Vai fazer dois meses ou vão fazer dois meses?
Vou dificultar um pouquinho: o certo é: vai fazer OU vão fazer dois meses que ele viajou? O correto é, VAI FAZER, pois como o verbo FAZER pertence a uma locução verbal (VAI + FAZER) e é o verbo principal da locução, ele transmite sua impessoalidade ao verbo auxiliar que deve ficar no singular.Faz 2 anos ou fazem 2 anos?
Fazem dois anos ou Faz dois anos? Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.Vai fazer 10 anos ou vai fazer 10 anos?
A construção correta é faz dez anos.Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo. O verbo fazer pode ser substituído pelo verbo haver na sua forma impessoal: – Há dez anos que não vou a Paris.
Vai fazer anos ou vão fazer anos?
Devemos dizer “FAZ dez anos” e “VAI FAZER dez anos”; 2o) O verbo VER é transitivo direto. Pede objeto direto. O pronome LHE substitui objetos indiretos.FAZ OU FAZEM ANOS? - REGRAS DE CONCORDÂNCIA VERBAL - Profa. Pamba
Faz 4 meses ou faz 4 meses?
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.Foi ou foram 5 anos?
Caso o verbo esteja no plural, aludindo aos formadores do conjunto (“pessoas”), ocorre a concordância siléptica ou lógica. Portanto, as duas formas estão corretas.Estou há 2 anos ou estou há 2 anos?
O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias. Se essa dificuldade povoava nossa cabeça, agora não mais.Quando utilizar vão?
A forma vãopode ser [terceira pessoa plural do imperativo de ir] , [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de ir] , [terceira pessoa plural do presente do indicativo de ir] , [adjectivo ] ou [nome masculino] .Vai e vão diferença?
A diferença entre "vai" e "vão" é o número da pessoa gramatical. "Vai" é flexão do verbo ir na 3ª pessoa do singular: ele vai. "Vão" é flexão do verbo ir na 3ª pessoa do plural: eles vão.Fazem dois meses é correto?
Dessa forma, mesmo estando em locução verbal (deve fazer), o auxiliar permanece no singular e o correto é: "deve fazer mais de dois meses" ou "faz mais de dois meses".Vai ter ou vao ter?
É o caso da frase acima, na qual a locução verbal “vão ter” é empregada no sentido de “vai haver”, impessoal, isto é, sem sujeito e, se não há sujeito, ambos os verbos que a constituem devem ficar no singular: vai ter.Faz 3 anos ou faz 3 anos?
O verbo fazer, quando indica tempo decorrido, não vai para o plural, ele só fica no singular. Logo, fazem dez anos, está errado. O correto é. faz dez anos.É 10 reais ou são 10 reais?
A resposta depende também da situação psicológica de quem responde: assim, se a pessoa tiver em mente o pronome isto, dirá: «Isto são nove reais». Mas, se tiver em mente a forma verbal é, a resposta será: «É nove reais». Ambas as respostas estão certas.Foram 2 meses ou foi 2 meses?
A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram. Vocês foram.Faz 10 dias ou faz 10 dias?
Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.É correto falar há 20 anos atrás?
Portanto, há redundância no acréscimo de atrás ou de qualquer outra palavra que denote tempo decorrido em tais expressões. Para evitar redundância, deve-se usar apenas há dez anos ou dez anos atrás.Foi a 87 anos Titanic?
Famosa principalmente por sua atuação como Rose Dawson Calvert (Rose DeWitt Bukater idosa) no filme Titanic (1997). Em 1998 tornou-se a pessoa mais idosa (ela tinha 87 anos) a receber uma indicação ao prêmio máximo do cinema americano — o Óscar —, na categoria de melhor atriz coadjuvante/secundária.Tem dias ou tem dias?
O primeiro é aplicado no singular e o segundo, por sua vez, é usado no plural. O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm).Foi há 10 anos ou foi há 10 anos?
A construção correta é há dez anos.O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão. Há dez anos já significa «há dez anos atrás».