Vai fazer ou vão fazer?

Vou dificultar um pouquinho: o certo é: vai fazer OU vão fazer dois meses que ele viajou? O correto é, VAI FAZER, pois como o verbo FAZER pertence a uma locução verbal (VAI + FAZER) e é o verbo principal da locução, ele transmite sua impessoalidade ao verbo auxiliar que deve ficar no singular.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Vai fazer três anos ou vão fazer?

Para os objetos diretos devemos usar os pronomes: o, a, os, as. A frase certa é: “VAI FAZER dez anos que não O vejo (ou que não A vejo)”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt-br.facebook.com

Vai fazer ou vai fazer?

Use o verbo ir no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: A senadora vai fazer um discurso. A forma "a senadora irá fazer um discurso" não existe. Use a forma composta (vai fazer) ou a simples (fará).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Vai fazer três meses ou vão fazer?

Vou dificultar um pouquinho: o certo é: vai fazer OU vão fazer dois meses que ele viajou? O correto é, VAI FAZER, pois como o verbo FAZER pertence a uma locução verbal (VAI + FAZER) e é o verbo principal da locução, ele transmite sua impessoalidade ao verbo auxiliar que deve ficar no singular.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Vão dar ou vai dá?

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vestibulares.estrategia.com

Algum dos moradores VAI ou VÃO?

É correto dizer vão ir?

Nesses casos, "ir" é um verbo auxiliar, desprovido do sentido usual de movimento, deslocamento. Aplicando o raciocínio às locuções vou ir, vai ir, vão ir e vamos ir, compreendemos que as formas flexionadas (vou, vamos, vai) não têm sentido de movimento: elas apenas compõem o sentido de ação futura.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gazetadopovo.com.br

Vão ser ou vai ser?

As duas formas – serão e vão ser – existem na Língua Portuguesa, ambas as expressões estão corretas. Ou seja, ambas indicam uma situação futura.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pinterest.de

Vão fazer dois anos ou vai fazer dois anos?

"VAI fazer ou VÃO fazer dois meses que ele viajou?" O certo é "VAI FAZER dois meses que ele viajou". Já vimos e repetimos que o verbo FAZER, quando se refere a "tempo decorrido" deve ser usado sempre no singular: "FAZ dez dias que não nos vemos"; "FAZIA alguns minutos que o Romário não tocava na bola"...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Vão fazer ou farão?

Forão não existe na língua portuguesa

Em geral, um verbo terminado em “ão” indica algo que vai acontecer no futuro, como serão, farão, irão e poderão. Todos esses verbos são conjugados no futuro do presente do indicativo. No entanto, a palavra “forão” não tem um significado na língua portuguesa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cursinhoparamedicina.com.br

Vai fazer 10 anos?

A construção correta é faz dez anos.

Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

Vão fazer ou vai fazer 10 anos?

A frase acima contém dois erros: 1º) O verbo FAZER, quando se refere a tempo decorrido, deve ser usado sempre no singular. É verbo impessoal (=sujeito inexistente). Devemos dizer “FAZ dez anos” e “VAI FAZER dez anos”; 2º) O verbo VER é transitivo direto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em facebook.com

Qual o certo vão ou vai?

A diferença entre "vai" e "vão" é o número da pessoa gramatical. "Vai" é flexão do verbo ir na 3ª pessoa do singular: ele vai. "Vão" é flexão do verbo ir na 3ª pessoa do plural: eles vão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brainly.com.br

É certo falar vai ir?

No Brasil, as construções desse tipo serão admissíveis (ex.: «Ele disse que vai ir»), pelo menos no discurso oral/informal, ao passo que em Portugal elas são evitadas, quando o verbo principal está no infinitivo, embora sejam usadas se este estiver no gerúndio (ex.: «O trabalho vai indo bem»).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

Qual o tempo verbal de vão?

Presente – vá, vás, vá, vá, vamos, vades, vão. Pretérito imperfeito – fosse, fosses, fosse, fôssemos, fôsseis, fossem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portugues.com.br

O que quer dizer a expressão vão?

Sem apoio, em falso; baldadamente, inutilmente. Feminino: vã. Plural: vãos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dicionario.priberam.org

O que é um vão?

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa

1 Oposto à realidade; falso. 2 Sem conteúdo ou sem sentido; vazio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em michaelis.uol.com.br

Vão lá está correto?

1 Answer. "Vão lá, curtem, compartilham!" não está incorreto, embora não me pareça ser a melhor escolha. Se trata, provavelmente, do imperativo polido ou cortês, em que o significado é imperativo, mas a conjugação é feita no presente do indicativo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portuguese.stackexchange.com

Não vai dar para eu ir ou não vai dar para mim ir?

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br