No Brasil não houve bruxas, enquanto na Europa elas eram caçadas e dizimadas pelas mesmas práticas de suas contemporâneas brasileiras: um misto de sabedoria popular, sobrevivências de crenças pagãs e revolta pura e simples contra a autoridade estabelecida e as condições de vida das classes menos favorecidas.
Santa Catarina, especificamente Florianópolis, tem uma proximidade com histórias de bruxas, um dos motivos pelo qual também leva o nome de Ilha da Magia. A cidade é assim chamada por suas belezas naturais, cheia de cachoeiras, praias, montanhas, trilhas e muitos outros pontos ideais para o turismo.
Maria Fernanda Cândido ganhou seu primeiro pôster de divulgação de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, terceiro filme da série derivada de Harry Potter. Na produção, que estreia em 14 de abril, ela viverá Vicência Santos, uma bruxa brasileira.
Mima Renard foi uma mulher franco-brasileira que morreu queimada em uma fogueira no ano de 1692, na vila de São Paulo. Acabou se tornando um dos mais conhecidos nomes durante o período de caça às bruxas no Brasil.
O que aconteceu com as Bruxas de Salem há 300 anos?
Teve bruxas no Brasil?
No Brasil não houve bruxas, enquanto na Europa elas eram caçadas e dizimadas pelas mesmas práticas de suas contemporâneas brasileiras: um misto de sabedoria popular, sobrevivências de crenças pagãs e revolta pura e simples contra a autoridade estabelecida e as condições de vida das classes menos favorecidas.
Segundo estimativas da União Wicca do Brasil (UWB), o Rio é o estado com maior número de bruxos do país: são cerca de 40 mil praticantes de bruxaria, das mais variadas vertentes (tradicional inglesa, celtíbera, familiar...), a maioria da Baixada Fluminense e da Zona Oeste da capital.
Helen MacFarlane Duncan foi uma médium escocesa mais conhecida por ter sido a última pessoa a ser presa sob a Lei de Bruxaria Britânica de 1735. Durante sua apresentação, vista nessa foto, ela produzia ectoplasma de sua boca e nariz – embora os céticos dissessem que provavelmente era gaze.
"Atualmente, chamamos de 'bruxa' ou 'bruxo' todos os indivíduos que não professam uma religião oficial ou institucionalizada, mas que praticam algum tipo de magia, inspirados no paganismo ou no neopaganismo", explica a terapeuta holística e astróloga Virginia Gaia.
Desde tempos imemoriais, essa lenda perdura, semeando medo e fascínio entre os habitantes do Rio Grande do Sul. Conta-se que a sétima filha mulher de um casal nasce predestinada à bruxaria, a menos que seja salva por um batismo especial pela irmã mais velha.
Morgana, também conhecida como “Morgan le Fay”, ou “Morgana, a Fada”, de acordo com a mitologia britânica (e com os livros de Harry Potter) foi uma bruxa das trevas que, como meia-irmã do Rei Arthur, governou a Ilha de Avalon como Rainha.
Em 2012, 630 pessoas foram assassinadas na Tanzânia por motivos relacionados à bruxaria, número que subiu para 765 em 2013, segundo dados da polícia reunidos no HRR.
"Cidade das Bruxas" dos Estados Unidos, Salem carrega história macabra. Nos Estados Unidos, mais precisamente em Massachusetts, existe uma cidade com uma história digna de filme de terror. O lugar se chama Salem e, em 1692, foi palco de eventos sinistros.
Entre o século XV e XVII, ocorreu o que conhecemos como Caça às Bruxas, por quase toda a Europa, em especial no Reino Unido, onde as mulheres da cultura celta eram fortemente ligadas às forças da natureza e, por serem consideradas pagãs, foram duramente perseguidas.
Alice Jean Evans (Bristol, 2 de agosto de 1971) é uma atriz britânica. É conhecida pelo seu papel de Chloe Simon em 102 Dálmatas (2000) e também por interpretar a bruxa original Esther Mikaelson na série The Vampire Diaries e em seu spin-off The Originals.
“Alguns chegaram a chamar Eva de a primeira bruxa, uma associação que, mais do que qualquer outra, torna inteligível o vínculo de gênero sobre o qual todos se apoiavam” (CLARK, 2006. Pensando com Demônios. A idéia da bruxaria no princípio da Europa Moderna.
Com base nos princípios do Tribunal do Santo Ofício, órgão máximo da Inquisição católica, mulheres acusadas de bruxaria eram julgadas e condenadas pelos padres e dirigentes locais e, muitas vezes, acabavam sendo queimadas vivas.
O deus Cornífero para um Bruxo é o Consorte da Deusa Mãe, a Criadora e Incriada. Esta é a visão dos Neopagãos na religião Wicca. O deus Cornífero é o deus fálico da fertilidade. Geralmente é representado como um homem de barba com casco e chifres.
O Brasil foi terreno fértil e destino certeiro dessas mulheres. Durante a caça às bruxas promovida pelos tribunais da Inquisição a partir do século 15, muitas das mulheres condenadas por feitiçaria que escapavam das chamas eram enviadas à então colônia portuguesa.
O que é a Wicca? Wicca é uma religião neopagã que se concentra na veneração da natureza e na prática de magia. Surgiu no século XX, principalmente através dos esforços de Gerald Gardner, um influente ocultista britânico.
Elas são as praticantes da “boa magia”, agindo no combate às ações de bruxaria, na comunidade. Benzedeiras e bruxas modernas valem-se de um mesmo símbolo de proteção, o pentagrama ou Símbolo de Salomão.
A Wicca é uma religião criada na Europa Ocidental. Os Wiccanos são pessoas boas e prezam pela vida de outros, gostam de ajudar e viver em harmonia. Diferente do que muitos pensam, a base desta religião é a magia de cura e ela deve ser utilizada para o bem.
A bruxaria, como objeto de perseguição criminosa, teve as mais diferentes abordagens ao longo da história. Tanto a religião católica como a protestante, por meio dos Tribunais da Inquisição, torturaram, julgaram e condenaram à morte os heréticos ou bruxos.