O primeiro eclipse de 2024 vai acontecer na madrugada deste domingo (24) para segunda-feira (25). O evento astronômico será visível a olho nu na maior parte das Américas, na metade oriental da Austrália, no Japão e nas partes ocidentais da África e da Europa.
Entenda qual área da sua vida você pode sentir mais esse momento astrológico. O primeiro Eclipse Lunar de 2024 acontece no dia 25/03, às 04h13 (horário de Brasília). O sol se projetará sobre a Lua Cheia, que estará aos 5'14 graus de Libra.
Entre os principais eventos astronômicos que iluminarão os céus em 2024 estão dois eclipses lunares penumbrais, chuvas de meteoros e a passagem de dois cometas.
Fenômenos astronômicos em abril de 2024: eclipse solar total
O eclipse solar total, quando a Lua bloqueia completamente a face do Sol, é um dos fenômenos astronômicos mais esperados para 2024, visível por toda a América do Norte.
LUA DE SANGUE DE 25 DE MARÇO 2024 POR QUE NINGUÉM ESTÁ FALANDO DESSE ECLIPSE?!
O que vai acontecer em 2024 planeta?
O próximo desfile de planetas acontece em 28 de agosto de 2024, quando seis planetas – Mercúrio, Marte, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno – se alinharão no céu. Aprenda sobre alinhamentos planetários e como observá-los com nossa infografia colorida.
E o nome é o que mais vem chamando a atenção de muita gente na internet. Apesar de ser chamado oficialmente de 12P/Pons-Brooks, ele ficou conhecido como 'Cometa do Diabo' por ter dois 'chifres' feitos de gelo e gás.
O que vai acontecer com a Terra no dia 2 de junho de 2024?
No dia 2 de junho, o cometa vai fazer sua aproximação máxima da Terra, ficando a 224 milhões de quilômetros do nosso planeta — a distância é cerca de 50% maior que aquela entre o Sol e a Terra.
Foi o único eclipse solar total no século XXI em que a totalidade é visível no conjunto de três nações: México, Estados Unidos e Canadá. Foi o eclipse número 30 na série Saros 139 e terá magnitude 1,0565. O eclipse solar visto da cidade de Indianápolis, nos Estados Unidos.
Lua de Sangue é a denominação dada para Lua Cheia quando ocorre um Eclipse Lunar Total. O apelido foi criado por causa da coloração avermelhada que a Lua exibe ao ser ocultada pela sombra da Terra. Entenda aqui o que é Superlua, Lua de Sangue e Lua Azul e seus significados astrológicos.
Após o eclipse anular de outubro deste ano, os dois próximos serão parciais. Eles ocorrerão nos dias 29 de março e 21 de setembro de 2025. No primeiro caso, será visível na Europa, Ásia, África, Américas do Norte e Sul e Oceanos Atlântico e Ártico.
Eclipse solar de abril de 2024: quando será e onde vê-lo? O eclipse solar total se dará em 8 de abril. A umbra (o centro escuro da sombra do eclipse) atravessará a América do Norte, passando por México, Estados Unidos e Canadá, de acordo com a agência espacial dos Estados Unidos.
Nesta terça-feira, 8 de novembro, será possível assistir da Terra o último eclipse lunar total antes de 2025. Conhecido como "Lua de Sangue" por causa do tom avermelhado que a Lua cheia assume, será o útlimo fenômeno deste tipo antes de 13 ou 14 de março de 2025, segundo projeção do Science Alert.
Os eclipses totais subsequentes da tétrade são os de 8 de outubro de 2014, 4 de abril de 2015 e 28 de setembro de 2015. Essa sequência de eclipses totais foi, por vezes, apelidada de "sequência de luas vermelhas", e ainda "Luas de Sangue". Bem como os eclipses totais são geralmente chamados de "luas vermelhas".
Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”. Em Apocalipse 6:12, esse acontecimento é mencionado novamente ao retratar o fim do mundo.
A boa notícia é que essa conta ainda reserva um tempo considerável: o colapso só se iniciará em 1,5 bilhão de anos e vai demorar cerca de 7,5 bilhões de anos para a “morte” do Astro-Rei.
Aumenta consideravelmente o nível de inundações catastróficas no interior. Na região litorânea, também haverá inundações mais frequentes e a erosão aumentará devido às tempestades e à subida do nível do mar; as geleiras diminuirão nas áreas montanhosas assim como as camadas de neve em altas latitudes.
Em 2024, o dia 21 de abril cairá em um domingo. Nesta data é comemorado o dia de Tiradentes. A data faz referência à morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido na história nacional como Tiradentes, Patrono Cívico da Nação Brasileira.
A Lua azul de 2023 foi uma superlua. A Lua azul aconteceu uma vez no ano de 2023, depois de dois anos de sua última ocorrência, em 2021. O fenômeno de 2023 pode ser considerado ainda mais raro do que a Lua azul habitual, porque tivemos, simultaneamente, a superlua.
Esta Lua Cheia de abril ainda recebe outros nomes, em sua maioria relacionados com o início da primavera no hemisfério Norte. Alguns a chamam de Lua da Grama, em referência à volta do verde após o inverno. Ela também pode receber o nome de Lua do Peixe, pois está é a época que os peixes sobem o rio para desovar.
“Em 2024, a Nasa quebrará barreiras e limites, tornando o impossível possível”, afirma a produção. Explorações à Lua estão entre os principais alvos da agência espacial.
Acabar, o mundo vai mesmo, seja por uma catástrofe cósmica daqui a 7 bilhões de anos, seja por má conservação dos atuais locatários dessa bola azul – nós. Veja as possibilidades mais prováveis – e as mais exdrúxulas. Desde que o mundo é mundo, vira e mexe ele acaba.
O planeta Terra pode entrar em uma pequena Era Glacial a partir de 2030, segundo cientistas do Reino Unido. Atualmente, os astrônomos conseguem prever os ciclos do Sol com uma precisão muito maior do que era possível algumas décadas atrás.