quando NÃO usar a vírgula:1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
Quando a vírgula é proibida?
Nos casos onde o sujeito está deslocado, ou seja, ele não inicia a frase, a vírgula é proibida; Caso o Objeto Direto ou o Objeto Indireto apareçam deslocados, a vírgula é facultativa; Se a frase apresentar um predicativo do sujeito, com verbo de ligação, a vírgula é proibida.Qual a forma certa de escrever nem?
Use nem um(a), dessa forma, separado, quando tiver o mesmo sentido de “nem um sequer”, “nem uma única”, “nem um único”, “nem um só”, “nem uma sequer”. E use nenhum (a), junto, quando puder substituir o termo por seu antônimo: algum (a) ou por “ninguém” e “nada”.É correto falar nem?
Nem significa e não. Pode-se dizer “não estuda e não trabalha” ou “não estuda nem trabalha”. O sentido se mantém. Por isso é redundante usar e nem em construção como: Eu do livro não me livro (e) nem quero me livrar.Que nem é correto usar?
“Que nem” é uma expressão informal consagrada, de uso corrente tanto no Brasil quanto em Portugal, “equivalente à conjunção comparativa como”, nas palavras do gramático Domingos Paschoal Cegalla.O que significa nem-nem?
O número de jovens que não estudam nem trabalham (os chamados nem-nem) é alto, mas não se deve desistir, afirmam especialistas dedicados à questão.Como escrevo nem?
Veja qual é a forma correta.b) Júlia não quis comer nem dormir. Parecem iguais, mas não são. O correto é a opção. Isso porque a conjunção nem já significa, sozinha, e não, o que torna esse e extra redundante e sem sentido.
Como usar e nem?
Também não é necessário dizer “e não” se você tem a palavra “nem” para indicar o mesmo sentido. Por outro lado, na linguagem falada, essa construção “e nem” é muito comum e ela é usada para realçar a negatividade. Por exemplo, “Você acredita que ela não veio para a reunião e nem me avisou!”.Quando colocar vírgula?
Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão – aquela que indica tempo, lugar, modo e outros – iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.Como saber se a vírgula está no lugar certo?
Coloque a vírgula no lugar certo
- Para separar elementos que exercem a mesma função sintática: Mateus, Marcos, Lucas e João eram apóstolos de Cristo.
- Marcar inversões na ordem direta: Quando saímos, começou a chover.
- Isolar o vocativo: Menino, por favor, chame sua mãe!
Quando usamos nem?
Quando usamos "nem um", destacamos a ausência de algo que existia, ou que o sujeito tinha posse. Veja alguns exemplos: Não sobrou nem um pedaço do bolo. Ele não conseguiu nem um minuto de descanso.É errado falar que nem?
Que nem” é uma expressão informal consagrada, de uso corrente tanto no Brasil quanto em Portugal, “equivalente à conjunção comparativa como”, nas palavras do gramático Domingos Paschoal Cegalla.Quando usar nem um nem outro?
A expressão “Nem um, nem outro” acompanha a mesma estrutura de “Um e outro”, ou seja, o substantivo, se houver, fica no singular e o verbo é facultativo (singular ou plural). Observe: a) Um e outro caso foi resolvido/foram resolvidos pela justiça. b) Nem um nem outro caso foi resolvido/foram resolvidos pela justiça.Como se escreve nem um dia?
a expressão “nem um”, escrita separada, reforça a negação do numeral “um”, ou seja, que não há “nem mesmo um”.Onde não devo usar vírgula?
Quando não usar a vírgula?
- Separar sujeito do predicado.
- Separar nome de complemento nominal.
- Separar verbo de objeto direto.
- Separar verbo de objeto indireto.
- Separar nome do adjunto adnominal.
- Separar oração principal da oração adjetiva restritiva.
Onde pôr a vírgula?
1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase. A partir disso, é possível imaginar algumas situações em que é imprescindível empregar a vírgula, bem como outras em que ela não deve ser usada.Como não errar vírgula?
Dicas para não errar na hora da fazer sua redação
- Use antes do Gerúndio. A vírgula aparece antes de verbos no gerúndio. ...
- Para separar elementos que poderiam ser listados. ...
- Antes de conectivos. ...
- Para separar explicações que estão no meio da frase. ...
- Para separar orações independentes. ...
- Dica Bônus: Sujeito e verbo.