É correto dizer "se lembra"?
O correto, neste caso, é reflexivo (quando refere-se à memória): "lembrar-se de". Portanto, na frase, poderia ficar "Você se lembra do porquê escolheu seu candidato..."Você se lembra de por que..." e por aí vai.Quando usar lembre-se?
Todas estas formas estão corretas, já que "esquecer" e "lembrar" aceitam diferentes comportamentos verbais sem alteração de sentido, conforme exemplos à direita. Quando usamos a partícula "se", trata-se de uma frase na voz reflexiva, e com um verbo que então se torna reflexivo.Como se conjuga o verbo lembrar?
lembrar
- Presente. eu. lembro. tu. lembras. ele/ ela/ você lembra. ...
- Pretérito Perfeito. eu. lembrei. tu. lembraste. ele/ ela/ você lembrou. ...
- Pretérito Imperfeito. eu. lembrava. tu. lembravas. ele/ ela/ você lembrava. ...
- Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. lembrara. lembraras. lembrara. lembráramos. ...
- Futuro. eu. lembrarei. lembrarás. lembrará lembraremos.
Quando o verbo lembrar é pronominal?
Quando se apresentam nas formas pronominais, os verbos "esquecer e lembrar" são transitivos indiretos, pedindo a preposição "de". Exemplos: "Com a pressa de sair de casa, eu me esqueci do fogão ligado." "Durante o passeio, ela se lembrou das amizades de infância.Pablo -- Vai Lembrar (Dvd - Arrocha Brasil) Vídeo Oficial
Quando o se é pronominal?
Verbos pronominais são aqueles acompanhados por pronomes “me”, “te” “se”, “nos” (pronomes oblíquos átonos). Esse tipo de verbo é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica. Sendo assim, o verbo deverá ser conjugado sempre acompanhado do pronome oblíquo correspondente à pessoa gramatical do sujeito.Quando usar esqueceu-se?
Quando o verbo “esquecer” é pronominal, ou seja, acompanhado do pronome “se”, sempre usamos “de” para complementar. Quando não há o pronome “se”, o complemento não é usado. Por exemplo, “ele se esqueceu do casaco”, ou “ele esqueceu o casaco”.Qual é o certo: lembrasse ou lembra-se?
A forma lembrassepode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de lembrar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de lembrar] . Conjugação:regular. Particípio:regular.Qual é a regência do verbo lembrar?
No exemplo acima, o verbo lembrar é pronominal, ou seja, apresenta o pronome reflexivo -se e exige complemento com a preposição “de”. Dessa maneira, podemos dizer que o verbo lembrar é transitivo indireto. Além disso, o verbo lembrar também pode ser transitivo direto e indireto ao mesmo tempo.Deve-se lembrar ou deve lembrar-se?
Nós temos duas opções: lembrar ou lembrar-se. A diferença é a regência. Lembrar é um verbo transitivo direto: "Ela lembrava as datas com carinho"; Lembrar-se (a forma pronominal) é transitivo indireto: "Ela se lembrava das festas".Qual o modo correto de se?
O uso do “se” como índice de indeterminação do sujeito.A indeterminação do sujeito é aquela na qual não conseguimos identificar quem realizou a ação. Neste caso, o “se” acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, que obrigatoriamente são conjugados na terceira pessoa do singular.
Pode usar o se antes do verbo?
O «se» coloca-se antes do verbo (posição proclítica) nas seguintes situações: Nas orações subordinadas: «Penso que ele se feriu», «Queria que ele se casasse», «Quando se recomenda uma substituição, é preciso conhecer o assunto», «Como ele se foi embora, não sei onde estão os papéis».Qual o significado de lembre-se?
recordar-se, ter lembrança de qualquer fato.É correto escrever "lembrar de mim"?
Explicação: o correto é LEMBRA DE MIM.É correto dizer "eu me esqueci"?
Certo: Há duas formas: Eu me esqueci da reunião. Ou Eu esqueci a reunião. Por quê? O verbo esquecer só é usado com a preposição de (de – da – do) quando vier acompanhado de um pronome oblíquo (me, te, se, nos, vos).Que eu me lembre ou lembro?
Isso quer dizer que a preposição só deve aparecer quando usamos as formas “Eu me lembro”, “Eu me esqueço”, “Ela se lembra”, “Ela se esquece”, “Nós nos lembramos”, “Nós nos esquecemos” e por aí vai! Portanto, o correto é “Eu me lembro disso”.Fez me lembrar ou me fez lembrar?
No português informal, aceitam-se as expressões referidas pelo consulente, tal como é possível dizer-se «olha eu» ou «olha ele», sobretudo em frase exclamativa. Contudo, a forma mais correta é «faz-me lembrar-me de mim».Como conjugar o verbo lembrar no modo indicativo?
Indicativo
- Presente. eu lembro tu lembras ele/ela/você lembra nós lembramos vós lembrais eles/elas/vocês lembram.
- Pretérito imperfeito. ...
- Futuro. ...
- Pretérito. ...
- Pretérito mais-que-perfeito do indicativo. ...
- Futuro do pretérito. ...
- Pretérito perfeito. ...
- Pretérito mais-que-perfeito.
Como escrever lembrar?
O verbo lembrar, do latim “memorare”, comum em questões sobre regência verbal, possui três básicas possibilidades em acordo à língua-padrão: Lembrei os melhores momentos da minha infância. Lembrei-me dos melhores momentos da minha infância. Lembraram-me os melhores momentos da minha infância.Como usar o SE?
Se - Conheça as funções dessa palavra
- Conjunção: quando relaciona entre si duas orações. ...
- Partícula expletiva ou realce: quando pode ser retirada da frase sem prejuízo algum no sentido da oração. ...
- Parte integrante do verbo: faz parte dos verbos pronominais: queixar-se; apiedar-se, arrepender-se, zangar-se; romper-se, etc.