Recentemente “caí” em um daqueles vídeos do Youtube cheio de dicas para freelancers e fiquei surpreso com a quantidade de informações superficiais que as pessoas colocam por lá – e mais surpreso ainda com a quantidade de pessoas que acreditam nelas!
Como forma de manifesto, hoje resolvi expor um “segredo” que guardei comigo há bastante tempo: como fiz para dobrar meu faturamento mensal e, ao mesmo tempo, diminuir pela metade minha carga de trabalho.
Sem enrolação, o segredo é o seguinte: dobre o valor dos seus serviços.
Vamos supor que você cobra R$ 100/Hora para um serviço de consultoria de Marketing.
Hoje você tem 10 clientes que te pagam este valor e, ao todo, consomem aproximadamente 20 horas da sua semana (supondo que uma hora é a consultoria em si e a outra é dedicada à organização das demandas).
Ou seja, seu faturamento por semana é de R$ 1.000.
Se você dobrar o seu valor para R$ 200/Hora e metade dos seus clientes resolveram cancelar com você (o que é bastante improvável se você até então tiver feito um trabalho bom e diferenciado) você vai…
Continuar faturando R$ 1.000 por semana, porém trabalhando a metade do tempo para atender cinco clientes, ao invés de 10.
Sim, é simples assim.
Antes de você se desesperar e ir me xingar nos comentários, vamos às observações:
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- Só recomendo colocar isso em prática para pessoas ou empresas que já estão no limite da carga de trabalho por causa da alta demanda. Se você está começando agora, o seu foco deve ser conseguir o máximo de clientes para estabelecer o seu nome no mercado, mesmo que para isso você precise cobrar menos;
- Apesar de eu já ter presenciado algumas pequenas empresas colocando em prática este segredo, é inegável que ela é muito mais aplicável para freelancers e/ou profissionais autônomos. Empresas são naturalmente burocráticas e menos flexíveis em relação aos valores cobrados;
- Isso tudo só vai funcionar no seu caso se você for um bom profissional. Se você é medíocre, nem pense em dobrar o seu valor pois provavelmente nenhum cliente vai ver sentido nisso;
- Este segredo funcionou comigo e com vários pessoas/empresas que conheço, mas definitivamente não funcionará com todo mundo. Por isso, use as informações apresentadas por sua conta e risco.
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