No Antigo e no Novo Testamento No Antigo Testamento, o mergulho na água era tido como meio de purificação espiritual. As abluções e o ato de lavar as mãos antes das refeições, além de se relacionarem a questões de higiene, eram práticas religiosas de purificação (cf. Mt 15,2; Mc 7,2-5).
Geralmente o batismo era feito através da efusão: a pessoa entra na água e a água é derramada sobre a cabeça do batizando com as mãos em forma de concha; ou aspersão: a água era aspergida sobre o batizando.
Quem foi a primeira pessoa a ser batizada na Bíblia?
De acordo com os textos bíblicos, João era parente de Jesus. Ele era filho de Zacarias, um sacerdote, e de Isabel, uma prima de Maria, a mãe de Jesus. Segundo a literatura sagrada, Jesus iniciou sua missão evangelizadora somente após ter sido ele próprio batizado pelo primo nas águas do Rio Jordão.
Existe nos Evangelhos outro personagem: Jesus de Nazaré. Esse mesmo Jesus, no fim do Evangelho de Mateus, depois de Sua Morte e Ressurreição, ordena seus discípulos a irem a todas as nações e batizarem todos quantos podiam (cf. Mt 28,19).
O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Uma das instruções que o Senhor deu a Seus Apóstolos foi: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20).
O Batismo cristão tem sua origem no próprio Jesus Cristo que enviou seus discípulos para evangelizar os povos e batizá-los em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Trata-se de uma purificação feita com água que lava o pecado original, dando ao batizado uma nova condição de existência. Confere uma vida nova.
Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse. Ele deu o exemplo para nós, obedecendo ao mandamento de Deus de ser batizado. Quando Jesus saiu da água, o Espírito Santo desceu sobre Ele.
Quem foi a primeira pessoa a ser batizada com o Espírito Santo?
1911, em sua residência na rua Siqueira Mendes, 79 (atual 161), Celina Albuquerque foi a primeira pessoa, em solo brasileiro, a ser batizada com o Espírito Santo. Estava confirmada a verdade pregada pelos missionários, que anunciavam um novo batismo.
Porque os evangélicos não aceitam o batismo católico?
É uma pena que, nas mudanças de uma pessoa da nossa Igreja Católica para uma igreja evangélica, essa Igreja não aceite o Batismo da nossa, com o argumento de que o Batismo católico não é válido. Isso, a meu ver, é um pecado, porque se nega que Deus possa fazer seu filho uma criança. Falta religião nesse procedimento.
O que significa a palavra batismo no original grego?
1) O significado da palavra baptizo no grego é, essencialmente, "mergulhar" ou "imergir", não aspergir, 2) As descrições de batismos no Novo Testamento sugerem que as pessoas desceram às águas para serem imersos, sendo que a água poderia ser trazida a eles em um recipiente para ser aspergida ou derramada («na Jordânia» ...
Qual a idade certa para se batizar de acordo com a Bíblia?
E que idade é essa exatamente? A resposta finalmente veio quando o Senhor descreveu como os pais deveriam ensinar o evangelho aos filhos. Ele disse: “E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade; e receberão a imposição das mãos” (Doutrina e Convênios 68:27).
A Bíblia ensina que existe apenas um tipo de batismo e este foi ensinado por Jesus e praticado por todos os apóstolos e pela igreja cristã primitiva (Efésios 4:5; Mateus 28:19, 20 ; Romanos 6:1-6; Atos 8:38). Antes da era cristã os judeus batizavam seus prosélitos por imersão.
O Batismo foi prefigurado na Antiga Aliança: a Arca de Noé, prefigura aqueles que foram salvos pela água; a travessia do Mar Vermelho, verdadeira libertação de Israel da escravidão do Egito, que anuncia a libertação operada pelo Batismo; na travessia do rio Jordão, graças à qual o povo de Deus recebe o dom da terra ...
Há poucos registros acerca da infância de Jesus. Uma exceção é o texto de Lucas 2.41-52, que relata sua visita ao templo com seus pais quando tinha 12 anos de idade. Por isso, logo após os acontecimentos que compõem o nascimento de Jesus, os evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) saltam para a narrativa do seu batismo.
O batismo normalmente é ministrado por um sacerdote validamente ordenado, mas em algumas ocasiões, até mesmo um pagão pode batizar. Saiba quais são essas situações extraordinárias e aprenda como batizar uma pessoa em caso de extrema necessidade. Lembre-se, o batismo é a porta de entrada da salvação.
1252. A prática de batizar as crianças é tradição imemorial da Igreja. Explicitamente atestada desde o século II, é no entanto bem possível que, desde o princípio da pregação apostólica, quando «casas» inteiras receberam o Baptismo se tenham baptizado também as crianças.
FUI BATIZADA (O) NOUTRA IGREJA (RELIGIÃO), POSSO SER BATIZADA DE NOVO? O Batismo ocorre apenas uma vez na vida. Se uma pessoa foi batizada numa religião e o batismo foi válido (aconteceu) não pode haver um novo batismo.
Por que Jesus foi batizado Se ele não tinha pecado?
Mas, você já se perguntou: por que Jesus quis ser batizado? O batismo de João Batista, não é o batismo como hoje conhecemos. Ou seja, não se tratava do Sacramento do Batismo, ele era apenas um sinal exterior de quem se reconhecia pecador e queria preparar-se para receber o Messias anunciado pelos profetas.
Batizar um filho é um ato de justiça, para ele. E por qual motivo? Porque nós no Batismo lhe damos um tesouro, nós no Batismo lhe damos um penhor: o Espírito Santo, nós lhe entregamos naquele exato momento a herança da nossa Fé em Jesus e nossa Igreja Católica.
O culto cristão às imagens não é contrário ao primeiro mandamento, porque a honra que se presta a uma imagem pertence a quem nelas é representado. Isso quer dizer que se venera uma imagem não pela imagem em si, mas pelo que ela representa.