Para deixar mais clara e objetiva a diferença entre o uso de “onde” e “aonde”, apresento mais exemplos: “Aonde você vai?” Neste caso há o sentido de destino, expresso pelo verbo ir. “Onde você mora?” Nesta frase o significado expressa a ideia de local fixo, moradia, justificando o uso do advérbio onde.
Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
O uso correto dessas duas palavras vai depender do contexto da frase. "Aonde" indica destino e movimento, significando a que lugar a pessoa vai ou foi, por exemplo. Já "Onde" indica um local fixo, significando em que lugar. Veja a seguir quando utilizar cada um dos advérbios abaixo.
ou Onde você quer chegar? A forma correta é "Aonde você quer chegar?". "Aonde" é o resultado da união da preposição "a" com o pronome "onde" (a+onde=aonde).
O mais adequado é: “Esta é a rua ONDE fica o nosso depósito.” ONDE significa “no lugar” (=o depósito fica NA RUA). AONDE significa “ao lugar”. Só pode ser usado com verbos cuja regência pede a preposição “a” (IR, CHEGAR, DIRIGIR-SE, LEVAR...): “Esta é a praia AONDE fomos no sábado passado” (=fomos À PRAIA).
ONDE ou AONDE? Qual é o Correto? Quando Usar? (Aprenda com Exemplos)
Vai almoçar Onde ou aonde?
Essa é uma dúvida comum para quem escreve. No entanto, o uso de cada um desses termos é bem simples. A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.
Usamos “onde” com verbos que, quando questionados, aceitam a expressão EM ALGUM LUGAR. Usamos “aonde” com verbos que indicam movimento e que aceitam a expressão A ALGUM LUGAR ou PARA ALGUM LUGAR.
Quando eu chegar em casa ou quando eu chegar a casa?
Como não podia deixar de ser, é o caso do português, cujas regras formais ainda estão presas ao modo de Portugal. Por isso, a conjugação correta de “chegar” não permite a preposição “em”. Ou seja, na norma culta, não se pode falar “cheguei em casa”, mas sim “cheguei a casa”!
A indicação é de localização, portanto, “onde” deveria ter sido utilizado; Já no exemplo 2, a ideia é de movimento, transmitida pelo verbo ir, logo, o adequado seria utilizar “aonde”; O objetivo é encontrar a localização, por isso, “onde” deveria ter sido utilizado.
só pode empregar onde com verbos que não marquem movimento, mas estado: O lugar onde estamos nem sempre é aquele onde morremos. Empregará aonde com os verbos de movimento para ou movimento a: A terra aonde vou; A casa aonde te diriges.
Para conferir se o uso está correto, basta substituir aonde por para onde: Aonde vamos nas próximas férias? = Para onde vamos nas próximas férias? Deve ser relacionado a situações que fazem referência a um lugar e quando a ideia de movimento não está presente.
Aonde possui lógica semelhante à da palavra onde: mesmas funções e ideia de lugar. Porém, sua diferença está no fato de apresentar noção de movimento. Aonde não apresenta ideia de permanência, mas de movimento, transporte.
O advérbio aonde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento. O advérbio onde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento.
Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está. Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. O verbo “encontrar” não indica movimentação.
Erro: Chegamos em São Paulo, ontem. Forma correta: Chegamos a São Paulo, ontem. Explicação: o verbo exige a preposição a. Quem chega, chega a algum lugar, ou a alguma coisa.
"Para eu" deve ser usado quando se assume a função de sujeito e sempre antes de verbos. Já “para mim”, deve ser utilizado quando se assume função de objeto indireto, geralmente no final da frase.
Utilizando “para” em vez de “pra”, a frase ficaria assim: Ela foi para a casa de sua irmã. Um método fácil para saber se é necessário escrever o artigo “a” depois de “para” é substituir o substantivo feminino subsequente por um masculino.
Conforme vimos, alguns verbos, como ir, chegar e voltar, pedem a preposição a. Ou seja, é preciso usar a palavra aonde. Já o verbo estar dá a ideia de permanência e, portanto, o termo onde deve ser empregue.
Diferenças entre “onde” e “aonde” Apesar de serem semelhantes tanto na escrita quanto na função, ambas servem pra indicar lugar, mas cada uma tem um uso específico. A palavra “aonde” é usada pra dar uma ideia de movimento. Enquanto “onde” é usado no sentido oposto, quando não há movimento.