A competição premia com medalhas de ouro, prata e bronze as três melhores equipes, e os três melhores competidores individuais em cada tabuleiro. Cada equipe, atualmente, é formada por quatro tabuleiros e um reserva. Olimpíada de Xadrez em Bled, Eslovênia (2002).
Apesar de sua popularidade e da habilidade mental necessária para jogar, ele nunca foi incluído nas Olimpíadas. Por quê? Competição Intelectual: Diferente de muitos esportes olímpicos, o xadrez é uma competição puramente intelectual, o que pode ser um dos motivos para sua exclusão.
Foi dada a largada na 45ª Olimpíada de Xadrez da FIDE 2024, que está ocorrendo em Budapeste, e as equipes do Brasil, Angola e Portugal demonstraram um desempenho notável na primeira rodada.
Existem outros diversos esportes populares que ainda não fazem parte das Olimpíadas, apesar de suas grandes bases de fãs e praticantes ao redor do mundo:
Um FINAL GENIAL nas Olimpíadas de Xadrez 2024! Vamos Brasil!
Quais esportes não estarão nas Olimpíadas de 2024?
Com a inclusão do breaking e do caiaque cross, os Jogos Olímpicos de Paris 2024 contarão com 32 esportes distribuídos em 48 modalidades. Presentes na edição de Tóquio dos jogos, o beisebol, o softbol e o caratê foram excluídos da disputa na capital francesa.
Karatê está fora das Olimpíadas 2024: público jovem
De acordo com a Reuters, rejeições anteriores do esporte já haviam acontecido por sua suposta falta de capacidade em atrair o público jovem. Ao lado da arte marcial, o beisebol e o softball também não foram cotados como modalidade na França.
Sinuca. A sinuca (bilhar), tentou ser incluído no programa olímpico na Olimpíada de Tóquio 2020 mas não conseguiu. A falta de unificação entre as federações e confederações é o maior empecílio.
Características de arte e ciência são encontradas nas composições enxadrísticas e em sua teoria que abrange aberturas, meio-jogo e finais, as fases em que subdividem o transcorrer do jogo. Na terminologia enxadrística, os jogadores de xadrez são conhecidos como enxadristasbr. (ou xadrezistas pt.).
A não participação do futsal nas Olimpíadas acontece pelo receio da Fifa em que a Copa do Mundo da modalidade perca prestígio. Além dos Jogos Olímpicos serem um evento maior, eles acontecem no mesmo ano em que são realizados os mundiais do futsal.
A próxima edição dos Jogos apresentará flag football e squash pela primeira vez na história olímpica. Também trará de volta beisebol/softbol, críquete e lacrosse, este último foi removido do programa olímpico após uma breve participação de dois anos no início dos anos 1900.
Quais são as novas modalidades das Olimpíadas de 2024?
Nas Olimpíadas de Paris 2024, haverá duas novas modalidades esportivas participando dos eventos. São elas o breaking (Breakdance) e o caiaque cross. Outras modalidades inseridas nos jogos de Tóquio também se mantém na edição francesa, como o skate, a escalada e o basquete 3x3.
Curiosamente, dois esportes que não aparecem no programa olímpico há mais de 100 anos devem voltar para os Jogos de Los Angeles-2028: críquete e lacrosse. O primeiro atende a uma demanda por mais público, já que é muito praticado em países como Inglaterra, Índia e Austrália.
O jogo de xadrez traz inúmeros benefícios para a mente de crianças, adultos e idosos. É um complexo e poderoso exercício cerebral e sua prática desenvolve o raciocínio matemático e o pensamento crítico, além de melhorar a imaginação, criatividade e comunicação.
O Fantástico conversou com o argentino Faustino Oro, que derrotou em partida online o norueguês Magnus Carlsen, campeão mundial do esporte. Aos dez anos de idade, Faustino Oro, conhecido como o “Messi do Xadrez”, derrotou o campeão mundial de xadrez, Magnus Carlsen, em uma partida online.
O surgimento do xadrez se deu no século VI, na Índia, com o nome de shaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, em sânscrito. Posteriormente, o jogo foi para a China e para a Pérsia. É da palavra persa shah, que significa rei, que provêm o nome xadrez.
O pedido da FIDE não foi considerado pelos organizadores dos Jogos Olímpicos em Paris 2024. Uma das razões poderia ser o caráter “desportivo” ou digamos “atlético” ausente no jogo. O xadrez pode atrair muitos espectadores, porém, não são vistos! E isso não é o que quer o COI.
Para incluir um esporte nas Olimpíadas, o Comitê Olímpico Internacional (COI) exige que ele tenha uma federação internacional unificada e bem estruturada. No entanto, o jiu-jítsu não possui essa unificação, já que várias organizações disputam a liderança.
O Wushu fará parte do programa oficial dos Jogos Olimpicos da Juventude em Dacar/2026. É um passo importante para o Wushu se tornar um esporte nas olimpíadas.
Por decisão do Comitê Olímpico Internacional, em julho de 2005, o beisebol e o softbol foram votados para não integrar o programa dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, sendo estas as primeiras exclusões desde a retirada do polo, a partir de 1936.
O Muay Thai ainda não é um esporte olímpico, por esse motivo o Bolsa Atleta concedeu as contemplações através de um único campeonato, este que é o campeonato mundial da Tailândia no World Muay Federation (WMF), sendo que os atletas devem ficar entre os três primeiros colocados e na chave de cada um ter o mínimo de 5 ...
A Fifa acreditava que a presença do futsal nos Jogos Olímpicos "diminuiria" o Mundial da modalidade. O COI, por outro lado, não gostaria de dar vitrine para um esporte organizado pela Fifa, uma entidade responsável por um torneio tão grande quanto a Copa do Mundo de futebol.
Quais esportes foram retirados das Olimpíadas de 2024?
Quais são os novos esportes dos Jogos Olímpicos de 2024? O breaking é a nova modalidade que estreia nas Olimpíadas de 2024. Além disso, haverá mudanças em outros esportes, como escalada esportiva, o slalom extremo, canoagem e vela. Já beisebol, softbol e caratê foram retirados da disputa dos Jogos de Paris.
O xadrez pode ser considerado um esporte pois tem regras e tem um vencedor; uma arte pois utiliza o calculo de lances que muitas vezes são abstratos e também pode ser uma ciência por ser um jogo onde se trabalha com muitos estudos e cálculos exatos. Palavras-chave: Xadrez. Educação. Desenvolvimento.