"Vai" é flexão do verbo ir na 3ª pessoa do singular: ele vai. "Vão" é flexão do verbo ir na 3ª pessoa do plural: eles vão. Explicação: Há três pessoas gramaticais: primeira pessoa (eu); segunda pessoa (tu); terceira pessoa (ele).
É o caso da frase acima, na qual a locução verbal “vão ter” é empregada no sentido de “vai haver”, impessoal, isto é, sem sujeito e, se não há sujeito, ambos os verbos que a constituem devem ficar no singular: vai ter.
Mas atenção: quando os verbos impessoais são empregados junto com outro verbo (o auxiliar), esse também fica no singular. É o caso da frase em questão, na qual ocorre a locução verbal “vão ter”, que deve ser corrigida para “vai ter”.
As palavras "vão" e "irão" são conjugações do verbo "ir" em sua terceira pessoa do plural. Enquanto "irão" diz respeito a sua conjugação no futuro (eles irão), "vão" é a conjugação do verbo no presente do indicativo (eles vão). Logo, o correto é "Vocês irão ver", pois remete à ideia de algo que ainda não aconteceu.
A forma vão-sepode ser [masculino singular de vão] , [terceira pessoa plural do imperativo de ir] , [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de ir] ou [terceira pessoa plural do presente do indicativo de ir] .
"Vai" é flexão do verbo ir na 3ª pessoa do singular: ele vai. "Vão" é flexão do verbo ir na 3ª pessoa do plural: eles vão. Explicação: Há três pessoas gramaticais: primeira pessoa (eu); segunda pessoa (tu); terceira pessoa (ele).
Vou dificultar um pouquinho: o certo é: vai fazer OU vão fazer dois meses que ele viajou? O correto é, VAI FAZER, pois como o verbo FAZER pertence a uma locução verbal (VAI + FAZER) e é o verbo principal da locução, ele transmite sua impessoalidade ao verbo auxiliar que deve ficar no singular.
A forma vãopode ser [terceira pessoa plural do imperativo de ir] , [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de ir] , [terceira pessoa plural do presente do indicativo de ir] , [adjectivo ] ou [nome masculino] .
Como sabemos, milhões de brasileiros, majoritariamente os de baixa escolaridade, dizem "vou ir", "vai ir" e "vamos ir" como forma de expressar uma ação futura que, na sua vertente culta, é realizada pelo futuro simples do verbo "ir": irei, irá, iremos e irão.
Vão é o termo utilizado em engenharia e arquitetura para designar a distância entre dois apoios consecutivos de uma estrutura, como uma ponte, um tabuleiro, uma viga, um cabo elétrico, etc. Designa também a abertura ou intervalo numa parede para a colocação de janela ou porta.